O Prêmio iBest se consolida como um dos maiores prêmios do Brasil, seja pela abrangência de suas 87 categorias, seja pelo volume de votação popular. A seleção dos melhores do Brasil é feita com o apoio de um algoritmo do iBest que procura, quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa, em todas as principais redes sociais, em sites e apps, e com o apoio de uma votação prévia.
Na edição de 2022 o iBest também aponta as principais revelações digitais em áreas como Música, Beleza e Humor; os melhores em 15 estados do Brasil e as principais iniciativas ESG, como boas práticas ambientais, sociais e de diversidade, entre outros assuntos de importância para o consumidor brasileiro. São esperados mais de vinte milhões de votos únicos durante o ano de 2022. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio tem a função de um certificador, destacando as empresas e influenciadores que se sobressaem como os melhores entre os maiores do Brasil.
“Ancoramos a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento e alcance, e antes do início da votação é impossível antever os resultados, pela enorme competição. Para os vencedores, o iBest antecipa o crescimento de seu market-share, ao revelar com que iniciativa o consumidor tem maior afinidade”, aponta Wettreich.
Marketplaces, Inovações em E-commerce e Experiência de Compra do Brasil
O crescimento do ecommerce durante a pandemia reforçou ainda mais a tendência dos marketplaces – o comércio digital onde vários fornecedores disponibilizam seus produtos para os consumidores de um específico varejista. Ou seja, são lojas online onde se pode encontrar de tudo, sabendo que as ofertas vêm de até milhares de fabricantes e outros varejistas que se juntam em um só lugar, facilitando a venda. Para se destacarem e crescerem em um mercado tão competitivo, os marketplaces e quaisquer empresas do segmento de e-commerce têm a missão contínua de ofertar o melhor serviço e satisfação, a partir de inovação tecnologia e contínua gestão para a qualidade dos serviços.
Para apoiar o entendimento de quais são as melhores e mais relevantes iniciativas nacionais, o iBest anuncia os Top10 sobre os quais os brasileiros irão votar para eleger os campeões do país em 2022.
Fintechs e Superapps do Brasil
Transferir recursos, fazer pagamentos, pedir comida, jogar, fazer investimentos… existem apps para tudo. E se antes era necessário ter diversos cartões de crédito e débito na carteira, com os superapps hoje se pode ter multi-serviços e os meios de pagamento em um só app, facilitando o uso destes e evoluindo o processo de compra. Ao proporem transformar em poucos anos o antigo sistema financeiro (centralizado e por vezes burocrático) com o uso da tecnologia, as fintechs encontraram um espaço enorme para oferecer serviços aos brasileiros, que as adotou com força e velocidade.
Dicas de negócios, orientações profissionais e até toques de autoajuda. Não é fácil chamar a atenção e crescer a base de seguidores em uma rede social de perfil profissional, como o LinkedIn. O reconhecimento, também mensurado pelo volume de seguidores, é uma validação importante para os influenciadores de negócios.
E, entre os mais relevantes, como saber quem mais influencia profissionalmente no Brasil?
Bancos e Corretoras Digitais do Brasil
Para se livrar das taxas, da burocracia e para ter um serviço na ponta dos dedos, sem precisar ir para agências ou sem a necessidade de usar e pagar por serviços convencionais de corretoras, os consumidores têm aderido cada vez mais aos novos bancos e corretoras digitais. As instituições financeiras tradicionais tem por sua vez o desafio de manter seus clientes, e apostam na tecnologia, tornando a escolha pela melhor alternativa um desafio para o consumidor.
Creators e Personalidades no Brasil
Em 2022 diversas personalidades e creators fizeram a diferença na vida dos brasileiros através das redes sociais. Sejam youtubers, tiktokers, artistas ou atletas, eles se consolidaram como fenômenos nas redes sociais ou com sua própria personalidade, ou criando conteúdos para terceiros. Em todos os casos, os creatores e personalidades ampliaram seu valor para um mercado gigante de conteúdo e publicidade, além de criarem uma, cada vez maior, aproximação e conexão direta para e com seu público.
Meio Ambiente e Ações Sociais do Brasil
Com o crescimento do desequilíbrio ambiental e social, é cada vez mais importante dar luz e apoiar causas para resolver os problemas que nos cercam, sejam eles sociais ou climáticos. As redes sociais e o posicionamento de influenciadores dedicados mudaram drasticamente a dinâmica da população interessada nas mesmas, permitindo um fluxo muito maior de informação e engajamento de todos. São muitas as iniciativas, com tantos formatos e objetivos diferentes, que cada dia mais tem oportunidade de se mostrarem e conquistarem o apoio de toda comunidade.
Podcast no Brasil
Os podcasts continuam a crescer em popularidade e cada vez mais fazem parte da vida dos brasileiros, especialmente pela facilidade de acesso e consumo e, também, pela diversidade e qualidade do conteúdo disponível. Virou lugar comum a criação de novos podcasts por personalidades e especialistas em vários segmentos, como em entrevistas ou análises em moda, notícias, esporte, música e entretenimento. Esses conteúdos agora passaram a ser consumidos em larga escala também em vídeo, tanto ao vivo quanto nos canais de corte, facilitando ainda mais o consumo desta informação.