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RD Summit 2022 celebra 10 anos e anuncia parceria inédita com WhatsApp Brasil

Por Redação

26/10/2022 12h00

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Eric Santos, CEO da RD Station, apresentou, em primeira mão, três novas soluções para marketing e vendas integradas ao WhatsApp no Keynote de abertura do evento, demonstrando aposta em conversational para os próximos anos

 

 

O maior evento de Marketing e Vendas da América Latina está de volta. O RD Summit, encontro promovido pela RD Station, volta ao calendário de encontros presenciais entre os dias 26 e 28 de outubro, no CentroSul (Centro de Convenções de Florianópolis), após um hiato de dois anos de restrições em razão da pandemia de Covid-19. Eric Santos, CEO da RD Station, fez as honras numa abertura recheada com números surpreendentes: são mais de 12 milhões de visitantes únicos por ano consumindo conteúdos, produtos e serviços da RD Station, mais de 700 mil participantes on-line, mais de 170 mil participantes de eventos presenciais e 45 mil clientes consolidados.

Em sua 8ª edição presencial, o evento transformou a ilha de Santa Catarina em um espaço multicanal de conhecimento, network, negócios e fomento à inovação. Serão mais de 180 horas de programação simultânea de 170 palestrantes de renome nacional e internacional. O conteúdo será distribuído em  oito trilhas temáticas: marketing, vendas, inovação, customer experience e customer success, desenvolvimento pessoal, gestão e estratégia, agências e diversidade. A exemplo das últimas edições, profissionais de diferentes segmentos serão impactados pelo RD Summit, especialmente os ligados às agências de marketing digital, software e cloud, serviços financeiros e jurídicos, varejo e educação e ensino.

Sabendo das mudanças aceleradas do padrão de consumo e da jornada não linear do cliente, Eric Santos, CEO da RD Station, destacou a necessidade de adaptação dos negócios para 2022. O acesso ilimitado de informação, o bombardeio de mensagens diretas das marcas que só se proliferam e buscam diferencial competitivo e o poder de voz ampliado do consumidor são os principais fatores que constroem o novo cenário do marketing. No plano de fundo está a adoção massiva de Messaging nos últimos 15 anos, intensificada na pandemia da COVID-19.

A evolução dos softwares de mensagens instantâneas e a explosão das redes sociais – que também têm recurso de conversação – passou a ganhar uso exponencial. No Brasil, o destaque é o WhatsApp. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mais recente, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado nos seus mobiles. Desses, 84% das pessoas usam diariamente e 81% conversam com as marcas no WhatsApp. Esse componente não existia antes da pandemia e isso é uma tendência irreversível no mundo do marketing.

 

“Estamos vendo a incorporação massiva de Messaging no nosso cotidiano. Isso impacta na forma como as marcas conversam com o cliente. O WhatsApp traz a expectativa de interação em tempo real, bidirecional, no canal mais conveniente para o cliente. As ferramentas de conversação permitem capturar, qualificar e conectar com leads e clientes de forma mais rápida e eficiente, com uma melhor experiência para o usuário. Por isso, entendemos que essa é a tendência daqui para frente no marketing e vendas”, reforça o executivo.

 

Para seguir com pioneirismo no país, a RD Station anuncia uma parceria inédita com a Meta no intuito de profissionalizar a conversation service no portfólio das marcas: WhatsApp Brasil e RD Station lançam parceria que apresentam três novos serviços para as empresas.

RD Station aposta em conversational com novas soluções para marketing e vendas integradas ao WhatsApp

A RD Station, empresa de tecnologia líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, anunciou na abertura do RD Summit 2022 o próximo passo: foco em conversational, mais precisamente no desenvolvimento e integração de funcionalidades do WhatsApp para seus produtos. O CEO Eric Santos falou também sobre os 10 anos de empresa e sobre a evolução do Inbound Marketing durante esse período.

Com 120 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país. Uma pesquisa interna com a base de clientes da RD Station – cerca de 40 mil empresas – destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021. A eficiência também foi comprovada pelos resultados: as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. O Botão de WhatsApp pode ser instalado no site e/ou landing page e permite atender aos visitantes pelo WhatsApp Web; com a extensão para CRM, é possível atualizar o funil de vendas sem precisar sair da conversa com o cliente.

Entendendo a importância do WhatsApp e a crescente demanda por soluções de relacionamento em tempo real no Brasil e na maioria dos países da América Latina, a RD Station anunciou em agosto deste ano a aquisição da TALLOS, startup cearense de atendimento digital, e agora revela como aos poucos a estratégia de conversational fará parte de seus softwares de automação de marketing e gestão de vendas para acelerar os resultados de pequenas e médias empresas.

 

“WhatsApp vem complementar nosso portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo das equipes”, comenta Eric Santos, CEO da RD Station.

 

 

A primeira solução apresentada pela RD Station é a funcionalidade Mensagem de WhatsApp, que permite que a empresa tenha uma conta oficial na API do WhatsApp Business e faça envio de mensagens automáticas para leads ou clientes que optem por recebê-las (opt-in), como ofertas, notificações, pesquisas de satisfação, entre outros. É voltada para equipes de marketing que querem começar a usar o WhatsApp de uma forma simples e rápida para aumentar o potencial de conversão. O grande diferencial é a facilidade de uso, com a operação centralizada dentro da plataforma e previsibilidade de custos. Mensagem de WhatsApp é um add-on exclusivo para clientes dos planos RD Station Marketing Pro e Enterprise.

A segunda oferta é o produto da TALLOS, agora com integração nativa aos produtos da RD Station, ideal para equipes de vendas e marketing que querem usar conversational para fazer atendimentos em escala e em diferentes canais. É possível utilizar o WhatsApp Business, Facebook Messenger e Instagram Direct integrados com robôs inteligentes para qualificar leads e padronizar os processos. Pequenas e médias empresas poderão dar mais um passo na forma como já trocam mensagens com os clientes dentro das jornadas de atração, engajamento e conversão, transformando o WhatsApp em uma das maiores fontes de fechamento de vendas para seu negócio.

Parceria estratégica com a Meta 

A parceria entre as duas empresas não para por aí. RD Station e Meta também vão colaborar para levar mais conhecimento sobre como as pequenas e médias empresas podem tornar suas estratégias digitais ainda mais eficientes e aumentar o tráfego e a audiência, utilizando produtos como Click-to-WhatsApp, o terceiro serviço do novo portfólio da RD Station, que já atende 40% dos anunciantes da Meta em todo o mundo.

Hoje, 38% dos leads gerados no RD Station Marketing vêm através de redes sociais e 25% dos clientes premium utilizam o Facebook Lead Ads. Com a parceria, a interface de compra, criação e gestão de Ads ficará integrada ao RDSM e os clientes terão muito mais facilidade de abrir contas, criar e acompanhar a performance de seus anúncios. O Click-to-WhatsApp é um formato de anúncio que permite às empresas aproveitarem os posts feitos nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para iniciar conversas no WhatsApp.

A funcionalidade estará disponível para as contas premium do RD Station Marketing a partir do início de 2023.

“As pequenas e médias empresas ganharão muito com a nossa parceria. Já são 5 milhões de empresas usando o WhatsApp nos seus negócios, segundo o Sebrae. É momento de celebrar e aproveitar essa expansão no mundo digital, ajudando os negócios a crescerem”, finaliza o Guilherme Horn, Head do WhatsApp no Brasil – Meta.

 

Foto: divulgação

 

Linha do tempo do marketing digital no Brasil

Eric Santos destacou ainda as principais discussões de Marketing, Comunicação e Vendas ao longo da última década. O funil de vendas baseado em atrair, converter, relacionar e vender que era o sucesso em 2013, na primeira edição do RD Summit, avançou para um modelo cíclico já no ano seguinte, em busca de usar o marketing de conteúdo para gerar leads qualificados e converter em vendas. Posteriormente, em 2015, a pauta já era a escalada do sucesso com o marketing digital. Na época, a RD Station acumulava cerca de mil clientes que buscavam entender melhor como incorporar o marketing digital para gerar resultados nos negócios. Para guiar essas empresas pioneiras, a RD Station desenvolveu uma metodologia que até hoje é colocada em prática, mas sempre inovando e adequando à necessidade do mercado.

Em 2016, o RD Summit trouxe a importância da integração de diversas áreas das empresas para potencializar os resultados do marketing. Construir uma máquina de crescimento perpassa o marketing, mas deve ter uma visão holística do negócio. Assim, uma boa estrutura das áreas de vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, infraestrutura, softwares, processos bem estabelecidos e métricas foram discutidos na programação.

Em 2017, a evolução do inboud marketing continou. Sempre à frente, o RD Summit discutiu o modelo de flyboard: como uma empresa pode criar um modelo que retroalimenta um processo e se aprimora ao passar do tempo com automação. Em 2018 o evento já contava com 8 mil pessoas e teve a presença do tenista Guga. Na ocasião, foi apresentada uma estrutura mais consistente de um playbook ideal de crescimento da empresa, olhando a jornada do começo ao fim do funil de marketing e vendas.

Em 2019, último evento presencial, o RD Summit ganhou o formato mais robusto. A mudança do mercado faz com que a cabeça do profissional de marketing precisasse ampliar suas práticas. O inboud marketing se renovou e ganhou direcionamentos claros: diferenciar o conteúdo produzido, reduzir ao máximo fricção na jornada do cliente, adotar product-led Growth como prática empresarial, criar uma máquina de talentos, integrar as áreas de marketing, vendas e serviços, reorganizar a empresa em volta do LTV e incorporar plataformas de tecnologia integrada (com CDP).

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela transformação digital acelerada no mundo dos negócios pelo isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Adaptação e flexibilidade foram as palavras-chave dos eventos on-line oferecidos pela RD Summit.