Inovação

Propósitos e profissões são pautas da palestra de João Branco durante programação do Gramado Summit 2023

Por Redação

17/04/2023 16h28

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Em uma palestra que mesclou a importância dos propósitos com a integração das profissões, o Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s, João Branco, falou sobre o impacto do trabalho feito com boas intenções. A conversa aconteceu no palco principal do evento e encerrou a programação do primeiro dia da Gramado Summit 2023.

 

João inicia a palestra se apresentando, contando um pouco de sua trajetória e questionando ao público o que eles fariam se tivessem um minuto para falar em rede nacional, ressalta que esse fragmento de tempo apesar de pequeno pode dar abertura para criar histórias, vender algo ou até mesmo passar vergonha. 

 

Falando sobre a importância do tempo, Branco, ressalta que durante o dia, passa mais da metade do seu tempo acordado trabalhando e que isso pode ser preocupante quando não existe um propósito por trás daquilo.

 

“O seu trabalho não é só o seu trabalho”, afirma. 

 

“Vocês trabalham muito, mas eu não vim falar pra vocês trabalharem menos, eu vim dizer que é possível vocês darem um propósito a isso que você faz”, complementa.

 

Para ajudar na aplicação desse propósito na rotina profissional, João fala sobre três dicas, sendo a primeira sobre intenções.

 

“Intenções importam”, afirma.

 

Justificando o poder de ter um propósito por trás do exercício profissional, ele ressalta como as intenções importam e são perceptíveis em todos os tipos de trabalho, seja no atendimento de um restaurante, em uma consulta médica, uma negociação ou em uma entrevista. Ao falar sobre isso, Branco conta um ritual que faz sempre que chega no seu trabalho. 

 

“Todo dia que eu chego no Méqui, às 08h30 da manhã, eu tento parar cinco minutos, que é o tempo que eu tenho na minha correria, seja no carro ou na garagem, eu paro e me pergunto ‘O que eu vim fazer aqui?’”, conta. 

 

Ele afirma que faz uma análise de sua agenda do dia e se questiona com que coração ele vai estar naquele presente momento. 

 

“Olha as oportunidades que você tem de fazer a diferença na vida dessas pessoas hoje, vai lá e ama o próximo”, complementa.

 

Dando continuidade a sua palestra, João segue para a segunda dica, sobre a importância da atuação de cada pessoa em seu respectivo trabalho.

 

“Lembre que as pessoas precisam do que você faz”, afirma.

 

Nessa dica, o vice-presidente conta como cada profissional tem a sua singularidade ao exercer suas atividades e como todas essas profissões coexistem umas com as outras, para que todos consigam estar onde precisam estar, desde o agricultor familiar até o empresário que gerencia uma grande multinacional, todos possuem sua importância.

 

“O mercado de trabalho é um lugar onde as vocações se encontram”, conta.

 

Ainda sobre uma visão de mercado que integra profissões e propósitos, João dá a sua última dica.

 

“Excelência é apoio ao próximo, se você entende que você está fazendo o que a outra pessoa precisa, com a intenção de ajudar o próximo, não resta outra opção, a não ser dar o seu melhor. Seja o melhor profissional que você puder”, conclui.

 

João Branco

Mais de 20 anos de experiência em grandes marcas de diferentes mercados.

Como Vice-Presidente de Marketing, liderou o time que fez o McDonald’s virar Méqui e bater todos os recordes da história do Big Mac. 

Autor do livro “Dê Propósito”, listado 10x entre os mais vendidos do Brasil. Professor da PUC e Startse, João também lançou em 2022 a sua imersão “Marketing ao Máximo”, em parceria com a Exame Academy.