Um dos elementos que mais gosto de elaborar para as marcas que atendo é o tom de voz, pois ele surpreende sempre. Isso porque é bastante comum as pessoas imaginarem a marca somente como um elemento visual, como por exemplo: o símbolo da Nike, Coca Cola e tantas outros. A apresentação do tom de voz encanta, é um dos momentos da consultoria em que a “ficha cai” para: “é mesmo, uma marca é como uma pessoa, ela também fala, né?”
Fala e deve falar de uma forma que transmita a sua personalidade, demonstrando a identidade única aos seus diversos públicos. A comunicação precisa ser cada vez mais estratégica e ter diretrizes claras, principalmente em razão da complexidade do mundo e do excesso de informações a que as pessoas estão sendo submetidas diariamente.
O jeito de ser da marca precisa estar presente em todos os seus pontos de contato, respeitando também a sua identidade verbal. Essa identidade encapsula a personalidade e os valores trazendo consistência e confiabilidade por meio de uma experiência unificada e fluida para os consumidores. Além disso, promove o engajamento e a criação de vínculos, pois estimula o diálogo e a conexão emocional com o público.
O tom de voz também é um facilitador da construção da narrativa da marca. Por meio dele, é possível que ela conte sua história de forma única, envolvente e persuasiva, e que a mensagem da marca seja eficaz em todos os canais de comunicação.
Nesse sentido, o tom de voz não é apenas um detalhe, mas sim um elemento essencial da estratégia da marca. É a voz da marca que fortalece o posicionamento e ajuda a moldar a percepção dos consumidores sobre ela. E ai: qual o tom de voz da sua marca?