Empresa tem foco em delivery, com entrega de remédios em até 15 minutos aos consumidores
Fortaleza ganhará uma nova rede farmacêuticas, a Fast Farma, que promete fazer entrega de medicamentos aos consumidores em até 15 minutos. A operação será iniciada no bairro Meireles e tem como objetivo trazer mais tranquilidade, comodidade e rapidez. A inauguração do empreendimento ocorrerá em novembro, em live com a presença influenciadores cearenses. O centro de distribuição (CD) da empresa já está instalado na Avenida Padre Antônio Tomás, próximo ao Parque do Cocó, ao lado da Via Expressa, escolhido estrategicamente para facilitar o alcance aos bairros da região.
“O principal diferencial que estamos trazendo para o mercado farmacêutico é conseguir sanar essa dor dos clientes, que é a demora na entrega dos pedidos, seja em atendimentos por telefone, WhatsApp ou nos próprios sites e aplicativos das farmácias físicas”, destaca o Founder e CEO Jullius Queiróz.
A nova rede foca no uso expressivo de tecnologia para garantir a entrega rápida. Utilizando inteligência artificial, automação e geolocalização para antecipar as escolhas dos clientes e preparar os pedidos antes mesmo da confirmação do pagamento. Com um modelo logístico descentralizado, cada entrega é realizada individualmente por motoqueiros que se dedicam exclusivamente a um pedido, evitando atrasos comuns em entregas compartilhadas por rotas.
Funciona assim. Tão logo o cliente acesse o aplicativo e escolha o medicamento, mesmo sem ainda ter efetuado o pagamento, a farmácia já inicia a separação do pedido, de modo que quando o cliente se dirigir à tela de pagamento, a farmácia já tenha finalizando a separação e a embalagem. Na hora em que o pagamento for aprovado, o cupom fiscal é emitido pela impressora e o entregador já está esperando na porta do centro de distribuição para sair com o medicamento a tempo de entregar em 15 minutos. Cada entregador sai para fazer a entrega de um único pedido.
Mercado de Fortaleza
A escolha por Fortaleza como ponto de partida da Fast Farma se justifica por dois fatores principais. Segundo Jullius, a cidade é sede dos principais distribuidores das grandes indústrias de medicamentos nacionais, o que facilita o recebimento de mercadorias pelo centro de distribuição e minimiza o risco de falta de produtos. Além disso, Fortaleza é um mercado tradicional no setor farmacêutico, sendo berço de uma das principais redes farmacêuticas do país.
“A entrada da Fast Farma nesse mercado visa aproveitar essa tradição e traçar um caminho de crescimento semelhante”, ressalta Jullius.
O centro de distribuição da Fast Farma atenderá inicialmente um raio de 5 km, que abrange diversas áreas, desde o Dragão do Mar até a Avenida Washington Soares, passando por bairros como Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, e parte da Praia do Futuro.
“A localização, ao lado de importantes vias de acesso como a Engenheiro Santana Júnior e a Santos Dumont, foi escolhida para garantir a entrega ultrarápida, em até 15 minutos, em qualquer ponto do raio atendido”, aponta Jullius.
Modelo de expansão
A Fast Farma entra no mercado após a captação de R$ 2 milhões em uma rodada inicial de investimentos, destinados ao centro de distribuição e ao início da operação. A empresa planeja fazer outras rodadas de captação, para sustentar suas fases de expansão.
A Fast Farma planeja abrir novos centros de distribuição próprios em outras capitais do Nordeste, e posteriormente, em outras regiões do Brasil. Além dos CDs próprios, a empresa pretende firmar parcerias com pequenas farmácias locais que funcionarão como centros de distribuição para regiões fora do raio de alcance do CD principal. Essa estratégia visa não só expandir a cobertura da Fast Farma, mas também fortalecer as pequenas farmácias de bairro, que enfrentam dificuldades diante do avanço das grandes redes.
Sem limitação no perfil de clientes, mesmo em fase inicial de operação, a Fast Farma acredita que seu público possa ser diferente do tradicional das farmácias físicas, que costuma ser composto por mulheres de 42 anos, mães de dois filhos e profissionais liberais. A expectativa é que a inovação tecnológica atraia consumidores de diferentes perfis, inclusive mais jovens.
Com o início das operações em Fortaleza, a Fast Farma deverá gerar inicialmente 15 empregos diretos no 1° CD, além de inúmeras oportunidades indiretas para entregadores. A estimativa inicial é de realizar cerca de 250 entregas por dia, cada uma atendida por um motoqueiro específico, o que destaca o potencial de geração de emprego e renda.