Com a partida do ilustre publicitário, o Nosso Meio, fez uma seleção de icônicas campanhas idealizadas pelo mestre da publicidade brasileira.
Washington Olivetto foi um renomado publicitário e empresário brasileiro, reconhecido por seu trabalho inovador na área de publicidade e comunicação. Nascido em 29 de setembro de 1951, em São Paulo, ele é reconhecido por sua capacidade de criar campanhas memoráveis e por seu estilo criativo que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da publicidade no Brasil e o fizeram ser um dos principais nomes da publicidade.
Foi um dos fundadores da agência W/Brasil e, além de seu trabalho como publicitário, ele também foi escritor, professor e palestrante Washington Olivetto é frequentemente citado como uma referência no setor da comunicação, tendo recebido diversos prêmios e honrarias ao longo de sua carreira.
Confira algumas campanhas do publicitário:
Comercial Valisére – Meu Primeiro Sutiã
Washington Olivetto foi um gênio em 1987 com o filme ‘Primeiro Sutiã’, da Valisère. A campanha foi e é considerada um marco. Nela uma adolescente ganha seu primeiro sutiã e passa a se sentir mais confiante.
Comercial Garoto Bombril – Carlos Moreno
E quem não se lembra da propaganda icônica do garoto Bombril? A campanha com Carlos Moreno foi listada no Guinness Book of Records em 1994 como a que se manteve mais tempo no ar, estrelada pelo mesmo ator. O ícone foi criado em 1978, quando a DPZ tinha o desafio de renovar o slogan ‘Mil e uma utilidades’ utilizado pela marca desde os anos 50.
Baton Garoto – Compre Baton
Nesse comercial, a criança tenta induzir as mamães as hipnotizando com um Baton a sempre que saírem com seus filhos, comprarem Baton Garoto, sempre induzindo o mantra “Compre Baton, Compre Baton”, dando a entender que os telespectadores estão sendo hipnotizados e convencidos a comprar o produto, é incrível perceber como a mente de Olivetto tinha tino para as publicidades.
Comercial Deca – O Pingo
Foi em 1971 que Olivetto garantiu um dos primeiros Leões de Ouro no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. “O Pingo” levou bronze no mesmo ano em que foi criado para a Deca, na Lince Propaganda. O filme destaca o sistema de vedação substituível da marca sem rodeios – e sem vazamentos desde que o usuário fizesse o uso racional da água como deve ser. Se o produto era mesmo bom, o comercial precisava ser ainda melhor.
Comercial Garoto Sonhos – Caixa Amarela
Para Olivetto nessa campanha o encanto dos garotos pelas mulheres desde cedo tem tudo a ver com bombons, objetos de sedução que os rapazes podiam comprar para as moças sem gastar muito. Quando o publicitário ouviu a música ‘I Had the Craziest Dream’, do Sinatra, em uma viagem a Nova York, deduziu “essa música dá um comercial” e deu. Retratou a caixinha amarela de Bombons Garoto de um jeito todo romântico, juvenil, que rendeu muitos prêmios.
Comercial Sadia – Cancela o Natal
Cancelar o Natal? Tudo era possível na mente de Olivetto, foi o que ele fez no comercial de fim de ano da Sadia e pegou meio mal. Ele mostrava o Papai Noel chegando a uma casa com a família à mesa, tudo pronto – menos o peru Sadia. No momento em que o chefe do grupo anunciou que sem o peru não haveria Natal, foi um drama. O Papai Noel deu meia volta, cabisbaixo, e deu início a um escândalo na vida real: no contexto histórico vivido pelo Brasil da época, não havia tal possibilidade. Após muitos protestos, o publicitário nunca mais tirou o bom velhinho das ações da marca.
Comercial Jontex – Preservativo/Meia
Washington Olivetto trabalhou com a Johnson & Johnson, fabricante dos preservativos Jontex, nos anos 80, e produzi um comercial mesmo sendo proibido. O publicitário proveitou um contexto interessante: o Papa havia declarado que a pílula anticoncepcional não era permitida pela igreja então, posicionou o preservativo como um “anticoncepcional sem contraindicação”, e acertou em cheio! o comercial ficou espetacular, como você pode conferir. Essa campanha ganhou o Leão de Ouro, em Cannes.
Comercial Grendene Rider – Como uma Onda
Em 1993, a Rider ganhou um comercial com Tim Maia cantando Como Uma Onda. A música foi um fator que ajudou a manter muitas das criações da W/Brasil no imaginário popular. No comercial as referências a ondas e praia e o sentimento da música fixaram a marca no imaginário da população. É sempre bom poder relembrá-lo!
Comercial Brastemp – Freguesa
Com certeza já ouviu o slogan “não é assim uma Brastemp” numa roda de amigos ou em um bate-papo em casa. Pois é, ele surgiu em 1991, em um comercial de Washington Olivetto que posicionou a comunicação da marca até o começo dos anos 2000. A direção tem o toque feminino de Ana Carmen Longobardi, o que explica muito do sucesso da narrativa. Vale rever o comercial!
Comercial Arno – Regina Duarte
Comercial Arno – Fernanda Montenegro
Comercial Arno – Marília Pêra
Essas três campanhas foram um dos exemplos das grandes campanhas que W/Brasil criou para a Arno, nos episódios as atrizes Fernanda Montenegro, Marilia Pêra e Regina Duarte tentavam convencer o público com os argumentos do porquê se se comprar os produtos da Marca por indicação das mesmas, criando interesse do público em entender a pequena rivalidade criada entre os comercias. Vale a pena rever esses três filmes.
Comercial Folha de S. Paulo- Hilter
Outra campanha de destaque é o filme ‘Hitler’, comercial feito para a Folha de S. Paulo em 1989. O comercial traz um narrador contando feitos positivos de Adolph Hitler para a economia alemã, sem revelar de quem se tratava. Ao mostrar, então, Hitler, ele diz “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.
Comercial Grendene Ipanema – Gisele Bündchen
Na campanha a modelo Gisele Bündchen desfilando no Rio de Janeiro com sua Ipanema e faz com que todos os olhos voltem a atenção por onde a modelo desfila. O comercial contou com a direção de Andrucha Waddington.
Entende mais sobre a carreira de Washington Olivetto em nossa matéria no portal: Um gênio chamado Washington Olivetto – Portal Nosso Meio