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Relembre a trajetória de Márcio Ehrlich, editor da Janela Publicitária

Por Redação

24/02/2025 17h08

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Sua trajetória profissional abrangeu diversas áreas da comunicação, incluindo jornalismo, publicidade, artes gráficas, música e atuação

Márcio Ehrlich faleceu na manhã de hoje (24), aos 74 anos, devido a um choque séptico e falência de múltiplos órgãos. Deixa sua esposa, Renata, dois filhos, Lena e Leo, e o neto Guto. Seu legado permanece como uma referência inestimável para o jornalismo e a publicidade no Brasil.

Nascido em 4 de julho de 1950, no Rio de Janeiro, Márcio Ehrlich foi um jornalista de destaque e publicitário brasileiro. Sua trajetória profissional abrangeu diversas áreas da comunicação, incluindo artes gráficas, música e atuação. 

Iniciou sua carreira em 1969 e, conforme publicação feita hoje na Janela Publicitária, o próprio Márcio dissertou sobre a sua trajtória:

“Para ser preciso com a história, estou na área de comunicação desde 1969, quando publiquei a minha primeira história em quadrinhos, uma tira diária chamada ‘Sir Lancelot’, na Tribuna da Imprensa. Tempos emocionantes, em que antes de se publicar alguma coisa ela tinha que ser aprovada pelos censores que a ditadura militar mantinha dentro do jornal. Tive várias tiras impedidas de serem publicadas. Apesar de que nunca soube se a pedido dos militares ou dos leitores”, escreveu Ehrlich.

Em julho de 1977, Márcio fundou a coluna “Janela Publicitária” na Tribuna da Imprensa, dedicada a cobrir o mercado publicitário. Com o tempo, a coluna evoluiu para um portal online, tornando-se uma referência no setor. Paralelamente, contribuiu para outros veículos, escrevendo sobre publicidade, histórias em quadrinhos e videogames na coluna “Vídeo Guia” do jornal O Globo. Na televisão, participou de programas como “Intervalo” na TVE, “Programa de Domingo” na TVS e “Propaganda & Mercado” na TV Bandeirantes. No rádio, esteve presente na Panorama FM e na Rádio Jornal do Brasil AM, no programa “Marketing e Publicidade”.

No campo da publicidade, Márcio exerceu funções como diretor de planejamento na Dinâmica Promoções, especializada em marketing promocional, e atuou como atendimento e gerente de comunicação na agência V&S. Foi também diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), da Associação Brasileira de Marketing (ABM), diretor de eventos da Associação Brasileira de Agências de Publicidade no Rio de Janeiro (Abap-Rio) e presidente da Associação de Marketing Promocional no Rio de Janeiro (AMPRO-Rio). Além disso, foi um dos fundadores do Grupo de Atendimento e Planejamento (GAP).

Márcio teve uma longa e significativa relação com o Prêmio Colunistas, uma das mais tradicionais premiações da publicidade brasileira, estabelecida em 1968. Iniciou sua participação como coordenador da regional Rio de Janeiro e, posteriormente, assumiu a coordenação nacional do prêmio. Além disso, ocupou o cargo de vice-presidente executivo da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), entidade responsável pela organização do Prêmio Colunistas. 

Márcio também compartilhou sobre sua presença tão marcante em diversas premiações:

“Eu mesmo não posso ter certeza se adiantou alguma coisa, mas tenho tentado fazer algumas coisas — que pelo menos eu acho — boas para ajudar o mercado carioca, até mesmo dentro de suas associações. Fui diretor da ABP-Ass.Bras.de Propaganda, da ABM-Ass.Bras.de Marketing, diretor de eventos da Abap-Rio e presidente da AMPRO-Rio, a Associação de Marketing Promocional. Do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento, fui um dos fundadores. Atualmente estou como vice-presidente executivo da Abracomp-Ass.Bras.dos Colunistas de Marketing e Propaganda e coordenador nacional do Prêmio Colunistas. Aliás, às vezes me sinto meio jurado profissional de publicidade. De premiações de propaganda, acho que já participei de no mínimo 200 julgamentos, não só do Colunistas. Provavelmente poderia estar no Guinness, se ‘jurado de propaganda’ fosse uma categoria”, finaliza. 

Sobre a Janela Publicitária

A Janela Publicitária nasceu como uma coluna do jornal carioca Tribuna da Imprensa, publicada às sextas-feiras a partir de 15/07/1977. Era assinada pela jornalista Marcia Brito, com o pseudônimo de “Marcia Bê”, sendo editada pelo jornalista Marcio Ehrlich.

Em 1985, a Janela passou a ser publicada no jornal Monitor Mercantil, onde ficou até 2003. A partir de 12/07/1996, a Janela também passou a ter sua versão online, sendo a segunda publicação brasileira especializada em comunicação de marketing a entrar na internet.

Em 2003, após deixar o Monitor Mercantil, a Janela passou a ser publicada exclusivamente na Internet, editada por Marcio Ehrlich.

Crédito: Janela Publicitária