Tendência

Quase metade dos cearenses pretende gastar mais de R$ 1.000 na Black Friday, segundo Mercado Livre e Mercado Pago

Por Redação

18/11/2022 10h46

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Para a data, 69% estão interessados em aproveitar as promoções para antecipar compras de Natal 

Em pesquisa realizada no último mês, com 243 usuários de seu ecossistema residentes no estado do Ceará, o Mercado Livre e o Mercado Pago revelam a intenção de compras e meios de pagamentos para a Black Friday 2022. Seguindo tendência nacional, 79% dos cearenses pretendem gastar mais nesta edição, diante do aumento da confiança na data: 76% acreditam que encontrarão mais descontos este ano.

De olho nas oportunidades, mais da metade (53%) dos respondentes do estado pretende investir entre 20% e 30% de sua renda para comprar no evento. Ainda, 46% dos participantes têm  intenção de gastar mais de R1.000. Além disso, a maior parte dos cearenses (69%) aproveitará os descontos para garantir presentes de Natal.

Cartão Mercado Pago democratiza acesso a compras parceladas na Black Friday  

O parcelamento de compras é o plano de 88% dos respondentes da pesquisa, mas os cearenses não estão dispostos a parcelar a perder de vista: 42% querem parcelar suas compras em até seis vezes, reforçando o cuidado de não perder as parcelas de vista.

Nesse contexto, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de 74% dos cearenses para a data, assim como acontece no restante do Brasil. E entre os participantes que pretendem utilizar a modalidade como forma de pagamento, o cartão de crédito do Mercado Pago é mencionado como o principal método utilizado para esse parcelamento de compras por mais da metade dos entrevistados : 51%.

Outro meio de pagamento que deve ganhar força na data é o Pix, que registrou alta de cinco pontos percentuais na intenção de uso, saltando de 13% em 2021 para 18% este ano.

Alta demanda por Eletros, Moda e telefonia  

A categoria mais desejada pelos cearenses é a de Eletrodomésticos (56% – corresponde a 36 pontos à frente da média Brasil). A seguir vêm, empatados, o segmento de Moda e Celulares/acessórios, com 46% cada. Eletrônico, áudio e vídeo completa o top-4, com 40% de interesse em produtos da categoria.

Na Moda da Black

Como revela a pesquisa, moda é uma das categorias em destaque para essa edição e os cearenses estão ansiosos para as promoções: 76% preferem aguardar o anúncio de ofertas para decidir os itens que irão comprar.

De olho nesse cenário, no início de 2022, o Mercado Livre anunciou investimento na categoria de Moda e, desde então, turbinou a plataforma com a chegada de grandes marcas, sendo a mais recente a AMARO. A Loja Oficial da marca de lifestyle, que é referência de estilo e curadoria, chegou para reforçar o trabalho do e-commerce de oferecer a melhor experiência para os seus consumidores, para que encontrem de tudo no Mercado Livre, de itens básicos até as últimas tendências, com uma entrega rápida e compra segura.

A loja oficial da AMARO une-se às mais de 120 lojas Oficiais da categoria de moda que seguem em crescimento na plataforma: somente no primeiro trimestre deste ano, bateu recorde com o lançamento de 44,5 mil novos produtos em um único dia, resultado de um trabalho com o foco em promover iniciativas de Moda, buscando eliminar as barreiras dos processos de compras via comércio eletrônico, destacando os atributos funcionais oferecidos pela compra online.

Para ver a Seleção, cearenses querem novos Televisores e Smartphones 

Que brasileiro é apaixonado por futebol não é novidade. Por isso, nesta Black Friday, que acontece às portas do Mundial de Futebol, as intenções de buscar e adquirir itens como TVs e smartphones para curtir as partidas é grande no Ceará. Dos 56% que pretendem comprar celulares, 47% têm a intenção de investir pelo menos entre R$ 1.500 e R$2.500 nos aparelhos. Em relação aos televisores, dos 46% que querem comprar um novo modelo, 79% estão em busca de aparelhos de até 50 polegadas. Para além dos eletrônicos, 25% dos cearenses vão comprar camisas da Seleção e 16% pretendem aproveitar para comprar cervejas nesta Black.

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago, um dos maiores bancos digitais da América Latina, tem como missão democratizar o acesso aos serviços financeiros e de pagamentos, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na região. Com mais de 38 milhões de usuários únicos, o Mercado Pago oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros e serviços de pagamento online. O banco digital também está presente em milhões de pontos de venda físicos com seu portfólio de maquininhas Point e soluções de código QR. Empresa do grupo Mercado Livre (Nasdaq: MELI), o Mercado Pago atua no Brasil desde 2004 e está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.