NM2B

Publicidade e impacto no NM2B 2023: Regina Augusto revela os segredos das propagandas que ganham destaque mundial

Por Redação

24/08/2023 12h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Regina Augusto fala como a publicidade pode ser um agente de transformação

A Diretora Executiva do Cenp, Regina Augusto inicia sua fala ressaltando os pontos onde a publicidade pode trazer discussões que movimentam o interesse público e os órgãos tecnológico, ela aproveita pra citar o caso da Wolksvagem e sua propaganda com a Elis Regina, onde o burburinho em torno do case gerou muitos aprendizados sobre publicidade e tecnologia. 

“A autorregulação do mercado publicitário é a base dessa indústria que é muito forte, e faz com que esse mercado seja próspero, gere riquezas para a economia do país e promova um ecossistema competitivo e saudável entre seus agentes”, pontua. 

Pra falar sobre a força do mercado publicitário, a executiva fala sobre o festival de Cannes Lions. Ela cita que grandes ideias e cases são resultados do que cada um vive diariamente, pra falar disso ela traz dados sobre o prêmio. 

“19 desses projetos que foram premiados são projetos de impacto social, só que durante muito tempo esses cases eram criados para ONGs, só que a gora as marcas perceberam que elas podem muito mais ser agentes da sociedade do que só vitrines dos seus produtos. Elas entenderam que elas possuem voz para transformação e isso faz que ela tenha muito mais força”, ressalta.

NM2B 2023 - Dia 1

A executiva cita que a presença brasileira contribui para a construção do  prêmio mais diverso e inclusivo, já que inclui a presença de publicitários negros e periféricos para o centro da discussão publicitária no mundo. 

A chamada “invasão preta” no Cannes Lions 2023 se deu com profissionais negros e brasileiros falando para o mundo em português sobre a transformação da publicidade na favela. 

Sobre campanhas que mudam a forma de pensar a publicidade, Regina leva ao palco grandes cases de destaque no Cannes Lions, onde uma das mais premiadas trouxe um tema instigante e forte de uma forma surpreendente.

Entre uma das sequelas digitais estão as patologias geradas a partir das redes sociais. A mediatria é uma especialidade médica que é especialista em tratar os efeitos. Na palestra de Cannes que falou sobre essa nova dificuldade na sociedade, foi mapeado os desafios que antes não existiam e que hoje existem e podem ser grandes gatilhos para problemas entre adolescentes, como os haters e os relacionamentos virtuais. 

O desenvolvimento sustentável também é um ponto levantado pela executiva. Muitas marcas fazem esse movimento de utilizar sua voz para falar sobre sustentabilidade. 

“Ela não está vendendo uma solução de negócios, mas uma solução real para um problema existente no mundo”, aponta. 

Regina encerra a palestra falando sobre a potência brasileira na criação de mídia publicitária, o país teve 92 leões no último Cannes Lions. E finaliza mostrando um case brasileiro sobre responsabilidade sustentável.

Sobre a palestrante:

Diretora executiva do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário – e mãe de Theodoro e Candy, Regina é promotora de iniciativas que fomentam o desenvolvimento do mercado de publicidade e marketing e de causas ligadas à diversidade e inclusão. Curadora da plataforma Women To Watch e Conselheira 101, foi diretora geral de PR & Influence da Ogilvy Brasil e diretora editorial do Grupo Meio & Mensagem. 

É professora do curso de Liderança Criativa da Miami Ad School. Cobriu por mais de 15 anos os principais eventos internacionais nas áreas de inovação e criatividade como Cannes Lions, SXSW, World Mobile Congress e Web Summit. Palestrante e escritora, é autora do livro “No Centro do Poder” (Livros de Safra, 2013), em que narra a trajetória de Petrônio Correa, cofundador do MPM, e um dos maiores expoentes da publicidade brasileira no século XX. 

Vencedora de duas edições do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de Comunicação e Marketing (2008 e 2013) é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, onde se formou em Jornalismo, e tem também pós-graduação em Marketing pela ESPM.

NM2B2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.