Formado pela Unifor em publicidade e propaganda, e doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, Claudio Sena possui mais de 15 anos de experiência profissional como redator publicitário. É coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unifor e lança seu primeiro livro, “A Segunda Camada”.
O livro de crônicas nasceu durante a pandemia da Covid-19, e alguns dos textos centram-se na angústia e nas incertezas do tempo vivido. Para o publicitário, e agora escritor, escrever sempre foi um exercício muito prazeroso.
“A escrita começou pelo exercício da profissão de redator, depois fui impulsionado pelas leituras e textos do mestrado e doutorado, além, claro, da leitura de livros em geral, dos acadêmicos aos clássicos. Em paralelo à escrita da tese, escrevi para “desafogar” da carga de textos de sociologia e antropologia referentes à pesquisa de doutorado”, comenta.
O escritor fala sobre o processo criativo para escrever. Ele afirma que mesmo as dificuldades que enfrentou no processo tiveram seus momentos de prazer.
“Não posso dizer que houve uma dificuldade propriamente dita na escrita, mas, talvez, o desafio seria justamente captar estas supostas segundas, terceiras e tantas camadas que tecem o social, do “efêmero” ao “sério”, entendendo que ambas as classificações são relativas e arriscada (Ora, mas o que seria sério, e o que seria efêmero?)”, afirma.
O publicitário e escritor cearense espera que os textos possam mudar algo na vida dos leitores, que poderão apreciar os textos a partir de hoje.
“Não só do texto, mas do social, a fuga das prenoções, dos julgamentos, da conclusões fáceis, do pensamento reducionista e simples. A busca pela complexidade, pelas relações entre campos, pelo real significados (e significados) das coisas e dos fenômenos. A procura pelo que está escondido. A curiosidade. O revelar da segunda camada”, finaliza.