A campanha “Chá de Reparação” celebra a trajetória de Anne e ressignifica histórias no Dia Nacional da Visibilidade Trans
Uma campanha cheia de significado convida o público a refletir sobre aceitação, identidade e amor familiar. O filme publicitário “Chá de Reparação” criado pela agência Propeg para o Grupo Gay da Bahia (GGB), conta a história de Andrógine Paganotto Zago (Anne), uma mulher trans de 27 anos que enfrentou desafios desde a infância, incluindo a rejeição dos pais durante seu processo de transição. Com coragem, diálogo e tempo, Anne conseguiu ressignificar essa relação.
Nascida na zona rural, Anne enfrentou desde cedo o peso das expectativas sociais de gênero. Durante sua infância e adolescência, viveu momentos de conflito interno e externo em um ambiente que pouco conhecia ou compreendia a existência de pessoas trans. Apesar disso, construiu uma trajetória marcante. Formada em cinema, artista visual, modelo e dançarina, Anne também liderou ações importantes pela visibilidade LGBT+.
O filme celebra sua jornada ao refazer simbolicamente um momento que marcou sua infância: um chá de revelação. Após 27 anos, sua família e amigos surpreendem Anne com o “Chá de Reparação”, recriando o evento para corrigir a narrativa inicial e declarar ao mundo que ela não nasceu um menino, mas sim uma menina. Durante o filme, Anne compartilha seu relato de vida, destacando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e a importância do respeito e da aceitação.
“Famílias felizes reconhecem e respeitam os limites de cada membro, acolhem conversas difíceis e aprendem com seus erros em vez de justificá- los”, declara Emerson Braga, CCO da Propeg.
“Agora, mais do que nunca, é o momento de combater a intolerância e o preconceito. Trabalhos como este transformam rejeição em aceitação e reforçam o poder da família e da comunidade na construção de um futuro mais inclusivo.”, explica Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.
Dirigido por Thiago Artmonte a campanha foi produzido pela ELLAH Filmes, o filme será veiculado na TV e em mídias sociais. Além disso, a campanha convida os pais de filhos transgêneros a recriarem seus próprios chás de reparação e a compartilharem o momento por meio da hashtag.
Ficha Técnica:
Campanha: Chá de Reparação
Agência: Propeg
Cliente: GGB – Grupo Gay da Bahia
CEO: Vitor Barros
CCO: Emerson Braga
CSO: Melina Romariz
Diretor de Criação Executivo: Hermes Zambini
Direção de Criação: Eduardo Fialho
Redação: Ursula Vasconcelos, Emerson Braga
Direção de Arte: Pablo Leiro, Rodrigo Carvalho, Eduardo Fialho
Diretora de Atendimento: Michele Estevez
Atendimento: Tatiana Leal
Produção RTV: Manuela Peixoto, Leticia Jesus, Matheus Brandão
Planejamento: Barbara Ferreira, Alice Sampaio
Produção de Filmes
Produtora: Ellah Filmes
Produção Executiva: Danillo Menezes
Diretora Comercial: Telma dos Reis
Atendimento Produtora: Gabrielle Pinheiro
Assistente de Atendimento: Thamires Guerra
Direção: Thiago Artmonte
Co-Direção: Rogério Engelhardt
Assistente de Direção: Barbara Aranega
Direção de Fotografia: Edu Lopes
Coordenação de Produção: Marcello Avian
Produtor: Vinicius Silva
Produção de Elenco: Mirella Bueno
Pós-Produção
Produtora de Pós: ColorBar Filmes
Atendimento de Pós-Produção: Dany Menezes
Montagem: Dany Menezes
Finalização: Beto Nassiff
Color Grading: Luiz Azevedo
Motion, Tracking, Rotoscopia e Composição: Beto Nassiff
Produtora de Som
Ielow Sound
Atendimento: Dany Menezes
Diretor Artístico: Mateus Gageiro e Dany Menezes
Produtor Musical: Mateus Gageiro
Música: Mateus Gageiro
Sound Designer: Mateus Gageiro
Aprovação Cliente: Marcelo Cerqueira