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Reputação da marca: veja como o marketing digital pode fortalecer o seu negócio no mercado

Por Redação

24/02/2022 10h00

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Pesquisa revela que mais de 93% dos consumidores deixam de comprar com empresas de má reputação

 

Com o poder literalmente nas mãos, os consumidores virtuais estão cada vez mais exigentes e querem se assegurar de todas as formas que não serão ludibriados por uma propaganda enganosa. O site Reclame AQUI é um dos mais acessados quando se trata de busca por reputação de uma marca. Em pesquisa, o site revelou que, mais de 93% dos consumidores não compram de uma empresa envolvida em alguma polêmica, um número bastante expressivo que deixa um alerta para as empresas cuidarem da sua reputação.

 

Com base nisso, é necessário que as empresas estejam, mais do que nunca, alinhadas com o seu setor de marketing no fortalecimento da imagem positiva da marca no mercado.

 

O marketing digital é um excelente aliado nessa empreitada pelo bom posicionamento de imagem, pois existem diversas ferramentas que podem ser aliadas a boas estratégias.

 

Conteúdo relevante

Na construção da reputação da sua marca, é preciso ter autoridade e credibilidade, oferecer conteúdo relevante é fundamental para o sucesso nesse processo.

 

Durante essa etapa, o conteúdo deve ter originalidade e utilidade, não pode ter um objetivo promocional. Essa estratégia não só aprimora a experiência do consumidor como também retém a atenção dele e demonstra que o seu negócio é referência no assunto ao ajudá-lo ou ensiná-lo sobre algo.

 

Boas parcerias

Tomando posse da máxima: “diga-me com quem tu andas que te direi quem tu és”, as parcerias que sua marca faz são de suma importância. de nada adiantará fazer todo o dever de casa e pecar na escolha dos aliados na hora da divulgação.

 

Ao escolher seus parceiros comerciais, mantenha uma comunicação aberta e invista em monitoramento. Lembre-se que qualquer passo errado dado por essas empresas poderá afetar a reputação da sua marca diretamente.

 

Transparência

A transparência nas ações de um negócio refletirá positivamente em uma marca forte. Invista na aproximação e facilitação do diálogo com o cliente, pois, muitas vezes, ele precisa apenas ser ouvido e compreendido. 

 

Não tenha medo de conversar com o seu consumidor e de aproximá-lo da realidade do seu negócio. Explique as opções de meios de pagamentos, as alterações na política de preços, as modificações nos processos ou as mudanças na composição de produtos quando ocorrerem, por exemplo.

 

Responsabilidade social

O compromisso com a responsabilidade social, além de ser um dever básico, é uma ótima forma de construir a reputação de marca. Assim, sua loja pode optar por dar o exemplo aos clientes ao combater problemas sociais e ambientais na sociedade.

 

Busque causas que reflitam o seu posicionamento no mercado, pessoas e instituições não irão faltar. Mostre para o seu público que sua empresa é feita por pessoas reais e sensíveis às necessidades alheias, isso aproximará ainda mais o seu cliente do seu negócio.

 

Alinhamento

Uma campanha de marketing bem planejada e executada não será suficiente para assegurar uma imagem positiva para sua empresa. Os consumidores são muito exigentes e, ao perceberem o menor sinal de discrepância entre o que a sua marca prega e o modo como ela se comporta, a sua reputação estará gravemente comprometida.

 

A reputação de marca é resultado de atividades e ações diárias de uma empresa, ou seja, não pode ser construída de um dia para o outro. É preciso preparar os colaboradores para que todos estejam alinhados com as propostas, princípios e valores do seu negócio, afinal, eles também são capazes de fortalecer ou arruinar a sua imagem.