Economia

Relatório da Dentsu aponta que gastos com publicidade crescerão 5,0% em 2024

Por Lucas Abreu

24/07/2024 15h58

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Projeção é de que o Brasil registre o crescimento regional mais forte, de 8,1%, graças às altas expectativas para os setores automotivo, de bebidas e farmacêutico

De acordo com o estudo Global Ad Spend, da agência de publicidade Dentsu, os gastos com publicidade terão crescimento global de 5,0% em 2024, atingindo U$ 754,4 bilhões de dólares. O aumento é mais rápido que o observado em 2023 (que superou as previsões com um crescimento de 3,3%) e supera o ritmo da economia global em 1,8%, com base nas previsões do Fundo Monetário Internacional, divulgadas em abril deste ano.

As previsões de gastos globais com publicidade na edição de maio de 2024 do Global Ad Spend foram revisadas para cima em relação a dezembro de 2023, com base na melhoria das perspectivas em alguns dos maiores mercados mundiais de publicidade. A expectativa é que o crescimento iguale ou supere a progressão do PIB em todos os doze maiores mercados.

Em relação ao Brasil, a projeção é que o país registre o crescimento regional mais forte (8,1%), graças às altas expectativas para os setores automotivo, de bebidas e farmacêutico. A inflação também desempenha um papel importante, principalmente para televisão e mídia impressa, já que os meios de comunicação ajustaram os preços após a pandemia.

“O ano começou em um ritmo mais rápido do que o previsto anteriormente, e prevemos que os gastos manterão o ritmo na segunda metade do ano, com os principais eventos esportivos atraindo a atenção global. Somente a eleição presidencial de novembro nos EUA deverá ser responsável por cerca de um terço (US$ 11 bilhões) dos gastos incrementais com publicidade em 2024″, afirma Will Swayne, Global Practice President da Dentsu.

O Global Ad Spend destaca o digital deve continuar como o canal de crescimento mais rápido (7,4%), atingindo US$ 449,3 bilhões e acumulando quase 60% dos gastos globais com publicidade. Em relação aos gastos com publicidade, os aumentos substanciais estão previstos para a mídia de varejo (32%), social pago (13,7%) e programático (10,9%), já a pesquisa paga e o vídeo on-line devem crescer 7,7% e 6,7%, respectivamente.

Embora a previsão seja de que sua participação nos gastos diminua ligeiramente para 22,5%, a televisão terá um atrativo de US$ 170 bilhões em investimentos em 2024. O crescimento de 2,6% é impulsionado pelos gastos com TV conectada (24,2%), à medida que as plataformas de streaming aumentam suas ofertas de publicidade. Em relação aos gastos com a publicidade imprensa, a tendência é que haja diminuirão de 2,6% em relação ao ano interior, enquanto outros canais de mídia como o out-of-home, áudio e cinema terão aumento respectivo de 4,2%, 0,4% e 4,8%.

“Nossa previsão ressalta a importância da mídia no mundo, como um sensor para mudar o comportamento do consumidor e o cenário econômico. À medida que o ecossistema de mídia se torna cada vez mais digital e orientado por dados, há oportunidades ilimitadas para conectar pessoas e marcas. Inovando novas oportunidades de crescimento para marcas e empresas”, ressaltou Will Swayne.

A versão completa das previsões de gastos com publicidade global da Dentsu pode ser
baixada gratuitamente aqui no site oficial da agência.