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Rebranding é a chave para manter a relevância de uma marca no mercado

Por Redação

06/09/2024 10h05

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Os Especialistas da Acesso Comunicação destacam a importância de identificar o momento certo para redesenhar a imagem de uma empresa

O rebranding é uma estratégia fundamental para empresas que buscam se manter relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. Ao redesenhar sua imagem, uma marca pode revitalizar seu posicionamento, atrair novos públicos e se adequar a mudanças no comportamento dos consumidores.

Embora todo esse movimento exija um compromisso de grandes mudanças, as modificações na identidade de uma marca pode ser um potente mecanismo de reafirmação de seus valores. Além de deixá-los mais visíveis para o público, essa mudança também tem efeitos positivos internamente, já que ajuda a solidificar as prioridades do negócio. Fazendo com que esses valores passem a integrar a cultura organizacional da empresa, melhorando a autoestima da força de trabalho.

Para Ana Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso Comunicação, o rebranding não deve ser encarado como uma simples mudança estética, mas como uma evolução estratégica de uma marca.

“O rebranding é mais do que mudar o logo ou as cores de uma marca. É um processo profundo que envolve entender o momento da empresa, o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado. Esse alinhamento é essencial para que a marca continue a dialogar com seu público, por isso exige muito estudo e preparação”, aponta. 

Mas como identificar o momento certo para o rebranding?

Entender quando é a hora ideal para realizar o redesenho de uma marca é um dos maiores desafios para as empresas. As reviravoltas no mercado, como a entrada de novos concorrentes ou a mudança nos valores dos consumidores, podem indicar a necessidade de uma nova abordagem. Além disso, crises de imagem ou a percepção de que a identidade está desatualizada são sinais de alerta que não devem ser ignorados.

Desde sempre marcas globais usam essas estratégias para se posicionar no mercado. A Apple, por exemplo, abraçou o minimalismo em toda a sua linha de produtos, enquanto a Pepsi investiu US$ 1 milhão recentemente para revitalizar sua logo e posicioná-la com uma marca que usa menos açúcar. Esse tipo de aposta tem o poder de alterar a percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços de uma empresa, independentemente de sua dominância no mercado mundial ou regional.

Rodne Torres, Diretor de Criação da Acesso Comunicação, destaca que rebrandings realizados no momento errado podem ser prejudiciais a uma marca. Mas deixar de investir em uma repaginação da identidade de uma empresa pode mandar uma mensagem negativa aos seus consumidores.

“Uma marca que não acompanha as mudanças culturais e comportamentais do seu público corre o risco de se tornar irrelevante. O rebranding é uma oportunidade de se reconectar com os consumidores e reafirmar o propósito da marca. Porém, essa decisão deve ser baseada em dados e conhecimentos sólidos sobre o negócio e o cliente”, ressalta.

Então, quais os desafios e considerações financeiras devemos levar em conta?

Apesar dos benefícios que essa mudança está atrelada, a mudança na identidade de uma marca traz também diversos desafios que não podem ser ignorados, especialmente no que diz respeito aos custos envolvidos.

A implementação de uma nova identidade visual e verbal exige investimentos consideráveis, o que impõe um planejamento orçamentário. Afinal, este é um trabalho que vai além de atualizar a logo e aplicações, mas também é feita a revisão de como a marca fala do ponto de vista de texto, expressões e conteúdos.

O especialista Rodne Torres, ressalta a importância de escolher o momento adequado para esse movimento estratégico.

“O rebranding deve ser planejado com cuidado para não sobrecarregar a empresa. É fundamental avaliar se a empresa tem a estrutura necessária para sustentar essa transição sem comprometer suas operações”, recomenda.

Estes cuidados são necessários e refletem a importância da renovação de uma marca, um movimento que pode significar uma virada de página para a empresa em termos de identidade e até mesmo posicionamento no mercado.

Quando a mudança é feita na hora certa, tem o potencial de revitalizar a visão do consumidor sobre uma empresa, que permanece mais viva e fresca em suas referências.