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RD Summit 2022 encerra com a maior estrutura já realizada e apostas em tendências em marketing para 2023

Por Redação

29/10/2022 16h00

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O maior evento de marketing e vendas da América Latina reuniu mais de 14 mil pessoas. As apostas de tendências para 2023 concentram-se em conversational, dados, marketing de influência e experiência do cliente

O RD Summit 2022, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, retornou ao formato presencial em Florianópolis (SC), trazendo novidades em produtos, tendências e estratégias que vão ditar os rumos do  marketing digital em um mundo hiperconectado.  O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de outubro no CentroSul — Centro de Convenções de Florianópolis — com a maior estrutura já realizada ao longo de suas oito edições: mais de 14 mil pessoas circularam pelo evento (entre inscritos, funcionários da RD Station e trabalhadores do evento). Além disso, 170 palestrantes realizaram a maratona de 180 horas de conteúdos simultâneos em 7 palcos nos três dias. O Nosso Meio foi o veículo especializado responsável pela cobertura do RD Summit 2022 para o Nordeste.

João Branco (vice-presidente de Marketing do McDonald’s), Beatriz Guarezi (founder na Bits to Brands), Rafael Kiso (CMO na mLabs), Vitor Peçanha (Co-founder na Rock Content), Martha Gabriel (best-seller e professora), Pedro Alvim (Head de social media do Magalu) e Bianca Andrande (empresária) foram alguns dos nomes que brilharam nos palcos do RD Summit 2022. Os assuntos de destaque foram diversos, incluindo metaverso, influência digital, estratégias de marketing digital, novos formatos e canais de consumo de conteúdo, branding, ESG, diversidade nos negócios e muito futurismo.

“Marketing digital e vendas são temas que mudam com muita frequência, especialmente por conta do surgimento de muitas redes sociais. Então, a gente sempre busca identificar as tendências, como elas podem impactar o dia a dia dos profissionais que estão à frente das empresas, traduzir e colocar a comunidade para debater isso”, acrescenta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Pensando nisso, selecionamos quatro tendências de marketing para 2023 apresentadas pelos palestrantes da oitava edição RD Summit.

Conversational – Não é de hoje que o consumidor utiliza aplicativos e plataformas de conversa para interagir com as marcas. Dados da pesquisa Panorama, Mobile Time/Opinion Box Mensageria no Brasil, apontam que 99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado no celular.

Diversos empreendedores de pequenas e médias empresas utilizam o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes. Na era do conversational, isso significa que todas as trocas com os clientes podem acontecer de maneira rápida e integrada. Guilherme Horn,  head no Brasil do WhatsApp, é enfático: “As pessoas desejam atendimento exclusivo e em tempo real”.

Entendendo a importância do tema, que foi a estrela da do primeiro dia, a RD Station anunciou na abertura do evento seu foco em conversational, mais precisamente no desenvolvimento e integração de funcionalidades do WhatsApp para seus produtos. A novidade foi apresentada pelo CEO Eric Santos que também falou sobre os 10 anos de empresa e sobre a evolução do Inbound Marketing durante esse período.

WhatsApp vem complementar nosso portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo das equipes”, comenta Eric Santos, CEO da RD Station.

Consumer experience – Muito além de deixar o cliente feliz, a experiência do cliente pressupõe profundo conhecimento sobre o próprio público, o cenário em que ele está, seus concorrentes e o potencial de inovar para continuar retroalimentando a satisfação de quem compra.

A especialista em posicionamento April Dunford destaca que comprar é muito difícil e pode ser uma experiência frustrante para os consumidores.  Ao explicar como uma marca pode se posicionar no mercado, a palestrante destaca que é preciso conhecer o cliente, o meio em que se insere e seus concorrentes para facilitar o ato de comprar. “Consumidores satisfeitos são aqueles que conseguem entender os detalhes do produto e tomar uma decisão de compras. Para isso, é preciso criar uma narrativa, um storytelling.

Marketing de influência –  Nas palavras de Bianca Andrade, a Boca Rosa, “o marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas, para que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos”.

Não adianta somente estar nas plataformas digitais, para influenciar é preciso planejar, recrutar, negociar e mensurar resultados para entender quais as melhores ações para atingir o público alvo e conquistar potenciais clientes. Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais na Magalu, “a construção de influência é consequência das escolhas da marca”.

Data driven marketing – A análise de dados é um dos caminhos para inovar, o que segundo Rosângela Menezes, fundadora da Awalé e especialista em big data aplicado à gestão de marketing, “pode ser muito mais simples do que parece”.

A palestrante destacou que o marketing de dados já é uma realidade para entender melhor o mercado e os clientes, direcionar estratégias e por consequência já é uma realidade. “Todas as empresas já deveriam estar estudando informações, mesmo que ainda não tenham as melhores ferramentas do mercado porque trabalhar com dados é sobre mindset, ou seja, qualidade ao invés de quantidade, na busca pelas melhores estratégias”.

 

 

Estrutura gigantesca e multi experiências chamam atenção do público

 

A estrutura do RD Summit 2022 é a maior já preparada pela organização do evento e leva mais de 60 dias para montagem, numa área de ocupação que supera os 56 mil metros quadrados espalhados nos dois andares do CentroSul, além das demais áreas do complexo de eventos, como estacionamento, passarela e ambientes externos.

 

O espaço dedicado ao evento conta com dezenas de salas de imersão e networking, plenária para a realização dos Keynotes, feira de negócios, e ambientes para experiências aos participantes. A estrutura também contou com diferentes espaços gastronômicos e de integração, como quiosques de cafés, bares e happy hours, e mais de 60 food trucks que ficaram disponíveis para alimentação do público nos três dias de programação.

 

Já tradicional, a Feira de Negócios terá 4.505 metros quadrados, o que a torna uma das maiores do segmento no país, e contou com mais de 80 marcas expositoras. O espaço foi dedicado para apresentar novidades do mercado, soluções e produtos inovadores orientados a fomentar os negócios de empresas de diferentes portes e setores.

 

A Feira de Negócios do Startup Summit disponibiliza patrocínio nas categorias Startup, Premium, Platinum, Diamond e Experiências. Nas cotas principais, algumas empresas já estão confirmadas como as patrocinadoras Diamond, Retargetly e Tag Center, e os patrocinadores Platinum: Braip, Hubify, iPlace Corporativo, Octadesk, Umbler e Vindi.

Sobre o RD Summit 2022

 

A 8ª edição do RD Summit 2022, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, acontece até o dia 28 de outubro no CentroSul (Centro de Convenções de Florianópolis) e traz a tona discussões como criação de conteúdo relacionada a empreendedorismo, estratégia de marketing, relacionamento com marcas e muito mais. Os últimos ingressos para acompanhar o evento estão disponíveis no site. Além disso, para democratizar o acesso de participantes de todas as regiões do Brasil, a organização do evento, em parceria com o TikTok, preparou o RD Summit Live Show, uma experiência totalmente online e gratuita simultânea ao evento principal.

 

Sobre a RD Station

 

A RD Station é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de marketing e vendas soma mais de 40.000 clientes em 40 países.

Possui uma divisão de conteúdo, mídia e educação para clientes e parceiros, em que estão os sites Resultados Digitais e Agência de Resultados, e 800 funcionários em toda a América Latina.

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