Ação se utiliza da tecnologia e criatividade para combater a prática de soltura de balões no período junino
Com a chegada das festas juninas, a prática ilegal e perigosa da soltura de balões volta a acender o alerta entre autoridades e empresas ligadas à segurança pública e ao meio ambiente. Em resposta a esse cenário, a Propeg desenvolveu para a Neoenergia a campanha intitulada de “Drone Ballon”, que une criatividade e tecnologia para conscientizar a população sobre os riscos da atividade.
A ação utilizou um drone acoplado a um balão cenográfico que sobrevoou diferentes cidades, onde a Neoenergia atua, exibindo a mensagem provocativa: “Já imaginou se cai um balão aqui?”. A ideia foi gerar curiosidade e impacto visual ao transformar o problema em um elemento de reflexão, despertando atenção nas redes sociais e nas ruas.
“Com essa campanha, quisemos transformar um problema em uma reflexão visual poderosa, criando um balão que chama a atenção para o perigo que ele mesmo pode causar”, afirma Emerson Braga, CCO da Propeg.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, os balões são responsáveis por milhares de incêndios florestais e urbanos todos os anos. Só em 2024, mais de 2 mil ocorrências envolvendo balões foram registradas nas redes elétricas do país, causando curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia e colocando vidas em risco. A presença do balão cenográfico gerou curiosidade nos moradores, que publicaram fotos e vídeos em suas redes sociais, incrementando o alcance espontâneo da campanha.
A campanha faz parte da estratégia da Neoenergia para o período junino e se destaca pelo uso de inovação e comunicação estratégica a serviço da conscientização. A empresa também reforça a importância de denunciar a soltura de balões por meio de seus canais oficiais, contribuindo para um São João mais seguro e consciente.
Confira o filme da campanha:
Ficha Técnica:
CEO: Vítor Barros
CCO: Emerson Braga
Direção de Criação: Bernardo Cople e Ariston Quadros
Redação: Emerson Braga, Felipe Vicente e Úrsula Mascarenhas
Direção de Arte: Lian Lima, Pablo Leiro, Eduardo Fialho e Ariston Quadros
Atendimento: Michele Estevez, Carla Pataro e Amanda Kruschewsky
Planejamento: Melina Romariz e Bárbara Ferreira
Mídia: Felipe Arruda, Patrícia Seabra e Júlio Marinho
Produção: Manuela Peixoto, Gabriel Assis e Matheus Brandão
Produtora de Vídeo: Ilha Crossmídia
Produtor Executivo: Mônica Weffort
Atendimento: Bianca Andrade
Diretor de Cena: João Américo de Oliveira
Diretor de Fotografia: Carlos dos Santos
Diretor de Arte: Gabriel Sousa
Figurinista: Slana Minto
Make/Hair: João Victor Marcolino
Diretor de Produção: Pedro Yoshi
Produtora de Áudio: Elos Estúdio
Criação: Dito Martins
Arranjador: Flávio Morgade
Engenheiro de som: Flávio Souza
Cliente: Neoenergia
Aprovação: Lorenzo Perales