Mercado

Quero mudar de profissão, e agora?

Por Redação

07/01/2022 18h17

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Pesquisa aponta que 40% dos trabalhadores estão dispostos a realizar uma transição de carreira

 

Em outros tempos a tão sonhada “estabilidade profissional” foi marcada pelo fato de se manter em uma mesma profissão ou cargo durante boa parte da carreira profissional, como acontecia muito na geração Baby Boomers (os nascidos entre 1945 e 1964). Mas em tempos atuais, essa realidade vem mudando constantemente. A pesquisa realizada ano passado pela Microsoft – Works Trend Index 2021 – com 30 mil pessoas ao redor do mundo, revelou que 40% dos trabalhadores consideram uma transição de carreira urgente. A pesquisa ainda aponta que, na América Latina, esse número aumenta para 53%. 

 

Com a pandemia, a ideia de empreender, criar flexibilidade na administração do tempo de trabalho e de convívio com a família tornou-se um objetivo dos profissionais de várias áreas de atuação. O trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus trouxe indagações e fez com que profissionais pudessem repensar a carreira e projetar novos rumos, entretanto, mudar de trabalho exige planejamento e, neste momento, dentre os diversos obstáculos a serem superados, negociar o salário é o maior questionamento dos profissionais que decidem pela transição de carreira.

 

Na última edição da pesquisa Re:Trabalho, publicada em 2020, foi constatado que a maneira como se configura o trabalho nos dias atuais é distinta de como era tempos atrás. De acordo com a pesquisa, as carreiras não são mais previsíveis, e a mudança, seja de profissão ou de empresa, tornou-se comum. Dentre os brasileiros entrevistados, cerca de 63% afirmaram que já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar nos próximos 12 meses. Além disso, 78% responderam que pretendem alinhar o trabalho a seus propósitos e interesses de vida. 

 

Empreendedorismo 

Com o crescimento no número de profissionais que buscam alinhar desejos pessoais com o trabalho ideal, o empreendedorismo se tornou uma opção. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apenas no primeiro semestre de 2021, cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas foram abertas.

 

Além destes novos negócios que saíram do papel no país recentemente, outros tantos nasceram – e estão em vias de nascer – por meio de franquias: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2019 e 2021, o número de cadastros de empreendedores interessados em franquias cresceu 16%. Os dados também mostraram que no primeiro trimestre de 2021 o número de franquias no país aumentou 3,3% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

 

 

Filipe Carneiro é Headhunter Associado à Audens, empresa de consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos que tem como objetivo apoiar as empresas a superarem seus desafios através das pessoas. Responsável pelo escritório de Fortaleza, Filipe realiza a gestão da equipe e da unidade de negócio, atuando na expansão de mercado e em todos os projetos nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. 

 

Confira cinco dicas valiosas que o especialista citou como fundamentais para o processo de transição de carreira:

 

Autoconhecimento 

O primeiro passo é buscar se conhecer. Para isso, o ideal é ter a ajuda de um especialista, existem psicólogos especializados na área e essa orientação irá ajudar a compreender os seus interesses, habilidades e dificuldades, por meio de diferentes ferramentas.

 

Mercado de Trabalho 

O Segundo ponto é entender o mercado de trabalho, como ele está se comportando para as áreas de interesse, se está aquecido ou não, se remunera bem ou não, e o que as  empresas estão demandando. Esteja preparado para dar alguns passos para trás. Nesta etapa, consultar-se com profissionais da área e headhunters pode ajudar a ter uma visão melhor do mercado.

 

Plano de Desenvolvimento 

Após estar ciente dos seus interesses e do cenário externo, é necessário elaborar um plano de desenvolvimento. Defina empresas, setores e áreas que mais poderão te trazer satisfação profissional e financeira, como atingir o nível que você deseja e o caminho que levará a isso. Em paralelo, será necessário investir na sua formação. 

 

Networking

Com a definição do cenário e especializações em andamento, está na hora de ampliar sua rede de relacionamento, se apresentar aos profissionais do setor e se mostrar disponível. O Linkedin é uma excelente ferramenta para se conectar com essas pessoas. De maneira muito sutil, é importante criar relações na rede social e se integrar ao novo meio.

 

Determinação

Iniciar em algo diferente nunca é fácil, mas é importante lembrar que tudo isso foi planejado. Mantenha-se determinado e não desanime com as dificuldades e frustrações que possam surgir. Continue capacitando-se e buscando sempre o seu melhor. Nenhuma transição é simples.