A publicidade possui o poder de moldar as percepções e emoções, aqui no Ceará não é diferente. Confira algumas campanhas que se descartam na memória dos cearenses
As campanhas publicitárias que ressoam com a cultura local conseguem capturar a essência do povo e se tornam parte do cotidiano. O Nosso Meio revisitou as 10 propagandas mais marcantes para os cearenses, explorando o que as tornou inesquecíveis e como elas refletem a identidade da região.
Kukukaya
Os cearenses ficavam na expectativa para conferir as atrações da casa de show Kukukaya na TV sempre as sextas-feiras, onde eram divulgadas as atrações do final de semana no icônico comercial na voz de João Inácio Junior.
As atrações geralmente eram sempre conjuntos de música regional e bandas de forró raiz, mas o que marcou mesmo na memoria foi a voz do locutor, especialmente quando ele dizia seu característico “SÁ-BÁ-DÔ, NO KU-KU-KA-YA”.
Alexia Flores
O comercial pode não ter um apelo chamativo, mas por conta das exaustivas vezes em que foi exibido o comercial se tornou num hit. No vídeo, observamos as atendentes trabalhando e demonstrando que a loja ofertava todas as opções de presentes bregas que você poderia presentear ou ganhar do crush.
Durante o comercial, uma narradora explicava os serviços oferecidos pela loja e dividia espaço com uma música marcante que se tornou emblemática na memória dos cearenses. É provável que ainda hoje, se sintonizarmos na TV Cidade no período da tarde, ainda é capaz de encontrarmos esse peculiar comercial.
Arroz 101
Quem nunca ouviu esse clássico comercial do Arroz 101, bastava ouvir os primeiros versos do jingle para entrar no ritmo e dançar em frente à TV. Além da trilha contagiante, os pacotes de arroz dançando marcaram intervalos na TV Diário.
Com uma coreografia icônica dos arrozes dançarinos, não tivesse um telespectador quem não tentasse aprender a dancinha, dá até saudades do “precinho com sabor de economia” da época.
Pá, pé, pio
Desde 1984 a campanha da Pá, pé, pio, criada pela SG Propag marca a memória dos cearense, sempre com a proximidade do mês de outubro retornamos a ver nos comerciais de TV o icônico jingle da campanha.
A campanha completa 40 anos em 2024 e São varias gerações marcadas por essa campanha memorável. As cenas com as crianças brincando se repetem todos os anos e novas versões e são embaladas pelo refrão que cearense nenhum esquece.
Colégio J. Oliveira
Outro comercial que marcou a memória de muitos cearenses foi o comercial do Colégio J. Oliveira. Quem já assistiu esse ícone da publicidade cearense se assusta até hoje com as trombetas da trilha ao início do comercial, mas sabe muito bem qual é o melhor supletivo do mundo: o Colégio J. Oliveira, ao menos é o que diz o comercial da instituição, né?
Não sendo suficiente, a escola também se dizia o 1º lugar no Enem de todo o Brasil. É claro que nunca validamos essas informações. Quem lembra que os alunos tinham que apertar um botão nessa maquininha antes de adentrar — Me lembro que na minha escola, só tinha o porteiro vistoriando mesmo a entrada e saída dos alunos.
Ponto da Moda
Essa é mais um exemplo de propaganda cearense com jingle marcante e ritmo dançante. Quem não sabe cantar essa?. A loja de roupas Ponto da Moda usa a mesma canção em seus comerciais desde os anos 2000. Nessa campanha de 2013, eles convidaram o forrozeiro em ascensão Wesley Safadão — que ainda ostentava aquele cabelo clássico e era casado com Mileide Mihaile — para cantar vestido com peças da loja.
Universal Park
Toda criança foi marcada pela campanha do Universal Park e já perturbou os pais para ir nesse parque. Primeiro, eles mostravam na propaganda os brinquedos perigosíssimos que instigavam a adrenalina infantil.
Mesmo com todos os rumores de supostos acidentes ocorridos, as pessoas não se amedrontavam, já que sempre era a última semana do empreendimento na cidade, como o narrador frisava. E nem do endereço na famosa Washington Soares, 2315 você esquecia, afinal, era a atração da cidade.
Eugênio Móveis
Esse comercial não é somente um dos principais clássicos da publicidade, cearense, mas também é um grande mistério da publicidade cearense.
O comercial da Eugênio Móveis passaria despercebido se não fosse pela trilha sonora. A música já é utilizada nas propagandas da loja desde a década de 1990. Tem gente que tem medo do instrumental e outras pessoas acham que parece toque de música de motel, mas o que todo mundo quer saber é: Qual é o nome da tal música?
Óticas Boris
A propaganda icônica das Óticas Boris traz a jornalista Maísa Vasconcelos que apresentava os novos modelos de óculos de grifes italianas, que foram o hype na época, e claro o icônico lema da ótica que marcou a memória de inúmeros cearenses. “Óticas Boris, especialista em Óticas de grau”
Natal de Luz
A propaganda icônica do Natal de Luz do Ceará, marcou a memória de todos os cearenses, não tem um habitante da terrinha que não saiba cantar a música do Natal de Luz da Praça do Ferreira.
O jingle do Natal de Luz é utilizado até hoje nas campanhas de natal no final de ano, e logo mais estaremos vendo uma nova roupagem da propaganda nesse ano.
É claro que cada um possui um comercial que o marcou mais a memória e não conseguiríamos incluir todas as campanhas possíveis. Se você se lembra de algum, manda sua sugestão para gente no nosso Instagram! Quem sabe, pode rolar uma parte 2?