Mercado

Ranking de melhores marcas: O Boticário lidera ranking nacional da YouGov em 2022

Por Redação

25/11/2022 13h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Multinacional também divulga o ranking global, com Samsung na liderança 

 

Depois de ocupar o segundo lugar em 2021, O Boticário aparece agora como a marca mais bem classificada entre os consumidores do Brasil, segundo análise da YouGov divulgada nesta quarta-feira (16),  com nota média de 66,3. O ranking faz parte do relatório completo da YouGov, com as melhores marcas, escolhidas pelos consumidores em 38 mercados. 

No Brasil, a Colgate ficou em segundo lugar (62,3 pontos), subindo um degrau no ranking em relação a 2021, quando ficou em terceiro lugar. Na terceira e quarta posições ficaram Netflix e Natura, com notas de 61,1 e 60,2, respectivamente. Apesar de um aumento significativo na pontuação, a Nike ocupa o quinto lugar no ranking geral no Brasil pelo segundo ano consecutivo com uma pontuação de 59,5. No top 10 das melhores marcas globais, estão, nesta ordem: Samsung, Google, YouTube, Netflix, Shopee, WhatsApp, Toyota, Colgate, Mercedes-Benz e Lidl. 

O YouGov Global Best Brand Rankings é baseado em pontuações extraídas da ferramenta YouGov BrandIndex, rastreador de integridade de marca líder do setor. A métrica usada é o “índice”, que mede a integridade geral da marca calculada pela média de: Impressão, Qualidade, Valor, Satisfação, Recomendação e Reputação.

 

YouTube é a marca que mais evoluiu no Brasil

Sexto lugar no ranking brasileiro, o YouTube é a marca que mais evoluiu no país em 2022, com dados do YouGov BrandIndex indicando um aumento de 5,9 pontos. A Nike melhorou 4,5 pontos no Brasil ano a ano, com o aumento de 4,4 pontos da Lacoste, não muito atrás.

“Saber o que está alimentando as marcas mais lembradas, recomendadas e bem avaliadas não apenas no Brasil, mas no mundo, faz toda a diferença para quem está planejando os passos que serão dados em 2023. O que estas marcas fizeram para ocupar e para crescer neste ranking, e como os consumidores se sentem em relação às marcas são perguntas que nossas pesquisas ajudam a responder”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para a América Latina.

 

Saiba mais sobre a metodologia

As marcas no YouGov Annual Rankings foram classificadas com base na pontuação do Índice, que mede a integridade geral da marca calculada pela média de Impressão, Qualidade, Valor, Satisfação, Recomendação e Reputação.

Os gráficos do Best Brand Ranking mostram as marcas com as pontuações médias de índice mais altas entre 28 de setembro de 2021 e 27 de setembro de 2022. Os gráficos dos Melhores Melhoradores de Marcas classificam as marcas com o maior aumento nas pontuações do índice, comparando as pontuações dos 12 meses anteriores período.

Todas as pontuações do Índice listadas foram arredondadas para uma única casa decimal; no entanto, usamos precisão adicional para atribuir classificações. Todas as marcas foram rastreadas por pelo menos 18 meses para aparecer nas tabelas de Melhoradores.

 

Sobre a YouGov

YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 20 milhões de membros registrados em seu painel. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados “dados vivos” – informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.

 

Confira também: