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Quase 40% dos brasileiros fazem compras online imediatamente após interagir com anúncios, diz estudo

Por Redação

06/12/2022 09h00

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Consumidores do país também ficam bem acima da média global em interações com anúncios no Instagram (69%) e no YouTube (51%), enquanto 81% comprariam produtos após um review positivo

Marcas de diversos segmentos estão cada vez mais presentes na rotina dos internautas brasileiros não apenas por meio de anúncios tradicionais, mas também dentro dos conteúdos e canais específicos que esses públicos gostam de consumir. De acordo com um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory, esse perfil de publicidade mais direcionado e personalizado faz com que 37% dos consumidores do país façam compras imediatamente motivadas por anúncios online – bem acima da média mundial (14%) e, por exemplo, dos EUA e da Alemanha (ambos com 12%).

Os brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas específicas. Destaque para Instagram (69%) e YouTube (51%), em que o Brasil lidera essas estatísticas com folga. Nos EUA, os consumidores mostram níveis de interação bem inferiores: 42% no Instagram e 38 % no YouTube. Já a média global nesses dois canais é de 44% e 37%, respectivamente.

Os dados foram extraídos do novo relatório “Evolving channels and customer acquisition: How to attract and reengage the consumer” (“Canais em evolução e aquisição de clientes: como atrair e reengajar o consumidor”). Realizada em agosto de 2022, a pesquisa analisa novos hábitos de consumo no mundo todo e a forma como o público interage com anúncios online, com números sobre métodos de compra e dicas para anunciantes que desejam criar uma relação única e ainda mais próxima com o consumidor, além de atrair e reconquistar esse público

Outro fator apontado pelo estudo como gatilho de compra para os brasileiros envolve os chamados ‘reviews’ de produtos. Conforme o estudo, 81% dos brasileiros responderam que muito provavelmente comprariam algum produto após lerem um review positivo na página do vendedor, contra só 30% na média global.

Quando o tema é reengajamento de consumidores, o marketing de afiliados – prática em que produtores de conteúdo parceiros (ou ‘publishers’) veiculam anúncios online em troca de comissões por vendas ou cliques – se mostra uma importante ferramenta para o e-commerce. Dentro da rede global de 150 mil afiliados ativos da Rakuten Advertising, esse canal de publicidade gera uma taxa de compra repetida de 21%.

“O estudo é um importante termômetro de compra para varejistas online que buscam incrementar suas receitas com o apoio do marketing digital, ainda mais em uma época tão concorrida como fim de ano. O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional – e o marketing de afiliados é um poderoso aliado dos players do e-commerce que almejam destaque em meio a tantas ofertas especiais”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

Alto potencial de conversão no Brasil

Sobre a frequência de compra online, a pesquisa aponta que 42% dos brasileiros adquirem produtos no e-commerce mais de uma vez por mês, enquanto 24% mantêm uma frequência de mais de uma vez por semana.

Quanto aos motivos que levam os brasileiros a comprarem via internet, 37% disseram que são é motivados por escolha própria, enquanto 81% se dizem estimulados pelo preço, 40% por conveniência, 43% pelas opções de frete e 21% pelos reviews.

Entre as categorias mais procuradas no e-commerce, o top 3 dentre as que geram maior volume de conversão em vendas entre os brasileiros são cosméticos (64%), flores e presentes (59%), e bebidas (56%).

“Só este ano, as conversões em vendas geradas por anúncios em afiliados no Brasil cresceram 45% de janeiro a junho de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso reforça a estratégia como uma fonte resiliente para gerar resultados em tempos de incerteza econômica”, afirma Tanisho.