Campanha publicitária é um conjunto de peças criadas a fim de divulgar um produto ou serviço que atenda ao mesmo objetivo e comunicação. Através da unidade entre as peças, elas apresentam a mesma ideia em cores, estilos, slogan e outras características.
As possibilidades são inúmeras: o segmento, a localização, o nicho, a concorrência e outros diversos fatores podem influenciar na escolha da publicidade a ser utilizada por uma marca. Além dessas possibilidades, o mercado da publicidade oferece diversos tipos de campanhas, com construções e linguagens que variam de acordo com o objetivo de cada ação.
Escolher qual dos tipos de campanha adotar para os anúncios é um dos passos mais importantes na hora de criar uma propaganda, para que a ação atinja o resultado esperado. Por isso, é tão necessário pensar no público, onde a campanha será veiculada e qual mensagem ela quer passar. Pensando nisso, reunimos os principais tipos de campanhas publicitárias e as características de cada uma delas.
-
Campanha institucional
O objetivo desta campanha é o reconhecimento de marca. As campanhas institucionais comumente fazem uso de apelos emocionais para gerar uma maior conexão com as pessoas, isso pode proporcionar uma identificação entre a marca e o público, facilitando o processo de consumo de produtos e serviços.
Esse tipo de campanha colhe frutos a médio e longo prazo, pois trata-se de um processo de construção contínuo, onde a reputação positiva e a imagem agradável são comprovadas em diversas ações desenvolvidas.
• Campanha promocional
Está focada totalmente em número de vendas. O objetivo é chamar a atenção do consumidor por meio de apelo visual, em grande parte das vezes, fazendo uso de cores vibrantes ou tons mais agressivos.
O que fica em destaque em uma campanha promocional são preço, condições ou benefícios, principalmente se eles forem um grande diferencial no mercado e auxiliar na conversão de vendas.
-
Campanha social e educativa
Esses dois tipos de campanhas publicitárias têm o objetivo de engajar as pessoas em uma causa ou ensinar algo de forma simples e clara.
As campanhas sociais e educativas, geralmente, são realizadas por instituições ou pelo governo a fim de orientar e engajar as pessoas em causas ambientais, sociais ou de saúde pública, como a preservação do meio ambiente, o combate à fome ou a conscientização sobre epidemias.
-
Campanha política eleitoral
Realizadas exclusivamente para as eleições, as campanhas políticas, ou campanhas eleitorais, possuem o objetivo de promover a imagem de um candidato que está pleiteando um cargo público.
Durante essa campanha há a necessidade de apresentar propostas, gerar conexão com os eleitores e ser lembrado no dia da votação eleitoral utilizando uma linguagem que seja acessível para as mais variadas camadas sociais.
Existe data de início, data de término e principalmente há de se levar em conta a legislação que permeia esse tipo de publicização.
-
Campanha governamental
São campanhas publicitárias que têm como objetivo mostrar o trabalho que está sendo realizado pelo governo em vigência em prol de toda a população.
Esse tipo de publicidade é muito utilizado em empresas estatais para apresentar publicamente o que se obteve de benfeitoria em um certo período e que as pessoas poderão usufruir.
-
Campanha de oportunidade
Promove uma marca, produto ou serviço. A campanha de oportunidade tira proveito de algum tema em alta ou acontecimento com grande repercussão pública. Um exemplo de possibilidade para campanha de oportunidade é a Copa do Mundo, onde os olhares da grande maioria do público está voltado para um acontecimento em comum.
-
Campanha de lançamento
Ideal para a inserção de um novo produto no mercado, a campanha de lançamento tem como objetivo apresentar para os consumidores algo novo que estará disponível.
Pode ser abordada de forma mais informativa ou emocional, mas sempre com intuito de mostrar as características do produto e seus diferenciais. O destaque total é para o que se deseja comercializar e é normal fazer uso de celebridades para garantir mais credibilidade para esse até então desconhecido dos clientes. O gatilho mental “novidade” é uma forte ferramenta nesse tipo de campanha.
-
Campanha de sustentação
Essa campanha é feita necessariamente após o lançamento. Isso porque a campanha de sustentação visa reforçar o novo produto ou marca e relembrar o consumidor da sua existência.
Os seus objetivos e direcionamentos vão depender de como foi o resultado da campanha de lançamento. Se positivo, será necessário continuar mantendo em alta os resultados de venda. Se negativo, será necessário alterar a estratégia e tentar algo novo para que potencialize a inserção do produto no mercado.
-
Campanha Comercial
As campanhas comerciais são as que possuem o objetivo de vender o produto da marca ou os serviços oferecidos pela empresa. A ideia desse tipo de propaganda é impactar pessoas e levá-las às compras.
Em geral, as propagandas comerciais destacam o produto ou serviço anunciado e mostram as vantagens que o consumidor terá ao comprá-lo. Esses anúncios também podem conter o preço, forma de pagamento e informações de contato da empresa, por exemplo.
A propaganda pode ser mais sutil e não falar exatamente sobre a compra, mas abordar a importância do produto para a vida da pessoa, ou ser mais explícito, exibindo preços e incentivando a compra com frases como “compre já” e “não fique de fora”.
Confira Também:
• As transformações nas áreas da comunicação
• Dia da Mídia Social e o impacto dessas plataformas digitais na comunicação moderna
• A representatividade LGBTQ+ na publicidade brasileira