Tendência

Público brasileiro confia mais em marcas que veem na TV por Streaming, aponta Magnite

Por Redação

27/02/2025 10h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 Pesquisa também aponta como conteúdos premium são efetivos no direcionamento de opiniões positivas e intenção de compra de produtos e serviços

A pesquisa Por que a TV em streaming é uma compra obrigatória da Magnite apontou que as marcas que aparecem na TV por streaming inspiram mais confiança no público brasileiro. O levantamento apontou que 83% dos entrevistados concordam que ver anúncios dentro desse segmento de mídia dá mais credibilidade às macas, consideradas mais confiáveis por 82% deles.

A Magnite conduziu a pesquisa em parceria com a MediaScience. O estudo consistiu em testes de audiência em uma experiência de visualização simulada, onde os participantes adicionaram aplicativos de TV por streaming e plataforma de compartilhamento de vídeo aos seus dispositivos pessoais. Cada participante assistiu aos conteúdos (programas de TV e vídeos) e foi exposto a anúncios que apareciam naturalmente em intervalos comerciais ou como pré-rolagem.

A amostra foi imediatamente pesquisada após a sessão de visualização para capturar respostas atitudinais. Este design de pesquisa de dois fatores fornece visão multidimensional dos espectadores de TV por streaming e plataformas de compartilhamento de vídeo, apontando diferenças entre comportamentos pós-exposição e seus efeitos nos resultados do anunciante.

A pesquisa da Magnite também apontou que o conteúdo premium da TV por streaming é um driver efetivo de influência para gerar opiniões positivas sobre marcas e comportamento de intenção de compra. Além disso, o Brasil é líder na América Latina em tempo dedicado ao consumo de conteúdos de TV online e streaming, com audiência de 84 milhões de pessoas. Desse total, 81% assistem conteúdos suportados por publicidade.

A publicidade em TV por streaming alcança reconhecimento de marca 23% maior, além de 19% mais recall espontâneo em comparação com plataformas de compartilhamento de vídeo. Embora esta seja uma tendência consistente globalmente, a amostra da audiência brasileira apresentou índice mais elevado em ambas as métricas. A média global é de 7% a mais de associação da marca e 8% de recall espontâneo na comparação da TV por streaming com plataformas de compartilhamento de vídeo.

Outro dados importante levantados pela Magnite que a publicidade em TV por streaming leva a um comportamento de conversão, com 52% dos consumidores afirmando estarem mais propensos a fazer uma compra depois de ver um anúncio de algo em que estão interessados. Além disso, 62% dos consumidores descobrem novas marcas por meio da publicidade em TV por streaming, o que demonstra o potencial do segmento para expansão das marcas a novos públicos.

“A TV por streaming no Brasil está se consolidando como divisor de águas para os anunciantes, oferecendo um ambiente premium, com entrega de resultados impactantes e mensuráveis, de forma inigualável perante outras plataformas de vídeo digital”, enfatiza Rafael Pallarés, vice-presidente da Magnite para LATAM. “Nossa pesquisa evidencia a capacidade da TV por streaming em entregar oportunidades de anúncios premium para marcas que buscam se conectar com audiências profundamente engajadas”, finaliza.