Premiação da Datafolha destaca o vínculo regional das duas marcas, que reforçam presença no cotidiano e nas tradições nordestinas
O Folha Top of Mind 2025, prêmio de pesquisa realizado pelo Datafolha, revela todos os anos quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos e serviços. A pesquisa, que já ouviu cerca de 221 mil pessoas em 203 categorias, vai além da simples lembrança de nomes e logotipos, ela reflete vínculos afetivos e a presença constante das marcas no cotidiano dos consumidores. Entre as premiações, o destaque regional tem ganhado força, reconhecendo empresas que mantêm laços profundos com o público de determinadas regiões do país.
No Nordeste, duas marcas se destacaram como símbolo dessa conexão: Primor e Pitú. Ambas compartilham um espaço de memória e identidade na cultura popular nordestina, traduzindo a força de marcas que nasceram no território. Enquanto a Primor marca presença na mesa das famílias, a Pitú está associada à celebração e ao encontro, consolidando uma dupla que representa, em diferentes aspectos, o gosto e o jeito de viver da região.
Pela 15ª vez consecutiva, a margarina Primor foi eleita a marca mais lembrada do Nordeste e, neste ano, também conquistou o primeiro lugar no Norte. Integrante do portfólio da Seara Margarinas, do grupo JBS, desde 2020, a marca tem sua história ligada a tradições e sabores que atravessam gerações.
“Receber o Top of Mind pela 15ª vez no Nordeste e conquistar também o primeiro lugar no Norte é um orgulho imenso. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, unindo sabor, qualidade e tradição com inovação constante e sendo reconhecidos pelos nossos consumidores. Primor é parte do dia a dia das famílias, presente nas receitas que passam de geração em geração, e na proximidade da marca nos pontos de vendas, eventos regionais e nas conversas diárias nas redes sociais”, afirmou Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da marca.
Com 26% das menções no Nordeste e 10% no total nacional, a Primor segue reforçando sua liderança regional, apoiando eventos e tradições populares. Neste ano, esteve presente nas celebrações juninas com a campanha “Faz Gosto Viver o São João com Você”, que incluiu o patrocínio do maior pé de moleque do mundo, em Caruaru (PE), com 20 metros de comprimento e 2,5 toneladas — um exemplo de como a marca se insere na cultura local e celebra o orgulho nordestino.
Também pernambucana, a Pitú mantém há décadas uma trajetória marcada pela autenticidade e pela presença em momentos de celebração. Fundada há 87 anos em Vitória de Santo Antão, a fabricante de cachaça foi lembrada por 27% dos nordestinos e teve 10% da citação geral, consolidando-se como a marca mais lembrada da região na categoria de bebidas regionais.
“Nossa prioridade é estar onde o nosso público está. Investimos em festejos populares e em ações em que consigamos nos conectar aos consumidores”, afirmou Eduarda Ferrer, gerente de marketing da Pitú, em entrevista para a Folha de São Paulo na divulgação dos vencedores.
Com forte presença em eventos tradicionais e investimento contínuo em inovação, a Pitú tem ampliado seu portfólio com versões mais leves e suaves, como a Pitú Limão e a Pitú Gold, além de traçar planos de expansão para outras regiões do país.
Unindo tradição, emoção e pertencimento, Primor e Pitú mostram que ser lembrado vai muito além de estar na prateleira é estar presente nas conversas, nas festas e nas histórias que fazem parte do Nordeste.
Petrobras é eleita a marca que mais representa o Brasil
Já a nível nacional, a Petrobras foi novamente reconhecida como a marca que mais representa o Brasil, conquistando pela sétima vez consecutiva o primeiro lugar nessa categoria. “Esse resultado nos traz uma alegria muito grande e nos enche de orgulho. É um sinal de que atuamos corretamente e a partir de uma estratégia bem estruturada. Nossas campanhas destacam aspectos essenciais da marca e sua relevância para o público, associando a Petrobras a valores e ações que impactam diretamente a vida de brasileiros e brasileiras”, destacou Ana Claudia Moreira Esteves, gerente de Publicidade da companhia.
O Folha Top of Mind segue revelando, ano após ano, como empresas de diferentes setores se mantêm vivas no imaginário popular perguntando a milhares de brasileiros: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”
