A nova identidade visual da marca reflete a evolução da empresa como um varejista omnichannel, “liderado por pessoas e movido a tecnologia”.
Após vinte anos com a mesma identidade visual, o Walmart revelou a sua nova marca em uma decisão que reflete o compromisso da empresa em se modernizar e acompanhar as demandas do mercado atual.
A mudança inclui um logo atualizado, novas cores e elementos de design que visam destacar os valores centrais da empresa e fortalecer sua presença no varejo global.
“Os negócios do Walmart cresceram para atender às necessidades e desejos em constante mudança de seus clientes, desde preços acessíveis até ofertas digitais, serviços de saúde e muito mais. Essa identidade de marca atualizada representará melhor quem o Walmart é hoje”, disse em nota a companhia.
O que mudou?
- O novo logotipo do Walmart ainda preserva o “spark” – o símbolo em forma de estática –, mas agora aparece com traços mais modernos e suaves.
- As cores também foram renovadas: o azul característico ficou mais vibrante, enquanto tons complementares foram introduzidos para transmitir proximidade e frescor.
- Um ícone específico chamou a atenção dos criativos durante o processo: um boné usado pelo fundador Sam Walton, com a palavra “Walmart” escrita na fonte Antique Olive. Essa tipografia foi a inspiração para criar uma fonte própria para a marca, que agora é um pouco mais encorpada, em contraste com a versão mais fina da Myriad Pro usada desde 2008.
“Queríamos dar mais profundidade e impacto, para que ele exale um pouco mais da energia do Walmart e funcione como um ícone independente da marca,” explica William White, vice-presidente sênior e diretor de marketing do Walmart EUA.


Além disso, a nova identidade visual também marca uma evolução na comunicação visual da empresa, que passa a adotar um layout pensado para canais digitais.
Segundo o Walmart, a atualização reflete seu compromisso com a acessibilidade e a sustentabilidade, com um design que dialoga com as tendências contemporâneas.
Mas por que decidiram mudar?
O último rebranding do Walmart ocorreu em 2008. Essa decisão de renovar a identidade visual após duas décadas está alinhada à estratégia de reposicionamento da marca. Com a crescente concorrência no varejo, principalmente de e-commerces como Amazon e plataformas de entrega, o Walmart busca reforçar sua relevância junto aos consumidores.
“O Walmart pretende ser um varejista digital inspirador que fornece todos os produtos, marcas e serviços que nossos clientes precisam e desejam. Esta atualização, enraizada no legado de nosso fundador, Sam Walton, demonstra nossas capacidades em evolução e compromisso de longa data em atender nossos clientes de hoje e de amanhã”, explica William.

William reforçou ainda que, embora a identidade visual seja mais contemporânea, a identidade de marca atualizada reflete o compromisso duradouro do Walmart com os princípios do fundador.
“À medida que nossos clientes evoluem, nós também. Nosso Walmart sempre será o Walmart deles, e nossa marca sempre será uma prova de como inovamos e mudamos ao lado deles”, finaliza.
A gigante internacional varejista trabalhou em conjunto a agência publicitária Jones Knowles Ritchie (JKR), conhecida por seus redesigns para marcas como: Burger King, Chobani, Impossible Foods, entre outras, além da Landor, que colaborou no design das lojas.
A nova identidade visual será aplicada gradualmente em todos os canais e pontos de contato com o cliente, incluindo o site, o aplicativo, as lojas e o novo escritório-sede em Bentonville, Arkansas (EUA).
Confira a evolução da marca desde sua fundação:
