Em ação global, a marca de ketchup mais amada do mundo demonstra que, caso os seres humanos passem a morar no Planeta Vermelho um dia, primeiro, teremos tomate. Agência África assina a campanha.
A Heinz, dona do ketchup mais amado do mundo, resolveu colocar toda sua expertise à prova em um desafio interplanetário: cultivar os Tomates Heinz, principal ingrediente do seu ketchup, em solo com condições de Marte. Como resultado da ação, a marca está lançando uma campanha global em que promove o Heinz Tomato Ketchup: Marz Edition, um ketchup feito com esses tomates “marcianos”. Uma edição limitada da garrafa do produto, inclusive, foi lançada ao espaço pela marca.
O projeto, baseado na ideia de produzir Tomates Heinz em condições severas, reuniu mais de 150 anos de experiência acumulados pelos Mestres Tomateiros da Heinz em uma pesquisa inédita com cientistas do Instituto Espacial Aldrin.
A ação foi idealizada pela agência Africa e levou 3 anos desde a concepção da ideia até a colheita dos tomates marcianos e o lançamento da edição especial. Também foram desenvolvidas peças de divulgação e ativações, para promover a ação, os bastidores e resultados desta experiência. Nos filmes da campanha, o público poderá conferir também o lançamento da garrafa do Ketchup Heinz: Marz Edition à estratosfera da Terra: o frasco chegou a alcançar 37 mil metros de altura, e temperaturas na casa de -70ºC.
“A Heinz coloca o tomate em primeiro lugar e essa pesquisa demonstra o quanto somos apaixonados por tomate e pelo nosso ketchup. A parceria entre a Heinz e o Instituto Espacial Aldrin rendeu muitos frutos. Além de contribuirmos com uma pesquisa real sobre o cultivo de alimentos em um solo que imita as condições encontradas em Marte, que resultou em um artigo científico submetido à revisão por pares, ressaltamos a importância do Tomate Heinz, protagonista do nosso tão amado ketchup”, explica Luana Sá, Gerente de Brand Building da Kraft Heinz.
A ação, que dá destaque ao Tomate Heinz, se soma às ativações da campanha Primeiro Tomate, que teve início no dia 04 de junho, com a criação do Dia do Tomate Heinz, um dia antes do já consagrado Dia do Ketchup. O intuito foi lançar a campanha já mostrando que o tomate vem primeiro, inclusive no calendário. No último mês, a marca também lançou ketchups com rótulos plantáveis na cidade de São Paulo, dando aos consumidores a oportunidade de plantar em casa um rótulo de ketchup com Heinz Seeds, as sementes dos tomates Heinz.
A marca também lançou uma edição especial do seu ketchup Heinz com a palavra “Tomato” grifada no rótulo, dando destaque ao tomate. Além dessas iniciativas, a campanha Primeiro Tomate englobou a collab de Heinz com a marca de roupas de streetwear Approve, lançada em junho, com peças vermelhas que remetem ao tomate e ao ketchup Heinz.
FICHA TÉCNICA
Título: Heinz on Marz
Agência: Africa
Anunciante: Heinz
Produto: Ketchup
CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Otávio Schiavon / Matias Menendez / Rodrigo Marangoni / Felipe Cury / Phillipe Degen
Direção de Criação: Marilu Rodrigues / Paulo Feijão Medeiros / Alexandre Giampaoli / Marcelo Bruzzesi / Henrique Martins / Douglas Reis
Criação: Fillipi Longuini / Vinicius Silverio
Criação campanha:
Pedro Espilotro / Luiza Lopes / Nelson Prado / Gustavo Frazão / Felipe Sauma
Atendimento: Carol Boccia / Heloisa Pupim / Mariana Ferreira / Barbara Sarquis / Carolina Santos / Paula Coelho / Leticia Fiaschi / Gabriel Naccarato / Elias Gait / Carolina Svícero / Vivianne Santos / Rafael Marques / Marcio Sguilaro / Mariana Gilioli / Ana Andrade
Planejamento: Aldo Pini / Renato Migrone / Luciana Mussato / Daniel Packness / Henrique Kuniyosi / Flávia Antoniolli / Lucas Gregório Nunes
Mídia: Aga Porada / Luciana Prado / Victor Berto / Mariana Falcão / Samuel Teles / Matheus Rocha / Amanda Santana
Estratégia digital: Carolina Patrocínio / Dayana Teixeira
RTV: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara
Projetos Especiais: Fernanda Segura / Juliana Leite / Fernando Alonso / Caio Rodrigues / Monique Lopes Lima / Julia Newman / Joseph Vartanian
Produtora: AliceFilmes
Direção: Felipe Mansur
Codireção: Daniel Cirati & Marina Vancini
Produtor: Wal Tamagno
Direção de Fotografia: Diego Robaldo
Assistente de Direção: Vinicius Mendes
Produção Executiva: Fernanda Laignier, Victor Alloza
Assistente Produção Executiva: Bruna Nogueira
Assistentes Criativos: Daniel Cirati, Marina Vancini, Henrique Barretto, Aline Picci, Emerson Freire
Equipe de Produção: Fabio Arisaka, Mayara Sandow, Gabriel Eustáquio, João Pedro Paim, Mariana Imperio
Produção de Figurino: Marina Vieira
Maquiagem: Daniele Teixeira
Coordenação de Pós: Caroline Rye
Montador: Daniel Cirati, Felipe Mansur
Pós-Produção: Voodoo House
Color Grading: Osmar Junior
Produtora de Som: Antfood Music & Sound Design
Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes
Produtor Executivo: Renato Castro e Christiane Rachel
Coordenação: Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins
Aprovação Cliente: Isabella Rizzo / Cristina Kenz / Thiago Rapp / André Fernandes / Lucila Ardalla
Aprovação Cliente / Adaptação Regional: Cecília Alexandre / Luana Sá / Israel Morais
Sobre a Heinz
Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado –, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate. Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a Kraft Heinz se dedica a produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, oferecendo sabor e nutrição à todas as ocasiões.
Sobre o Florida Institute of Technology
A Florida Tech foi fundada em 1958 no início da Corrida Espacial, que iria definir a costa atlântica da Flórida e cativaria a nação. Agora, a principal universidade tecnológica privada do Sudeste, a Florida Tech é uma Tier 1 Best National University in U.S. News & World Report e uma das nove escolas da Flórida elogiadas pelo Fiske Guide to Colleges. A Florida Tech está classificada entre os 5% das 20.000 melhores instituições do mundo no ranking das Universidades Mundiais de 2020-21 e foi nomeada pela Forbes como Top College e Best Value University para 2019. A Florida Tech oferece licenciaturas, mestrados e doutorados em aeronáutica e aviação, engenharia, informática e cibersegurança, negócios, ciência e matemática, psicologia, educação e comunicação. Saiba mais sobre a nossa incansável busca pela grandeza em floridatech.edu.