O Marketing na pandemia evoluiu. Passados dois anos de resiliência e aprendizados, 2023 deverá ser palco de uma série de tendências.
A primeira delas é o aumento expressivo da produção de conteúdo através de podcasts. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de podcasts do mundo. A ferramenta tem uma forma única de comunicação. No formato de ‘conversa de mesa’, teoricamente qualquer um consegue reproduzir. É um conteúdo atrativo e humanizado. E isso está sendo bem valorizado.
Em uma conversa de 30, 40 minutos, podemos fazer os cortes de vídeo. É algo realmente multiplicador. Os algoritmos também estão entregando mais resultados nas redes sociais.
Outro ponto é na chamada “Gestão das Emoções”. Nesse sentido, os empreendedores que mais terão resultados em 2023 serão os que estão com seu emocional fortalecido com entendimento sobre sua identidade e propósito nos negócios e na vida.
Quanto mais posicionado o empreendedor estiver, uma vez sabendo o seu propósito, ele vai direcioná-lo para a empresa. Antes de desenvolver qualquer ação ou estrutura de Marketing, a pessoa faça o trabalho consigo. Ele decida investir em si. Parar um tempo e fazer um estudo de quem ele é.
Chega a ser surpreendente, mesmo antes de executar as ações de Marketing. Ele pode estar preocupado em querer fazer o negócio crescer, mas quando faz esse movimento, acaba tendo um resultado maior. Isso não quer dizer que o Marketing não é importante, pelo contrário. Posicioná-lo de forma assertiva irá complementar e entregar resultados cada vez melhores.
As principais tendências do Marketing para 2023 são:
1 – Produção de conteúdo através de podcasts;
2 – Eventos exclusivos com experiências sensoriais;
3 – Humanização nos conteúdos, incluindo os influenciadores;
4 – Inteligência e gestão nas campanhas de tráfego pago utilizando CRM e mensuração macro de resultados;
5 – Marketing de experiência com foco na construção de relacionamento com os clientes através do atendimento, produtos/serviços diferenciados e soluções inovadoras.
6 – Fortalecimento de outras plataformas além do Instagram como Spotify, Deezer e o próprio YouTube.
7 – Personal Branding: perfil pessoal sendo a principal fonte de negócios.
8 – Gestão das emoções: os empreendedores que mais terão resultados em 2023 serão os que estão com seu emocional fortalecido com entendimento sobre sua identidade e propósito nos negócios e na vida.
Diego Braga
Sócio-proprietário da Clube Fiel