Mercado

Programa de internacionalização levará empresas do Nordeste para mercado europeu

Por Redação

06/05/2025 14h24

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Iniciativa do Porto Digital com o Governo de Pernambuco selecionou 10 empresas para receber apoio estratégico e ter suas operações viabilizadas em Aveiro, Portugal

O Porto Digital, em parceria com o Governo de Pernambuco, deu início ao Programa de Internacionalização de Empresas Inovadoras, uma iniciativa que visa apoiar a expansão de startups e empresas de base tecnológica para o mercado europeu. O programa oferece uma oportunidade para empreendedores que desejam explorar novos horizontes e expandir os seus negócios para a Europa.

Ao todo, dez empresas foram escolhidas para que suas operações sejam viabilizadas no mercado europeu por meio do desenvolvimento de estratégias de internacionalização, aceleração e posicionamento competitivo. O programa é voltado para empresas com CNPJ em Pernambuco, com receita recorrente e que tenham pelo menos dois sócios ou gestores dedicados ao negócio.

Nesta edição, o destino será a cidade de Aveiro, em Portugal. Os negócios selecionados participarão de 10 meses de atividades, sendo quatro online e seis presencial em solo europeu, recebendo consultoria para formalização, suporte para adaptar produtos e serviços ao mercado europeu, mentorias, apoio na prospecção de clientes e investidores, além de auxílio para captação de recursos em linhas de fomento europeias.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o programa apoia empresas pernambucanas a ganharem visibilidade e expandirem seus negócios para o mercado europeu por meio do Porto Digital Europa, em Aveiro (Portugal); além de contar com subsídio para formalização societária e empresarial em Portugal, serviço de contabilidade para a empresa na Europa e conexões com os primeiros clientes e parceiros estratégicos.

“Estamos criando pontes para que a inovação local alcance o mundo. A internacionalização é um passo fundamental para o crescimento e a sustentabilidade das startups, por isso oferecemos esse suporte especificamente em Portugal, por ser a porta de entrada para a Europa. Nossa unidade fica em Aveiro, o que permite que as empresas tenham melhores oportunidades dentro desse mercado local, custos menores para implementação da internacionalização e mais possibilidades de captação de recursos de fomento europeus”, explica.

Confira as empresas selecionadas a seguir:

  • Even3: plataforma especializada em gestão e organização de eventos científicos, como congressos, feiras acadêmicas e simpósios.
  • Jalan: plataforma que transforma a experiência em eventos corporativos, desde as inscrições até a gestão completa 360º, conecta público, conteúdos e patrocinadores de forma eficiente.
  • Neurobots: empresa que combina neurociência e inteligência artificial para transformar vidas, seja ajudando na reabilitação neurológica ou potencializando o desempenho humano.
  • Souv: a empresa desenvolve produtos digitais para outros negócios e governo com soluções que agregam tecnologia para otimizar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional de processos internos.
  • Cognvox: software e programa de desenvolvimento cognitivo para pessoas neurodivergentes criado por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Rade Soluções e Consultoria: plataforma tecnológica concebida para transformar a educação prática na área da saúde, tendo surgido de um problema real: a dificuldade no acompanhamento eficaz de estudantes em atividades práticas.
  • Medcenter Comércio e Assistência Técnica Ltda: empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado, referência na fabricação de câmeras e equipamentos de imagem voltados para vídeo-cirurgias, atendendo às demandas de um mercado altamente exigente. Em 2014, a empresa obteve a patente mundial para a produção das sondas Vilar Cath.
  • Bubuyog: ecossistema de aços compartilhados. Conectam indústrias, construtoras e distribuidoras de aços facilitando e promovendo a venda e oportunizando melhores condições de compra em matérias-primas certificadas (alumínio, aço inox e carbono).
  • Consenso Soluções em Tecnologia da Informação Ltda: negócio focado em Sistema de Gestão Comercial para Saneamento, além de uma Unidade de Negócios (tatodesk) na área de experiência do usuário .
  • ITnext: ITnext nasceu em 2015 com o propósito de impulsionar os resultados dos clientes por meio da Tecnologia da Informação e análise de dados, com extração e tratamento de dados conectados aos principais ERPs do mercado.

Os negócios que não foram selecionados podem acompanhar futuras oportunidades de internacionalização em novos editais do Porto Digital ou pelo portal.