A empresa anuncia o movimento de rebranding da marca que aporta no mercado com novo nome, logotipo, identidade visual e outros elementos para este grande momento de virada, envolvendo também suas novas verticais de negócio: Porto Seguro Bank, Porto Saúde e Porto Seguros.
Com presença e capilaridade na vida das pessoas de forma efetiva nas áreas de mobilidade, patrimônio, saúde e estilo de vida, a Porto se reinventa e promoverá toda essa transformação junto aos seus públicos para destacar a confiabilidade e tradição da marca já estabelecidas no mercado. Para se conectar ainda mais com o público jovem, estão previstas participações em eventos como Rock in Rio, Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e grandes shows internacionais.
A W3haus, agência do Grupo Stefanini, será parceira estratégica da Porto nesse lançamento da nova marca, sendo responsável por ações integradas em redes sociais, que definirão as campanhas digitais da empresa para reforçar seu propósito de negócio e ser reconhecida como uma lifetech brand, marca que usa a tecnologia para prever necessidades e solucionar diferentes frentes na jornada de cada um. Para tanto, serão desenvolvidas ações no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, LinkedIn e YouTube.
Entre elas está o Porto Day, evento online, que foi ao ar no dia 12 de abril pela manhã, para anunciar as novidades deste novo posicionamento da marca, a partir de conteúdos orgânicos; buzz com influenciadores e participação dos colaboradores da Porto. E para atrair a atenção para o Porto Day, foram realizadas campanhas com posts diários, ao longo da semana que antecedeu o dia 12, funcionando como um ‘esquenta’ para o grande dia.
No caso dos colaboradores, a ação foi de instigá-los via LinkedIn para que adotassem um apelido e entrassem na brincadeira para aguçar a curiosidade de todos sobre a grande novidade a ser revelada no Porto Day. Já para gerar buzz, a W3haus indicou uma ação com os influenciadores, anunciando que novos ventos trarão outros enredos para a Porto. Cada influenciador falará sobre uma vertical de acordo com seu tema de aderência.
“É um trabalho que nos dá muito prazer de participar. Estamos criando iniciativas para aproximar os públicos envolvidos e poder contar cada mudança desse movimento de evolução da marca”, destaca Duda Bom Queiroz, diretor de Criação e Conteúdo da W3haus.
Roberto Santos, CEO da Porto, explica que a mudança tem o objetivo de ampliar os horizontes da marca e estreitar relações com o público consumidor.
“A Porto sempre esteve na vanguarda e à frente do setor no país. Nos últimos anos, evoluímos para ser muito mais que uma seguradora, nos tornando uma empresa com um grande ecossistema de produtos, serviços e soluções para todos os momentos da vida. Queremos expandir nossos negócios oferecendo experiências fantásticas para as pessoas sem abrir mão da nossa essência”, destaca.
De acordo com o executivo, as verticais terão autonomia e agilidade para gerir seus negócios, porém ainda alinhadas aos valores da holding.
“Pretendemos atuar de forma mais ampla em temas e segmentos mais diversos. Mas as verticais seguirão conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento e a parceria com os corretores, que fazem parte da nossa identidade”.
Junto com a nova estrutura, a Porto também apresentou seu Relatório de Sustentabilidade 2021, junto com uma nova plataforma de ASG. O documento ressalta as principais conquistas da companhia em suas frentes de atuação social e ambiental. Ele destaca, por exemplo, que 47% dos quilômetros rodados para atendimentos feitos pela Porto em 2021 foram percorridos por modais mais sustentáveis, como bicicleta, frota elétrica ou até mesmo a pé.
Ainda no ano passado, mais de 44 mil pessoas foram impactadas pelos projetos desenvolvidos pelo Instituto Porto Seguro e pela Associação Crescer Sempre. Também foram doados mais de 260 mil itens para mais de 169 mil pessoas, entre os quais testes de Covid, cestas básicas e refeições.
“Queremos crescer de forma sustentável e essa plataforma foi criada justamente para darmos mais visibilidade para o que já fazemos e também para os avanços que teremos em termos de ASG em cada segmento”, explica Santos.
A adoção da marca Porto reflete este novo momento da companhia, já que além de oficializar um apelido que a empresa já tinha, também moderniza sua identidade visual e abre espaço para as marcas das verticais de negócios, deixando claras as áreas de atuação de cada uma.
Ficha técnica
Atendimento: Débora Barbezani, Fernanda Mariano, Lígia Bernardo e Marcos Dantas
Criação e Conteúdo: Larissa Magrisso, Duda Bom Queiroz, Gisele Gomes, Paula Schuwenck, Thiago Fávaro e Yuri Botelho
BI: Leandro Ferrari, Camila Mariano e Mario Polido
Planejamento: Fernanda Kraemer, Gabriela Luz e César Santos
Cliente: Luiz Arruda, Oliver Haider, Natascha Perin, Letícia Sayuri, Maurício José, Isabela Ferrarezi, Sérgio Chaves e Karina Lima
Créditos: É Rio Preto