Terceira e última parte do especial em comemoração ao Dia do Estagiário conta a história de quem ainda está começando a trilhar seu caminho profissional e pretende chegar longe
No curso natural da vida, existem vários caminhos que podemos trilhar. Estes caminhos nos levam a diversos cruzamentos, bifurcações, pontes, becos sem saída e, até mesmo, retornos. A vida é assim, cheia de escolhas. Entretanto, as transformações só começam, de fato, após darmos os primeiros passos. Afinal, do que adianta escolher um caminho se não for para andar sobre ele e chegar onde se pretende?
Dito isso, é comum que os profissionais mais experientes do mercado pensem que os estagiários ainda estejam dando os seus primeiros passos profissionais. Mas estão enganados. Os primeiros passos já foram dados, no momento em que estes indivíduos escolheram o que se tornar para serem lembrados. O estágio como o próprio nome diz é um “estágio”, parecido com uma ponte que liga a academia ao mercado, onde por debaixo corre um rio de aprendizados e sonhos.
Quem está cruzando essa ponte é Hemerson Filho. O jovem de 22 anos escolheu ser nutricionista após começar os treinos de musculação na adolescência e decidir se alimentar melhor. Atualmente, ele divide seu tempo entre a Unifanor, onde se gradua em Nutrição, e o Cordel Hub, onde estagia por seis horas na Coimbra Academy.
Desde janeiro de 2023, Hemerson realiza atividades de pesquisa e suporte para o instituto de ensino. O jovem estagiário alimenta a plataforma por onde os cursos EAD são realizados e auxilia alunos que têm eventuais dúvidas relacionadas ao funcionamento do site. Neste período de quase um ano e meio, ele afirma que aprendeu muito, principalmente a se relacionar com as pessoas, ampliar sua visão sobre a nutrição e a ganhar mais confiança.
“Uma das coisas mais marcantes que eu já fiz foi uma apresentação numa reunião científica que a gente teve na Coimbra. Era uma espécie de aula que eu tive que apresentar pra equipe e pro Daniel, nosso CEO. Era algo que eu tinha muita dificuldade, mas mesmo assim, eu me propus a fazer. E isso me ajudou a ter essa confiança pra conseguir criar novas aulas e apresentar novas ideias pro pessoal”, relata.
Caminhando para a reta final do seu estágio e da sua graduação, Hemerson tem o desejo de ser efetivado em seu atual local de trabalho. Seus planos também incluem atuar como nutricionista clínico e aprender mais sobre o universo das redes sociais, onde pretende trabalhar sua imagem profissional para se tornar um nutricionista renomado. Além disso, Hemerson quer dar segmento aos seus estudos na área de Nutrição, com uma pós-graduação em Nutrição Clínica, Esportiva e de Exames.
Em um trajeto semelhante ao de Hemerson, está Marcelo Mayke. O jovem estagiário de 23 anos atua no setor de comunicação da M. Dias Branco, criando artes para eventos e ações interna, como também auxiliando na captação e edição de vídeos e imagens quando necessário. Mas sua trajetória na empresa começou um pouco antes.
Eu comecei como aprendiz na empresa onde trabalho atualmente, então, quando estava perto do final do meu contrato, o meu chefe me chamou e perguntou se eu estava interessado em continuar como o estagiário. Disse sim sem pensar duas vezes. Depois disso, foi uma transição bem suave de cargo”, relata o estagiário.
Marcelo afirma que seu principal aprendizado se resume a uma palavra: confiança. Muitas vezes, quando estava diante de uma arte ou vídeo que havia produzido, o rapaz se questionou se o trabalho feito estava bom. Felizmente, sua equipe sempre se mostrou receptiva e acolhedora, com disposição para ensiná-lo caminhos alternativos de produção e incentivar as suas ideias.
“Eu fiquei responsável por gravar e editar um compilado de uma campanha que tivemos internamente, e por um tempo, esse vídeo foi o meu xodó pois eu tinha uma ideia bem legal para ele. Terminei a edição, mas, mesmo com a minha confiança de que o vídeo estava ótimo, eu ainda queria uma checagem por garantia. Pedi ao meu colega para dar uma olhada no material e ele curtiu bastante, mas o que me marcou mesmo foi um comentário que ele fez logo após que foi: ‘Parece o Globo Repórter’. Por algum motivo aquela comparação trouxe um sorriso no meu rosto”, relata Marcelo.
Assim como Hemerson, Marcelo também tem o desejo de ser efetivado em seu atual local de trabalho após a finalização do seu contrato de estágio. Seus planos incluem seguir o mesmo trajeto de seus colegas que começaram em uma posição parecida com a dele e, hoje, atuam como peças estratégicas e de extrema importância para o setor de comunicação. Caso o universo apresente outros panos, Marcelo afirma que usará de toda a experiência do estágio e os conhecimentos adquiridos no curso de Publicidade e Propaganda para se tornar um profissional renomado na área do audiovisual.
Antes de encerrar as suas respectivas entrevistas, Hemerson e foi questionado sobre como se veria daqui a dez anos. “Uma questão difícil”, como Hemerson apontou, afinal o futuro é cheio de incertezas. Entretanto, após refletir um pouco, tanto o nutricionista quanto o publicitário em formação concluíram:
“Eu me vejo como uma pessoa de sucesso. Eu me vejo assim, por causa da minha desenvoltura, do meu trabalho e do meu esforço. Eu quero ter minha própria clínica também e ser um nome importante no mercado que nem o meu chefe, o Daniel Coimbra”, afirmou Hemerson.
“Em 10 anos, eu quero ter a experiência de produzir um curta-metragem ou um longa-metragem. Além disso, quero conhecer e aprender a trabalhar em um set de filmagens de uma emissora. Acho que esse é um lugar onde tudo pode acontecer, então, é bem provável que eu possa fazer e aprender de tudo um pouco”, disse Marcelo.