Foi pensando no grande desperdício e na alta produção de lixo que a rede de restaurantes fast-food Burger King anunciou um projeto piloto para suas embalagens se tornarem retornáveis. Trata-se de um modelo em que os contêineres que acomodam os sanduíches assim como os copos de bebida, de refrigerante ou café, possam ser retornados e usados continuamente.
O funcionamento é bem simples: o consumidor paga uma taxa – como um depósito caução – no momento da compra do lanche e ao devolver a embalagem é reembolsado. O consumidor terá a opção de escolher ou não pela embalagem reutilizável.
O processo de esterilização e limpeza das embalagens que são devolvidas ficam aos cuidados do Loop, um serviço de embalagem circular da TerraCycle. A iniciativa também é uma maneira de estimular uma consciência ambiental nos clientes da rede.
A medida deve ser adotada em lojas de Tóquio, Nova York e Portland. Caso seja bem-sucedida, será implementada em outras lojas espalhadas pelo mundo. Vale ressaltar que a Rede de fast-food assumiu a meta de reciclar todas as suas embalagens até 2025 no Canadá e nos EUA.
Enquanto não chega ao mercado, diversos designs estão em teste e o objetivo é encontrar um material que possa ser reutilizado pelo menos 100 vezes. Até esta data, a rede também deverá adquirir 100% de suas embalagens de fontes recicladas, renováveis ou certificadas.