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Relatório da Adjust mostra o crescimento mundial da economia de aplicativos

Por Redação

13/10/2021 14h25

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O relatório Partner Benchmarks inclui insights sobre a performance de redes, mercados e categorias para profissionais de marketing orientados por dados

 

A plataforma de marketing mobile Adjust anunciou hoje os resultados do relatório interativo Partner Benchmarks, que mostra que a economia de aplicativos está crescendo pelo mundo, mesmo com os fatores de crescimento variando geograficamente. O estudo global analisou mais de 270 redes publicitárias com 6 bilhões de instalações pagas em mais de 5.000 aplicativos, em cerca de 250 países e 12 categorias.

 

“Ao redor do mundo, observamos o contínuo crescimento avassalador do ecossistema de aplicativos, com o mobile preparado para ser responsável por 75% do total de gastos com anúncios digitais este ano. Para tirar o máximo proveito disso, os gerentes de UA (User Acquisition) precisam de boas práticas e canais comuns específicos para sua região e categoria”, afirmou Andrey Kazakov, COO da Adjust. “O relatório Partner Benchmarks da Adjust oferece uma visão exclusiva e global da indústria publicitária — quais redes são as mais comuns, como criar o mix de canais de marketing perfeito e onde encontrar os próximos usuários valiosos, com base no que outras empresas da mesma região e categoria estão descobrindo ser mais eficiente”.

 

Entre as principais descobertas do relatório Partner Benchmarks da Adjust, estão:

A economia global de aplicativos está crescendo mais do que nunca, mas os fatores de crescimento variam de acordo com a região. Por exemplo, o crescimento na região APAC (Ásia-Pacífico) ainda é instigado pelo mobile gaming, enquanto na Turquia o crescimento é impulsionado por categorias não gaming. Facebook, Google, AppLovin e Unity dominam todas as categorias na Turquia. Facebook e Google Ads são líderes nos gastos com anúncios na maioria das categorias e mercados, mas as redes regionais estão ganhando força.

 

Gaming continua sendo a maior categoria orientada pela aquisição de usuários, liderada pela APAC. Gaming é responsável por 50% dos gastos com anúncios de UA totais em todas as categorias, de acordo com dados globais da América do Norte. Empresas na APAC são as que mais gastam com UA em gaming — cerca de 64% —, seguida pela América do Norte (57%) e EMEA (39%). AppLovin e IronSource lideram nessa categoria, com Facebook, Google Ads, TikTok, Unity e Mintegral mantendo uma parcela considerável.

 

O Sudeste Asiático (SEA) lidera o grande crescimento na categoria m-commerce. Os dados da Adjust revelam que as instalações de e-commerce no SEA tiveram um crescimento de 18% na primeira metade de 2021 — com a parcela do varejo digital atualmente ultrapassando a China e a Índia. Embora o Google e o Facebook ainda sejam os canais de marketing mais predominantes, redes como TikTok, Affle, Naver, InMobi e Appier estão ganhando força e podem ser boas opções para estratégias de compra de anúncios.

 

Os aplicativos de delivery de comida continuam prosperando seguindo o enorme crescimento impulsionado pela pandemia. Os dados da Adjust indicam que o crescimento da categoria comidas e bebidas tem sido uma tendência consistente, mesmo em mercados que já saíram do lockdown. Em 2020, as instalações globais cresceram 19% em relação ao ano anterior, e até agora em 2021, elas já aumentaram 20%. O crescimento no número de sessões é ainda mais impressionante, mais 34% em 2021 em comparação com 71% em 2020. Google Ads, Facebook e Apple Search Ads são as principais redes gerando crescimento — mas o Snap e o TikTok entraram para o top cinco, seguidos pelo AppLovin, Headway e Digital Turbine.

 

As redes sociais têm um novo fator de crescimento: vídeos curtos. Com o tempo gasto em vídeos curtos continuando a crescer rapidamente, o poder desse formato também está crescendo, o que o tornou um grande agente no comércio em redes sociais. Como esperado, Google Ads, TikTok, Snap, Apple Search Ads e Facebook, lideram os rankings no iOS e Android na categoria redes sociais.

 

Confira mais descobertas no relatório Partner Benchmarks aqui.

 

Metodologia

O relatório Partner Benchmarks da Adjust é baseado em dados da primeira metade de 2021, trazendo análises da empresa em 272 redes com mais de 6 bilhões de instalações pagas e 160 bilhões de aberturas em 5.460 aplicativos — uma visão abrangente de todos os clientes da Adjust. Os clientes da Adjust operam em 246 países, com forte presença na América do Norte, EMEA e APAC. Nossas principais descobertas destacam as tendências da indústria, traçando comparações com outros relatórios, como por exemplo, o Mobile App Trends 2021.

 

Sobre a Adjust

A Adjust é a plataforma de analytics mobile utilizada por profissionais de marketing no mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. A Adjust abastece milhares de aplicativos com inteligência e automação internas, além de oferecer suporte global e eficiente ao cliente. Em 2021, a Adjust foi adquirida pelo AppLovin (Nasdaq: APP), uma plataforma líder de marketing responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile.