Campanhas

Retrospectiva 2025: as campanhas publicitárias que marcaram o ano

Por Redação

26/12/2025 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O Nosso Meio ouviu profissionais do Nordeste e de Brasília para reunir os trabalhos que mais se destacaram pela criatividade e impacto no mercado

O ano de 2025 se consolidou como um período de força e crescimento para o mercado publicitário brasileiro. Segundo o relatório This Year Next Year, da WPP Media, que passou a avaliar 15 dos principais mercados globais, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial, com uma receita publicitária estimada em US$ 26,8 bilhões. O país também deve registrar o maior crescimento entre os mercados analisados, com alta de 16,1%, superando inclusive os Estados Unidos, que apresentam projeção de crescimento de 12,5%.

Em meio a esse cenário de expansão e otimismo, a criatividade ganhou ainda mais espaço ao longo do ano. Diversas campanhas publicitárias foram lançadas em 2025, chamando a atenção do mercado e se destacando pela inovação, pela conexão com o público e pela leitura sensível do momento social e cultural. Esses trabalhos marcaram o repertório de profissionais da área e reforçaram a potência criativa da publicidade brasileira.

Pensando nisso, o Nosso Meio ouviu publicitários de diferentes agências do Nordeste e de Brasília para construir uma retrospectiva das campanhas publicitárias que se destacaram em 2025. A partir do olhar desses profissionais, a matéria reúne trabalhos que inspiraram, provocaram reflexões e ajudaram a traduzir os caminhos e tendências da publicidade ao longo do ano.

Confira as campanhas mencionadas:

Thiago Peixoto
Para Thiago Peixoto, da EBMQUINTTO, a campanha “Paixão pelo Ceará” assinada pela própria agência para o Governo do Ceará foi o tipo de campanha que marca. A campanha valorizou a cultura, a beleza e o humor do Ceará reunindo humoristas e forrós em uma campanha envolvente e representativa

“A estratégia, e a forma como foi lançada teve um alto impacto junto à população e ao mercado. A utilização de artistas/humoristas, e de uma música marcante da nossa cultura gerou uma conexão excelente com o povo cearense. É o tipo de campanha que marca!”, afirmou o COO da EBMQUINTTO.

Thiago Façanha
Já para Thiago Façanha, CEO da Mulato Comunicação, a campanha que mais marcou o ano fugiu do formato tradicional de filme publicitário. O que chamou sua atenção foi uma ação de Out Of Home (OOH) da Nike, que protagonizou uma emboscada de marketing contra a Adidas durante a Maratona de Buenos Aires.

A prova prometia ser o cenário ideal para a Adidas, patrocinadora oficial do evento. No entanto, a Nike demonstrou mais uma vez sua capacidade de transformar comunicação em espetáculo e roubou os holofotes com uma ação que tomou as ruas da capital argentina e rapidamente viralizou nas redes sociais

“Gosto dessa campanha pois além de inteligente e corajosa, lembra um pouco das guerras comerciais saudáveis que tem um tempo que não assistimos na publicidade, onde todo mundo, com prevenção de julgamentos digitais, opta por evitar”, defende seu ponto de vista.

Danilo França
Para Danilo França, VP de estratégia e dados da Lean Agency, no Recife, a campanha que mais marcou o ano foi uma criação da própria agência para a Betnacional, protagonizada por Vini Júnior logo após o jogador assumir publicamente o namoro com Virgínia Fonseca. A peça explora a curiosidade do público ao simular uma declaração romântica que, no desfecho, é o amor pela bola.

“O destaque foi o timing e a cultura pop: a campanha usa a curiosidade do público, a fofoca de celebridade e o real time para gerar conversa e reforçar o território da marca, sendo um bom exemplo de como entretenimento, narrativa romântica e estratégia de marca se encontram numa única ideia”, afirma Danilo.

Emerson Braga
Agora para Emerson Braga, da Propeg, a campanha mais marcante de 2025 foi “Pedigree Caramelo – Caramelo Kennel Clube”, criada pela AlmapBBDO. A ação coloca o vira-lata caramelo no centro da narrativa, elevando o cão Sem Raça Definida (SRD) a símbolo da cultura brasileira. Com isso, a campanha busca incentivar a adoção responsável e combater o abandono animal, chamando atenção para um dado alarmante: os SRDs, maioria nos abrigos, têm até 90% menos chances de serem adotados.

“Em vez de ser apenas um comercial, Pedigree Caramelo transformou um símbolo da cultura popular brasileira, o cachorro vira-lata caramelo, em protagonista de uma causa real. Além disso a campanha conquistou o Titanium Lions no Cannes Lions 2025, categoria reservada para trabalhos extremamente inovadores e transformadores”, destacou.

Juliana Montenegro
Na Bahia, a Juliana Montenegro, head de mídia e planejamento da agência Leiaute, defendeu que a campanha mais marcante de 2025 foi a do Canva com a Gracyanne Barbosa, usando o “ovo” como ideia central. Para a profissional a campanha foi simplesmente genial pois não se apoiou apenas no hype da influenciadora, mas numa verdade real dela: a disciplina e o consumo diário de ovos para manter a forma. Isso trouxe autenticidade à narrativa e mostrou uma estratégia que vai além do uso superficial de imagem de um influencer. 

“É uma campanha pop, divertida e estrategicamente muito bem construída, com leitura fina do comportamento digital. Isso parte de um insight criativo que com certeza nasce de uma visão digital e não adaptação do off pro on”, disse Juliana.

Lorena Oliveira
Para Lorena Oliveira, da Binder, e para a própria agência, a campanha mais marcante do ano foi uma criação da própria para a CAIXA. A iniciativa dá início a uma campanha nacional voltada à sustentabilidade, que convida o público, por meio de uma linguagem poética, inspiradora e conectada à realidade dos brasileiros, a refletir sobre o papel coletivo na construção de um futuro mais verde. A campanha adotou o mote “É da nossa natureza fazer acontecer” e acompanhou a jornada do Brasil até a COP30, que aconteceu no fim do ano, em Belém.

“Toda a produção da campanha foi pensada de forma sustentável, indo do cuidado com o uso de materiais reciclados até a compensação da emissão de carbono gerado no processo de captação dos vídeos”, explicou a sócia e diretora geral da Binder.

Renata Sanchez
Para Renata Sanchez, da Mene Portella, em Brasília, a campanha mais marcante do ano foi uma criação da própria agência para o Ministério do Turismo, celebrando o reconhecimento de Belém como Capital Mundial do Brega pela ONU Turismo. A iniciativa transformou um movimento cultural inicialmente local em uma conversa nacional, ampliando o debate sobre identidade, pertencimento e orgulho paraense.

Com o mote “O mundo é brega e Belém é a capital”, a ação mergulhou na potência estética e simbólica do brega, tendo Joelma como protagonista e embaixadora dessa cultura. A campanha combinou música, audiovisual e conteúdo digital para apresentar o gênero em suas diversas vertentes, além de valorizar outras expressões da cultura local, como gastronomia, moda, turismo e empreendedorismo. 

“A provocação da campanha, a forma como ela foi construída e a entrada da Joelma como representante da cultura acabaram gerando uma repercussão maior, chegando até a uma matéria no Fantástico sobre uma rivalidade saudável entre Recife e o Pará para definir quem seria, de fato, a capital do brega. A campanha foi ganhando proporções muito maiores do que a própria verba investida”, comentou a diretora executiva da Mene Portella.