A edição contou com uma homenagem inédita ao saudoso Márcio Erlich e consagrou mais de 680 trabalhos
O Prêmio Colunistas Edição 2024, um dos mais tradicionais reconhecimentos da publicidade brasileira, elegeu ontem (12), em votação online, os vencedores da etapa regional do Norte e do Nordeste. A premiação destacou agências e profissionais que se sobressaíram com campanhas, jingles, designs e roteiros criativos que impactaram o mercado.
Além disso, pela primeira vez, o Prêmio incorporou uma moção de saudade a Marcio Erlich, um dos jornalistas mais respeitados especializado em publicidade do Brasil e que faleceu no dia 24 de fevereiro. A homenagem ressalta sua inestimável contribuição não só ao mercado, mas como ao Prêmio.
Confira também: Relembre a trajetória de Márcio Ehrlich, editor da Janela Publicitária.
Os vencedores dessa etapa regional da premiação por todo o Brasil vão competir na etapa nacional que será composta por 14 categorias, concorrendo com outros trabalhos de 47 agências que conquistaram Ouro em suas regionais. Delas, 24 ganharam o prêmio na versão nacional e 8 campanhas conquistaram o Grand Prix.
Destaques da Premiação
Agência de comunicação do Ano: Agência Avesso Propaganda (PE)
A agência pernambucana celebrou recentemente a conquista de premiações no Festival Cria PE 2024, onde em sua primeira participação no festival a agência se tornou a mais premiada, com balanço de 20 troféus, o maior número e volume entre todas as agências concorrentes da premiação. Foram 2 Grand Prix, 3 Capivaras de Ouro, 8 Capivaras de Prata e 7 Capivaras de Bronze.
Publicitário(a) do ano: Rodne Torres, Agência Acesso Estratégia Criativa (CE)
Sócio Diretor de Criação e Planejamento Estratégico na Acesso Estratégia Criativa, agência com sede em Fortaleza. Com mais de 20 anos de experiência, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista e pós-graduado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará.
Ao longo de sua carreira, Rodne acumulou diversos prêmios nacionais e internacionais nas áreas de publicidade, design e marketing, incluindo reconhecimentos no Cannes Lions Act Responsible, Lusófonos, Clube de Criação, Brasil Design Award, ABRE, Profissionais do Ano (Globo) e Melhor Comercial do Brasil (SBT). Recentemente, em novembro de 2024, sua agência foi destaque ao vencer o 46º Prêmio Profissionais do Ano da Globo com a campanha “Bora ver se tu adivinha” para a Cajuína São Geraldo.
“Ser eleito Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas é uma honra que reflete não apenas a minha dedicação, mas o trabalho incansável de uma equipe multidisciplinar comprometida em gerar valor para as marcas e resultados para os negócios que atendemos. Isso só é possível porque temos clientes que acreditam no poder das estratégias criativas e nos desafiam a ir além todos os dias”, explica Rodne Torres, Sócio Diretor de Criação e Planejamento Estratégico da Acesso Estratégia Criativa.
Profissional de Propaganda do ano: Michele Estevez, Agência Propeg (BA)
Michele Estevez é a Diretora Geral da unidade da Propeg em Salvador, Bahia. Formada em Publicidade e com mestrado em Marketing, ela possui mais de 12 anos de experiência no setor publicitário. Em sua trajetória na Propeg, Michele atuou como Diretora de Atendimento, liderando campanhas para clientes como ADRA Brasil, Lolita Pub e Groove Bar.
Anunciante do Ano: Unimed Maceió (AL)
A Unimed Maceió, presidida por Dr. Daniel de Macedo Veras, já foi reconhecida em diversas premiações, recentemente a instituição conquistou o terceiro lugar na categoria Desenvolvimento Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Alagoas (ABRH-AL). A companhia também conquistou o segundo lugar no Prêmio de Comunicação e Marketing da Unimed Brasil, na categoria de Comunicação Interna, pelo projeto de revitalização de intranet da companhia, a UniNews.
Ceará em Destaque:
Também na premiação três agências cearenses se destacaram esse ano, são elas: Acesso Estratégia Criativa, Bando Propaganda e EBMQUINTTO. As três garantiram ouro nas categorias as quais concorreram com seus trabalhos, confira a lista a abaixo:
Acesso Estratégia Criativa:
Ouro na categoria Design Ambiental: com a campanha “São João do Seu Jeitão”, para Cajuína São Geraldo.
A campanha “São João do Seu Jeitão” também recebeu reconhecimento no cenário nacional, conquistando o bronze no Prêmio Brasileiro de Design 2024 nas categorias de Material Promocional para Ponto de Venda e Design Promocional.
Ouro na categoria de Case de Design: com a campanha “Cada Criança é um Mundo”, para Rhema Neuroeducação.
A Rhema necessitava se posicionar de forma mais clara, e ressaltar sua autoridade. A da Acesso foi fazer um rebranding completo da marca. Criando o conceito: Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas; na campanha a agência acrescentou um decodificador para deixar claro o core da empresa: Rhema Neuroeducação; e criamos um novo branding, da logomarca ao tom de voz.
Ouro na categoria de Peça de Mídia Digital: com a campanha “Bora Ver Se Tu Adivinha”, para Cajuína São Geraldo
A São Geraldo busca expandir para restaurantes, shoppings e estádios, mas enfrenta a preferência desses locais por refrigerantes em lata. A solução foi lançar a lata do refrigerante. Para promover, a marca realizou um “teste cego” na Praça do Ferreira, Fortaleza, com o influenciador cearense Wecton Rivas. Participantes vendados adivinharam objetos até receberem a lata de São Geraldo, gerando reações divertidas, capturadas para divulgação digital.
“Além de destacar a importância do reconhecimento do talento criativo, eu gostaria de pontuar o fato da Cajuína São Geraldo ser uma marca que há poucos anos atrás estava fora da mídia. Deu grandes passos internos e, ao mesmo tempo passou a investir em estratégias de comunicação e disso temos visto o reflexo com seu crescimento de mercado dentro e fora do Ceará. É um exemplo a ser seguido por tantas outras marcas de qualidade do nosso estado. Investir em comunicação de qualidade, pautada em estratégias assertivas, traz resultados consistentes.” comenta Ana Celina, Sócia e Diretora da Acesso Estratégia Criativa.
Ouro na categoria de Filme: com a campanha “Caju Invertido”, para Cajuína São Geraldo
A marca L’Occitane viralizou por um motivo inusitado: um caju invertido. A marca divulgava seus produtos à base de caju, mas errou ao mostrar o fruto grudado no galho pela castanha. A Cajuína São Geraldo, que entende de caju como ninguém, foi lá e mostrou o jeito certo. O filme inicia com o refrigerante de cabeça para baixo, com close no caju do rótulo de forma invertida. No decorrer do comercial, a garrafa desvira e o caju fica do jeito certinho. A campanha também foi premiada com o Prêmio do PPA da Globo da categoria Filmes.
Confira mais sobre essas campanhas aqui: Agências cearenses são destaques na indicação do Prêmio Profissionais do Ano
Bando Propaganda:
Ouro na categoria de Design de Embalagem: com a campanha “NO SÃO JOÃO A GENTE VESTE O NORDESTE”, para São Geraldo
A campanha “No São João a Gente Veste o Nordeste” destacou-se por sua capacidade de conectar a marca São Geraldo às tradições culturais da região Nordeste, celebrando a identidade nordestina e fortalecendo o vínculo emocional com seus consumidores durante uma das épocas mais festivas do ano.
EBMQUINTTO:
Grande Prêmio de Peça de Mídia Digital: para a campanha “Sindicato dos Aedes aegypti”, para Governo do Ceará e Ouro na categoria de Branded Content,
A campanha se utilizou do humor para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes aegypti de forma criativa. O conteúdo apresenta um sindicato de mosquitos reclamando das ações do governo do Ceará, enquanto tramam seus planos de proliferação. Porém, o governo está em alerta, combatendo ativamente a ameaça. A campanha possui um tom lúdico e divertido, reforçando a importância da prevenção.
Ouro na categoria de Peça de Mídia Digital: com a campanha “É mais sucesso”, para Banco do Nordeste
O São João do Nordeste é um dos maiores do Brasil e movimenta toda a economia da região, sendo uma forte oportunidade para os pequenos empreendedores e, também, para o Banco do Nordeste se posicionar como parceiro. Na campanha, através da utilização de uma música clássica das festas e a presença de uma artista global, a campanha gerou identificação de forma contagiante e animada, reforçando o papel do banco e as vantagens dos programas.
Ouro na categoria de Peça de Mídia Exterior: com a campanha “Homens no trânsito”, para AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO
O foco da campanha era sensibilizar o público sobre o fato de que homens representam 82% das mortes no trânsito, surpreendendo pela verdadeira causa desse risco elevado. A campanha usa imagens de homens em profissões de alto risco, criando a expectativa de que o perigo vem do trabalho. Porém, revela que o maior risco é o ato de dirigir. Essa quebra de expectativa provoca reflexão, destacando que a verdadeira coragem é dirigir com responsabilidade e segurança.
Confira as imagens:



Confira a lista de todas as agências selecionados na etapa norte e nordeste da premiação:
Avesso Propaganda – PE
Campanha: “AS BRABAS” para a Pixbet.
Propeg – PE
Campanha: “Demissão” para o Grupo Gay da Bahia.
Agência Um -PE
Campanha: “Não se Fecha” para Uninassau.
TKS Group – MA
Campanha de Áudio: “Caruaru e a Feira” para o Mix Mateus
AMP Maceió -AL
Campanha: “AGENTE NÃO NASCE SABENDO” para Unimed Maceió
Agência Lean -PE
Campanha: “Revele os Racistas” para Instituto Vini.Jr
Agência Gente – BA
Campanha: “Brilha e Conquista” para a Prefeitura de Vitória da Conquista
Agência Sou -MA
Campanha: “Van Gogh” para a Lightland
Agência EXCOM – RN
Campanha: “PEDIU PRA PARAR PAROU – CARNAVAL 2024” para a Prefeitura de Natal
Black Ninja – PE
Campanha: “São João Caruaru 2024” para Vitarella
Agência Gamma – PA
Campanha: “Semana nacional de Trânsito” para o DETRAN-PA