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Primor e Pitú são as marcas mais lembradas do Nordeste no Top of Mind 2025

Por Redação

29/10/2025 17h44

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Premiação da Datafolha destaca o vínculo regional das duas marcas, que reforçam presença no cotidiano e nas tradições nordestinas

Folha Top of Mind 2025, prêmio de pesquisa realizado pelo Datafolha, revela todos os anos quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos e serviços. A pesquisa, que já ouviu cerca de 221 mil pessoas em 203 categorias, vai além da simples lembrança de nomes e logotipos, ela reflete vínculos afetivos e a presença constante das marcas no cotidiano dos consumidores. Entre as premiações, o destaque regional tem ganhado força, reconhecendo empresas que mantêm laços profundos com o público de determinadas regiões do país.

No Nordeste, duas marcas se destacaram como símbolo dessa conexão: Primor e Pitú. Ambas compartilham um espaço de memória e identidade na cultura popular nordestina, traduzindo a força de marcas que nasceram no território. Enquanto a Primor marca presença na mesa das famílias, a Pitú está associada à celebração e ao encontro, consolidando uma dupla que representa, em diferentes aspectos, o gosto e o jeito de viver da região.

Pela 15ª vez consecutiva, a margarina Primor foi eleita a marca mais lembrada do Nordeste e, neste ano, também conquistou o primeiro lugar no Norte. Integrante do portfólio da Seara Margarinas, do grupo JBS, desde 2020, a marca tem sua história ligada a tradições e sabores que atravessam gerações.

“Receber o Top of Mind pela 15ª vez no Nordeste e conquistar também o primeiro lugar no Norte é um orgulho imenso. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, unindo sabor, qualidade e tradição com inovação constante e sendo reconhecidos pelos nossos consumidores. Primor é parte do dia a dia das famílias, presente nas receitas que passam de geração em geração, e na proximidade da marca nos pontos de vendas, eventos regionais e nas conversas diárias nas redes sociais”, afirmou Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da marca.

Com 26% das menções no Nordeste e 10% no total nacional, a Primor segue reforçando sua liderança regional, apoiando eventos e tradições populares. Neste ano, esteve presente nas celebrações juninas com a campanha “Faz Gosto Viver o São João com Você”, que incluiu o patrocínio do maior pé de moleque do mundo, em Caruaru (PE), com 20 metros de comprimento e 2,5 toneladas — um exemplo de como a marca se insere na cultura local e celebra o orgulho nordestino.

Também pernambucana, a Pitú mantém há décadas uma trajetória marcada pela autenticidade e pela presença em momentos de celebração. Fundada há 87 anos em Vitória de Santo Antão, a fabricante de cachaça foi lembrada por 27% dos nordestinos e teve 10% da citação geral, consolidando-se como a marca mais lembrada da região na categoria de bebidas regionais.

“Nossa prioridade é estar onde o nosso público está. Investimos em festejos populares e em ações em que consigamos nos conectar aos consumidores”, afirmou Eduarda Ferrer, gerente de marketing da Pitú, em entrevista para a Folha de São Paulo na divulgação dos vencedores.

Com forte presença em eventos tradicionais e investimento contínuo em inovação, a Pitú tem ampliado seu portfólio com versões mais leves e suaves, como a Pitú Limão e a Pitú Gold, além de traçar planos de expansão para outras regiões do país.

Unindo tradição, emoção e pertencimento, Primor e Pitú mostram que ser lembrado vai muito além de estar na prateleira é estar presente nas conversas, nas festas e nas histórias que fazem parte do Nordeste.

Petrobras é eleita a marca que mais representa o Brasil 

Já a nível nacional, a Petrobras foi novamente reconhecida como a marca que mais representa o Brasil, conquistando pela sétima vez consecutiva o primeiro lugar nessa categoria. “Esse resultado nos traz uma alegria muito grande e nos enche de orgulho. É um sinal de que atuamos corretamente e a partir de uma estratégia bem estruturada. Nossas campanhas destacam aspectos essenciais da marca e sua relevância para o público, associando a Petrobras a valores e ações que impactam diretamente a vida de brasileiros e brasileiras”, destacou Ana Claudia Moreira Esteves, gerente de Publicidade da companhia.

O Folha Top of Mind segue revelando, ano após ano, como empresas de diferentes setores se mantêm vivas no imaginário popular perguntando a milhares de brasileiros: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”