Mercado

Protagonismo feminino: Instituições do Ceará são referência na área

Por Redação

09/03/2023 16h14

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Empresas cearenses vão contra baixo números de representação feminina em áreas de poder

 

Considerada primordial para otimizar a distribuição de renda, enfrentar o preconceito e alcançar a justiça social, a presença feminina em cargos de liderança no mercado de trabalho vem recuando no Brasil. Depois do avanço expressivo registrado ano passado, mesmo diante dos impactos da pandemia de covid-19, as mulheres perderam 1% dos postos executivos nas empresas brasileiras de médio porte, caindo para 38% em 2022.

 

Mesmo com esse cenário, algumas instituições vêm se destacando por serem destaques quando o assunto é protagonismo feminino. 

 

Uma delas é o Shopping Eusébio que, além de contar com diversas colaboradoras em seu quadro de funcionários, tem como coordenadora Marília Ximenes. Atualmente, a gestora ocupa o cargo de gerente executiva – o que equivale a superintendente em outros shopping centers. 

 

“Comecei a trabalhar no Shopping Eusébio muito nova, desde 2017, com apenas 20 anos, sendo responsável pelo Setor Financeiro do empreendimento. No ano de 2019, o shopping passou por uma expansão na qual dobramos o número de lojas e foram investidos R$ 40 milhões”, recorda a gestora.

 

Outro destaque, no setor, é o Colégio Darwin também aumentou seu número de mulheres atuando em postos de liderança. Em números, dos 13 cargos, oito são de ocupação feminina, sendo agora 61,53% das funções de poder são exercidas por mulheres. De acordo com Renata Paz,  gestora de gente, gestão e compliance da escola, as mulheres estão se destacando no Darwin e o colégio vem absorvendo isso de forma muito espontânea.

 

“As mulheres compõem a maioria das lideranças, e isso é visto de forma muito positiva, demonstrando, de forma clara, com números, que não existe nenhum tipo de discriminação. Quando surge uma nova vaga de gestão no colégio, a prioridade é entender internamente quem tem o perfil adequado para assumir a vaga no momento”, afirma Renata.

 

Sobre os benefícios, a gestão do colégio percebe uma evolução no desenvolvimento dos times.

 

“As mulheres mostram um  perfil de inteligência associada a uma visão ampla e estratégica, com cuidado e humanização. Isso tudo é refletido em ótimos resultados”, finaliza Sávio Paz, diretor do Colégio Darwin. 

 

Outro destaque é o Nelson Wilians Advogados tem um percentual 56,3% de mulheres em cargos de liderança, um índice bem maior do que a média nacional, que é de 38%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

Os dados do Nelson Wilians Advogados foram colhidos no Censo em Diversidade, Equidade e Inclusão, realizado pelo escritório de advocacia no final de 2022 e divulgado em fevereiro. O Censo da Diversidade revelou ainda que há mais de 68% de mulheres no quadro de colaboradores do Nelson Wilians Advogados.

 

“Acreditamos que as organizações podem exercer um papel importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Com o mapeamento, poderemos traçar estratégias que visam construir espaços de promoção e valorização das diversidades”, ressalta Anne Wilians, sócia do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e CEO do Instituto Nelson Wilians (INW).