“Lockdown” foi eleita a palavra do ano de 2020 pelo grupo que publica o dicionário Collins. Se coubesse a mim o direito de escolher a palavra do ano da pandemia do novo coronavírus, pelo menos para o mercado de comunicação corporativa, eu diria “reinvenção”. De uma hora para outra o nosso modelo de vida e de trabalho foi desfeito e só nos restou a alternativa, como diria meu querido sócio Mauro Costa, de refazer o nosso plano de voo em plena turbulência.
Reinventamos o local de trabalho, os canais de atendimento, os produtos gerados e, sobretudo, o jeito de nos relacionarmos – internamente, junto aos clientes, com o mercado e com a própria vida. O cenário econômico nebuloso do início da pandemia, deu lugar a oportunidade de criar novos negócios e produtos à medida que os meses foram se passando. Aprender e orientar como sobreviver da melhor forma na vida online, especialmente para quem só vivia no mundo real, virou uma necessidade básica. Seguimos agora em busca do ponto de equilíbrio que seja saudável.
Sem falar nos aspectos da vida pessoal – com os confortos e desconfortos do home office – fomos sugados por uma demanda de trabalho intensa, sem hora para começar e muito menos para terminar. Já não nos basta gerar conteúdo sobre os nossos clientes e dar vazão através dos nossos próprios canais e por meio da mídia. O nosso trabalho mais estratégico passou a ser apoiar as empresas na tomada de decisões com base nas informações diárias dos governos municipais, estaduais e federal ou da Organização Mundial de Saúde (OMS). O combate às fake news é uma demanda diária sem fim, que foi incorporada ao trabalho de quem atua com comunicação de modo responsável. Tentar se antecipar ao imponderável virou rotina. Lidar com a proximidade da morte de um jeito que nunca vimos talvez tenha sido o maior desafio.
Passados nove meses desde que tudo isso começou – e sem vislumbrar um final feliz para breve – seguiremos nos reinventando em 2021. E esperamos que a comunicação siga apoiando as decisões estratégicas das empresas e dos governos sempre em nome da vida.
Djane Nogueira
Sócia-diretora da AD2M Engenharia de Comunicação, formada em Comunicação pela UFC, tem mais de 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa.