Com um projeto inspirado na realidade dos indígenas Yanomami, a equipe brasileira conquistou um dos 4 troféus do Future Lions 2025 para a Miami Ad School Brasil
A Miami Ad School Brasil foi a única instituição brasileira premiada no Future Lions 2025, o concurso estudantil do Festival de Criatividade de Cannes Lions. A premiação foi organizada pela agência AKQA em parceria com o Cannes Lions, é considerada uma das mais relevantes da categoria.
O projeto vencedor brasileiro é intitulado: Noama Paddle, e foi desenvolvido por cinco estudantes brasileiros: Yago Meneses (Redator), Breno Bonelli (Redator), Gabriel Lyra (Redator), Giulia Rebello (Diretora de Arte) e Marina Quadros (Diretora de Arte), todos orientados pelo professor Filipe Sanches.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Greenpeace, sendo inspirado na cultura dos indígenas Yanomami, a proposta do projeto é utilizar uma tinta sensível ao mercúrio aplicada nos remos utilizados pelos ribeirinhos para detectar contaminações em rios da região amazônica. A ferramenta busca alertar comunidades indígenas sobre riscos à saúde e a denunciar crimes ambientais.
Yago Meneses, é publicitário, possui formação pela Miami Ad School Brasil, é natural de Fortaleza–CE, e atua como redator na agência Acesso Estratégia Criativa.
O profissional compartilhou ao Nosso Meio um pouco da sensação de representar o Ceará e de receber essa premiação em um dos palcos mais prestigiados da criatividade mundial.
“Foi surreal. Eu ainda não acredito que estive lá. A ficha não caiu. Subir no palco com meu time, Gabriel Lyra, Marina Quadros, Breno Bonelli e a Giulia Rebello, que mesmo não podendo estar lá pessoalmente, estava com a gente. Levei uma foto dela no celular e subimos todos no palco. Foi indescritível, nunca vou esquecer desse momento. A cada passo que eu dava, eu pensava: nossa, eu cheguei aqui. Falaram nossos nomes. Eu tô em Cannes.”, compartilha o publicitário.
“Fiquei muito honrado em ser um dos representantes do Ceará em Cannes. Isso me deixou imensamente feliz, ainda mais por estar lá com uma ideia que pode salvar vidas e trazer visibilidade para o povo Yanomami e para um problema grave que o nosso país enfrenta: o garimpo ilegal. Mas é importante ressaltar que eu não fui o único cearense por lá. Durante o festival, tive o prazer de conhecer Gisele Araújo e Rute Morais, duas criativas incríveis que também são daqui e que foram ganhadoras do PerifaLions. Espero que no futuro mais e mais cearenses possam ocupar espaços em Cannes.”, complementa.
Questionado sobre a importância da conquista dessa premiação como profissional, Yago compartilha.
“Pessoalmente, essa vitória representa que valeu a pena não desistir. Valeu a pena continuar tentando. Pode até parecer clichê, mas valeu a pena ter a coragem de sair da minha zona de conforto e buscar novos caminhos. Fazer o curso da Miami Ad School foi essencial nessa conquista. A escola e os professores, sob a supervisão do diretor acadêmico Paulo André Bione, abriram minha mente, me fizeram enxergar diferente, pensar diferente, criar de um jeito diferente. E foi com a Miami e com as pessoas que conheci lá que eu consegui chegar até Cannes.”, afirma o profissional.
Para explicar melhor sobre o conceito criativo do projeto, Yago dividiu com nossa equipe o conceito de criação da campanha e como surgiu a ideia de abordar o assunto da campanha.
“Nosso insight surgiu a partir de um fato: os Yanomami estão morrendo por causa da contaminação por mercúrio, consequência do garimpo ilegal. Aí veio a pergunta: como resolver isso?. Pesquisamos bastante até encontrar uma tecnologia nova, uma tinta que muda de cor ao entrar em contato com mercúrio. Então pensamos: por que não usar essa tinta para criar uma ferramenta simples, prática e acessível que ajude os Yanomami a identificar o mercúrio na água e se proteger?. Desenvolvemos nossa ideia com a mentoria do professor Felipe Sanches, que foi essencial em todo o processo. Foi uma ideia que nasceu da vontade de usar a criatividade para fazer a diferença.”, conclui.
O Future Lions 2025 recebeu milhares de inscrições de escolas de todo o mundo, mas somente 50 projetos chegaram à final e somente quatro foram premiados, dentre eles a equipe brasileira. Os vencedores foram anunciados em cerimônia oficial do festival, em Cannes, na França.
Confira o filme do projeto vencedor:
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