Influência

Rafael Rez compartilha estruturas de copywriting NÃO apelativas

Por Redação

26/10/2022 13h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, Rafael Rez demonstra as melhores estruturas de copywriting

 

Com a palestra ‘Copywriting no mundo real: como REALMENTE usar copy sem ser apelativo’, Rafael Vez, professor, fundador e Jedi de crescimento na Web Estratégica, compartilhou no primeiro dia de RD Summit 2022 como o copywriting pode ser extremamente útil para os negócios e mostrou estruturas técnicas de copy sem a utilização de técnicas apelativas.

 

“Forma criativa de comunicar valores e benefícios da marca, produto ou serviço”, ressalta Rafael sobre o que é copywriting. 

 

Ao longo da palestra, Rafael enfatizou sobre a importância de mapear os clientes e compreender as dúvidas, aspirações, motivações, medos, crenças e dores dos consumidores. Para isso é necessário conversar e interagir diretamente com seus clientes.

 

“A ideia é entrevistar clientes reais, não é fazer Google Forms ou enviar um e-mail pedindo para preencher um questionário. O propósito é conversar com as pessoas e interagir com elas com o objetivo de mapear dúvidas, aspirações, medos e experiências”, conta Rafael.

 

Além disso, o palestrante fez questão de enfatizar sobre as grandes necessidades das pessoas como um todo e dividiu em cinco necessidades que são inerentes aos seres humanos. Em uma pirâmide estavam divididas as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, auto estima e autor realização. 

 

 

Rafael ainda acrescenta outra pirâmide fundamental para utilizar dentro do copy, a Pirâmide de Valores da Bain & Company Inc. A pirâmide contextualiza os elementos de valor para o cliente nos níveis de uma pirâmide B2C, na base os que geram valor mais objetivo e a medida que subimos na pirâmide, temos valores mais subjetivos. 

 

 

Além das duas pirâmides que podem ser utilizadas na construção do copywriting, Rafael reforça sobre a importância de utilizar na construção do texto termos que fazem especificamente parte da comunidade. 

 

“Dentro de uma comunidade as pessoas se identificam por um vocabulário e isso faz com que as pessoas se sintam em casa”, diz Rafael.

 

Ao longo do seu discurso, Rafael elencou os problemas por fase de maturidade do cliente em quatro pontos: 1. O cliente que não sabe que tem um problema; 2. O que sabe o problema; 3. O que sabe da solução; 4. O que quer a solução. 

 

“Ao se deparar com esses quatro pontos, é necessário fornecer materiais aplicáveis para demonstrar autoridade e domínio do mercado, dos problemas e da solução”, fala Rafael.

 

Perto de encerrar, Rafael  explicou quatro estruturas práticas de construção de títulos para atrair o consumidor: a primeira  ‘persona + problema + solução’, a segunda  ‘oferta + categoria + benefício’, a terceira  ‘funcionalidade + benefício + benefício’ e a última e mais complexa ‘problema + experiencia + solução + resultado + CTA’. Por fim, o Jedi de crescimento da Web Estratégia conclui que existem muitos recursos dentro do copywriting, porém é necessário utilizá-los com moderação, visto que o exagero gera exaustão.

 

“Você pode adaptar essas estruturas de acordo com sua necessidade, pode mudar o tempo verbal para primeira ou terceira pessoas se tiver em um mercado B2B. São estruturas fáceis e adaptáveis, porém é necessário conhecer o seu cliente para conhecê-lo e entender sua experiência e conhecer o seu problema”, finaliza Rafael.

 

Rafael Rez

Fundador da consultoria de SEO & Conteúdo Web Estratégica. Co-fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Além de Empreendedor e Consultor, sou Professor de MBA, Pós-Graduação e Extensão em diversas instituições: HSM Educação, ESPM, ESALQ/USP, INSPER e FGV.

 

 

 

 

Confira também: