Diversidade

Renato Camargo, VP de clientes da Pague Menos, é um dos top executivos LGBTQIAPN+ em 2024

Por Redação

21/11/2024 11h48

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Lista internacional compilada pela INvolve e com apoio do YouTube elenca os principais profissionais, líderes e aliados da causa

O VP de clientes da Pague Menos Renato Camargo foi reconhecido globalmente como um dos top executivos LGBTIAPN+ em 2024 pela lista The Outstanding Executives Role, promovida pela INvolve, consultoria internacional que promove diversidade e inclusão aos negócios, com apoio do YouTube.  O executivo tem desempenhado um papel fundamental na promoção de práticas inclusivas que contribuem significativamente para a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e diversificado na Companhia.

“Fiquei extremamente feliz por esse reconhecimento em uma lista global tão prestigiada, pois reflete anos de trabalho e dedicação. É uma grande honra e uma motivação para continuar avançando, a fim de contribuir para a criação de ambientes mais inclusivos e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. É isso que me move!”, celebra ele.

Como uma das principais lideranças LGBTQIAPN+ da companhia, Renato atua na promoção de um ambiente que proporciona segurança e acolhimento para que todos os colaboradores se sintam à vontade para se expressar. Está constantemente engajado em proporcionar espaços de escuta ativa e participa dos eventos internos intitulados Vozes, que incentiva o diálogo aberto entre os funcionários.

Alinhado com o RH, tem liderado esforços para a inclusão de pessoas trans, uma prioridade importante para a empresa. Além disso, contribui para o avanço nas iniciativas de autodeclaração, fortalecendo a percepção de segurança no ambiente de trabalho e permitindo um entendimento mais amplo do perfil da equipe, o que apoia o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão.

.

Atuação de Pague Menos pela Diversidade e Inclusão

No último ano, a Pague Menos revisou sua Política de Diversidade e Inclusão, publicando diretrizes específicas para a inclusão de pessoas com deficiência; integração de diferentes gerações; igualdade de oportunidades para pessoas LGBTQIAPN+; equidade racial e de gênero. Com base em um estudo realizado em 2023, uma das metas estipuladas é a contemplação de 70% dos colaboradores mapeados em fase de transição de gênero no Programa de Saúde Integral da Companhia. 

Em junho, a Companhia foi reconhecida como uma das empresas mais inclusivas do País segundo a pesquisa ETHOS/Época de Inclusão 2024. Esse levantamento contou com 204 participantes, e visa destacar a diversidade e inclusão dentro das empresas de todos os setores do Brasil. A análise constitui a mais ampla verificação de práticas de diversidade, equidade e inclusão do país, que contempla 12 frentes da gestão do tema nos negócios: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTQIAPN+ e promoção da equidade geracional.

Com o sucesso das medidas tomadas, a Pague Menos celebrou sua segunda inclusão consecutiva no Índice de Diversidade da B3 (IDIVERSA). A conquista reconhece o compromisso com a construção de um ambiente de trabalho mais diverso, equitativo e inclusivo, reforçando a importância da diversidade humana como valor fundamental para o sucesso do negócio. Presente em cerca de 400 municípios em todo o País, a rede reconhece que o ambiente corporativo precisa ser um reflexo da sociedade brasileira e promove a equidade em todas as suas esferas. 

De acordo com Suki Sandhu OBE, fundador e CEO da INvolve, destaques LGBTQIAPN+ e defensores da causa são vitais para impulsionar a inclusão tangível e de longo prazo para integrantes dessa comunidade em todo o mundo.

“Apresentados com destaque nas listas apoiadas pelo YouTube, os nomes são pioneiros e estão impulsionando iniciativas impactantes e mudanças estratégicas tanto em suas organizações quanto na sociedade em geral. Estou muito feliz de poder mostrar e celebrar suas conquistas, e estou ansioso para ver o impacto positivo contínuo que essas pessoas farão para a inclusão global LGBTQIAPN+”, finaliza.