Segundo as projeções do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), espera-se que 11.911 oportunidades de emprego estejam disponíveis
O ano de 2024 promete ser marcado por uma significativa abertura de oportunidades de emprego no Ceará. De acordo com as projeções do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a expectativa é que quase 12 mil vagas estejam disponíveis no estado entre janeiro e março deste ano, representando um aumento de 27% em comparação com o mesmo período de 2023.
O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, destaca que esse crescimento está diretamente relacionado ao contínuo desenvolvimento econômico no estado, impulsionado por investimentos tanto do setor público quanto do setor privado. Além disso, o IDT tem buscado atuar na melhoria dos processos para otimizar a colocação dos profissionais no mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
“Observamos que a economia cearense continua em ascensão, resultado de diversos investimentos tanto públicos quanto privados. Além disso, o IDT tem se dedicado intensivamente à aprimoração de seus processos, visando não apenas expandir o número de postos de trabalho, mas também aprimorar a eficácia no encaminhamento desses profissionais por meio do sistema público de emprego”, afirma Viana.
A projeção do IDT baseia-se em análises de mercado e nos números registrados nos anos anteriores. Entre as ocupações mais procuradas nos dois últimos anos para o período de janeiro a março, destacam-se oportunidades para alimentador de linha de produção, vendedor de comércio varejista, assistente administrativo, preparador de calçados, faxineiro, teleoperador, operador de caixa, trabalhador polivalente da confecção, atendente de lojas e mercados, auxiliar de escritório, entre outras.
Raimundo Angelo, presidente do Instituto, destaca a importância de os candidatos se prepararem com antecedência.
“O IDT está se preparando para começar 2024 oferecendo mais oportunidades de trabalho em diversos setores e ocupações. Portanto, é crucial que os candidatos comecem a se preparar desde já, atualizando seus cadastros e verificando se a documentação necessária está organizada”, ressalta Angelo.