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Publicidade e Comunicação Pública é abordada com profundidade em livro 

Por Redação

12/03/2025 13h51

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Publicado pelo Grupo Gen, obra tem Bob Vieira da Costa, Oscar Luiz Kita e Otávio Venturini como organizadores e mais cinco autores convidados

A publicidade e a comunicação pública atravessam inúmeros desafios em um mundo em rápida transformação. Entre os quais a emergência de novos meios de comunicação digitais, o fenômeno das fake news a impactar de forma negativa, inclusive, políticas públicas e a utilização de algoritmos de inteligência artificial na criação e distribuição de conteúdo publicitário. Sob este cenário, será lançado nos próximos dias o livro Publicidade e Comunicação Pública. A obra é disponibilizada em livro físico e no formato e-book. 

Voltado a profissionais e estudiosos das áreas de comunicação pública, publicidade e direito, o livro tem como proposta realizar uma abordagem aprofundada sobre os tópicos mais relevantes relacionados à publicidade e à comunicação pública, aliando embasamento teórico com aspectos práticos imprescindíveis aos profissionais de comunicação brasileiros. 

Publicado pelo Grupo Gen, Publicidade e Comunicação Pública é organizado em quatro partes. Tem Otávio Venturini, Oscar Luiz Kita e Bob Vieira da Costa como autores-organizadores e mais cinco autores convidados: Ana Cristina Gonçalves, Fernanda Galera Soler, Lucas Scatimburgo, Marcus Di Flora e Thomaz Munster. A obra conta ainda com o prefácio do jornalista Caio Túlio Costa.

“Trinta anos de experiência em comunicação pública, passando pelas mudanças nos meios de comunicação, na relação com os clientes, a chegada das redes sociais que garantiu voz a todas as pessoas, as fake news e IA, resultam neste livro, fundamental para refletir sobre a comunicação de hoje”, afirma Bob Vieira da Costa.

Em um dos capítulos, especificamente na terceira parte do livro, enveredamos para as Melhores práticas em licitações para contratação de serviços de publicidade. Buscamos apresentar de forma organizada a evolução das práticas desde a promulgação da legislação deste serviço na Administração Pública, incluindo os outros serviços de marketing (em especial os serviços de promoção, comunicação digital e comunicação institucional), sob os vetores da legalidade, da eficiência, da economicidade e da sustentabilidade econômico-financeiro. Ainda nesta terceira etapa, no capítulo seguinte, Remuneração das agências de publicidade no Brasil e as mídias digitais, explicamos o modelo brasileiro de publicidade, suas vantagens, os pontos de atenção, que devem ser evitados, qual o modelo no resto do mundo, no setor privado e como a publicidade online desafia esse cenário, em especial no caso da Administração Pública”, esclarece Oscar Kita.

“Se por um lado, a emergência das mídias digitais, com seus formatos inovadores de interação comunicativa e algoritmos de distribuição automatizada e segmentada de conteúdo, oferece aos profissionais de publicidade novas alternativas para que suas mensagens alcancem o público-alvo; por outro lado, essas mesmas mudanças ampliaram significativamente a complexidade e os desafios para uma comunicação ética e eficaz. Esses desafios são ainda mais evidentes na comunicação pública, especialmente diante das questões de brand safety, violações à proteção de dados e do fenômeno das fake news, que podem comprometer gravemente a informação da população sobre políticas públicas e serviços essenciais. Voltada a profissionais que enfrentam esse cenário desafiador e dinâmico, esta obra busca informar e propor soluções práticas para os desafios de uma comunicação em constante transformação”, diz Otávio Venturini.