Marketing

Primeiro restaurante do Brasil inspirado no programa MasterChef será inaugurado em 2026 

Por Redação

24/11/2025 17h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Restaurante “MasterChef – The TV Experience” chega à cidade de Sorocaba por meio da parceria entre Endemol Shine Brasil e agência Mení, em colaboração com o Grupo ZT Gastronomia 

A Endemol Shine Brasil, parte da Banijay Américas, em parceria com a Agência Mení e o Grupo ZT Gastronomia, prepara a chegada ao país do primeiro restaurante inspirado no universo do MasterChef. O espaço, chamado MasterChef – The TV Experience, abre em formato de soft opening no início de dezembro e tem inauguração oficial prevista para janeiro de 2026, em Sorocaba. O cardápio e os processos da cozinha contam com a consultoria de Diego Sacilotto, vencedor da quarta temporada do MasterChef Profissionais.

Desde 2014 no ar, o MasterChef Brasil consolidou seu lugar na televisão ao expandir a conversa sobre gastronomia e formar uma comunidade de fãs que acompanha o programa dentro e fora das telas. Versões como MasterChef Profissionais, Júnior e Confeitaria, além de iniciativas digitais como o QG MasterChef e o MasterChef Creators, fortaleceram o alcance da marca e abriram caminho para novas formas de interação com o público. A criação do restaurante surge como uma extensão desse movimento.

“Proporcionar um espaço onde nosso público possa realmente mergulhar no universo do MasterChef Brasil é incrivelmente gratificante. A gastronomia sempre foi o coração do programa, e agora os fãs não só poderão degustar pratos icônicos do reality show, como também desfrutar de um ambiente pensado especialmente para quem ama o programa.”, comenta Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil. 

O restaurante ocupa um endereço no Jardim Paulistano, em Sorocaba, e tem projeto assinado pelo arquiteto Herbert Holdefer, da 134. Elementos conhecidos do cenário do programa, como o mercado, o mezanino, a bancada central, o relógio MasterChef e o logotipo, compõem a ambientação. As duas cozinhas, que juntas ultrapassam 250 metros quadrados, serão palco de ações gastronômicas que aproximam o visitante da dinâmica do reality.

O MasterChef – The TV Experience é uma extensão natural do que o programa representa: excelência, criatividade e paixão pela gastronomia. Esse espaço foi concebido para traduzir, em cada detalhe, a força do formato que conquistou o mundo. Da curadoria dos pratos à ambientação, tudo foi pensado para oferecer uma experiência imersiva e sofisticada, à altura do que o MasterChef simboliza para o público e para o mercado”, afirma Nani

O restaurante também terá telas exibindo imagens das cozinhas, cenas marcantes de temporadas anteriores e pratos que fazem parte da memória do reality, como o Beef Uélito de Raul Lemos e A Goiaba criada por Pablo Oazen. O cardápio inclui ainda a Caixa Misteriosa, elemento tradicional das provas, além de pratos das edições atuais do MasterChef Brasil, sempre disponibilizados um dia após sua exibição.

“Queremos proporcionar uma experiência única e acessível a todos os públicos, unindo sabor e entretenimento. Sorocaba é o primeiro passo de um grande projeto que visa expandir pelo Brasil o Restaurante, e outros formatos gastronômicos sob a bandeira MasterChef”, completa Caio Romano, CEO da agência Mení.