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Prêmio iBest 2022 anuncia as 10 Brand Personas mais conhecidas do Brasil

Por Redação

05/07/2022 18h33

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Conheça as histórias por trás das personas mais ‘queridas’ do país

 

No Brasil, diferentes empresas desenvolvem a personificação dos valores da sua marca por meio da criação de uma persona. Para apoiar o entendimento de quais são as melhores e mais relevantes, o iBest anuncia as Top10 Brand Personas, sobre as quais os brasileiros irão votar para eleger os campeões do país em 2022.

 

O prêmio iBest se consolida como uma relevante premiação que contempla 87 categorias. A seleção dos vencedores é feita com o apoio de um algoritmo do iBest que procura, quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa. Na edição de 2022, o prêmio tem a expectativa de receber mais de vinte milhões de votos únicos e os vencedores serão anunciados em novembro. 

 

“Ancoramos a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento e alcance, e antes do início da votação é impossível antever os resultados, pela enorme competição”, destaca Marcos Wettreich, CEO do iBest.

 

Para entender a história das personas escolhidas para a competição, confira abaixo a lista da Top10 Brand Personas:

 

1.Baianinho da Casas Bahia

Criado em 1960, o personagem passou, ao longo do tempo, por algumas modificações nas roupas, cabelo e traços do rosto. Em outubro de 2020, o Baianinho da Casas Bahia anunciou uma nova versão por meio das redes sociais, sendo agora chamado de CB. No seu lançamento, CB fez uma viagem pelo Brasil e compartilhou uma forte mensagem sobre a sustentabilidade. Com uma estética mais jovem, o CB transmite uma mensagem mais leve e animada e personifica um novo momento da Casas Bahia.

 

Confira o anúncio do CB no canal oficial da Casas Bahia no Youtube:

 

2. Dai da Dailus

Para construir um contato mais próximo e rápido com seu público, a Dailus conta com sua assistente virtual, a Dai. A criação da persona teve uma influência direta do público da marca, os quais tiveram a oportunidade de escolher a estética da assistente por meio das redes sociais. Além da aparência, a marca compartilhou o perfil da persona e apresentou uma jovem de 22 anos, nail artist e produtora de conteúdo. Dai sonha em ser influencer e é uma tagarela profissional, louca por astrologia e especialista em compras on-line.

 

Confira o anúncio da Dai no perfil da Dailus no Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dailus (@dailus)

 

3. Dollynho da Dolly

Com o objetivo de se destacar no mercado, Laerte Codonho, fundador da Dolly, teve a ideia de criar um mascote para a marca, daí surge o mascote Dollynho que tornou o refrigerante nacionalmente conhecido. Dollynho continua representando a marca em todas as propagandas sendo um aliado fiel do refrigerante.

 

Confira o vídeo do Dollynho com Laerte Codonho:

 

4. Lu da Magalu

‘Nascida’ em 2003, a persona da Magalu, chamada Tia Luiza, surgiu com o propósito de humanizar a experiência no e-commerce. Em 2009, a personagem ganhou um novo nome e passou a se chamar ‘Lu’, assumindo as redes sociais da marca. Atualmente, Lu tornou-se uma influenciadora digital, sendo contratada até para divulgar outras marcas.

 

5. Lek trek da Sadia

Com 50 anos de existência, o mascote da Sadia surgiu em 1971. Ainda sem nome, o frango veloz conquistou o coração dos brasileiros. Com nome escolhido pelo público, surge nos anos 80 o famoso Lek Trek. Passando por diversas atualizações nos seus aspectos físicos, o personagem da Sadia continua sendo aclamado e recebeu no seu aniversário, em outubro de 2021, uma série de homenagens da Sadia com ativações em todas as redes sociais. No Youtube, o vídeo em homenagem ao aniversariante possui mais de 33 milhões de visualizações.

 

6. Nat da Natura

Criada em 2016, a Nat teve sua identidade visual decidida por um time multidisciplinar que imprimiu na assistente virtual uma imagem inclusiva e acolhedora, a qual comunica os valores da marca. Em 2021, Nat ganhou novas funções e passou a ser responsável pelo monitoramento e antecipação de eventuais problemas com pedidos, tornando-se uma guardiã dos clientes.

 

7. Pinguim do Ponto

O Pinguim, persona da marca Ponto, garantiu para a empresa o faturamento de 20 milhões de reais. Presente nas redes sociais da marca, o Pinguim, com sua atuação cômica, cativa no Instagram mais de 1 milhão de seguidores. No Twitter, o Pinguim já possui mais de 300 mil seguidores. Com a publicação de memes, o personagem do Ponto produz um conteúdo leve que utiliza uma boa dose de entretenimento.

 

8. Sam da Samsung

A especialista digital da Samsung, Sam, foi apresentada ao público em 2021 e surgiu com o propósito de orientar os clientes da marca para um cenário muito mais conectado. Em maio, Sam apareceu no canal da Samsung Brasil no Youtube e a personagem será o destaque principal da primeira campanha de marketing regional da marca na América Latina, apresentando a conectividade Galaxy S22 5G.

 

9. Tortuguita da Arcor

Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, a Tortuguita é a personificação de um chocolate que faz parte da história dos brasileiros. Lançada em 1995, a Tortuguita faz parte da Arcor, multinacional argentina presente no Brasil há 35 anos, que, atualmente, ativou o mascote do chocolate e compartilha diariamente conteúdos  nas redes sociais. 

10. Zé Gotinha

Criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa, o Zé Gotinha é um personagem brasileiro que possui um papel importante para a população. Lançado na campanha de vacinação contra a Poliomielite, Zé surgiu com o objetivo de atrair os olhares das crianças e amenizar o medo de vacina. Cumprindo o seu papel até os dias de hoje, Zé Gotinha apareceu com toda sua família na campanha de vacinação contra a COVID-19. 

 

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