O Nosso Meio, apurou junto a alguns profissionais do meio publicitário quais campanhas os inspiraram no ano de 2024, e o porquê elas foram tão emblemáticas para eles.
O ano de 2024 foi repleto de trabalhos publicitários de renome, campanhas assinadas por agência reconhecidas no mercado e que marcaram a memória de muitos profissionais do ramo, foram produzidos durante todo o ano diversos trabalhos incríveis que garantiram troféus em premiações tanto locais quanto nacionais.
Pensando nisso, O Nosso Meio apurou junto a profissionais da área de publicidade uma retrospectiva de campanhas publicitárias que os inspiraram durante o ano de 2024.
Confira as agências e campanhas mencionadas:
Advance
Para Musa Siqueira-Planner da agência Advance a principal campanha que marcou seu ano foi a campanha produzida pela própria agência para a Normatel. Na campanha de aniversário da marca a agência celebrou o som da obra, ressignificando-o como o “som dos sonhos” e destacando a importância do trabalho de construção civil para a realização de projetos de vida.
“Eu adorei essa campanha, pois ela ressignificou o barulho das obras como uma música da obra, ou seja, o barulho que concretiza a realização do sonho da tão “sonhada reforma”, afirma a profissional.
EBMQUINTTO
Já para Kendy Shirasu-Diretor de Criação na EBMQUINTTO. A campanha que mais marcou seu ano foi a campanha “Tormenta”, criada pela agência AlmapBBDO para O Boticário, A campanha retratou os desafios emocionais de uma mãe ao criar um filho adolescente, trazendo uma história sensível e profunda. Uma verdadeira história de cinema.
“Certamente essa foi a campanha que me inspirou! O Boticário não hesita em abordar questões reais, pois entende que isso gera identificação imediata. É uma propaganda baseada na empatia, mas sem ser superficial naquele tom de que tudo é feliz e perfeito. Roteiro, direção de arte, fotografia no mais alto padrão.”, explica o profissional.
Metta Comunicação Corporativa
Para Verônica Melo-CEO da Metta Comunicação, a campanha que marcou seu ano foi a campanha “No São João, a gente veste o Nordeste” assinada pela agência Bando Propaganda, A agência produziu latinhas personalizadas com características dos nove estados do nordeste.
“Escolhi a campanha das latinhas temáticas de São João da indústria Cajuína São Geraldo porque primeiro, eu amo as festas de São João e existe uma forte influência na nossa história. E em segundo lugar, a campanha conseguiu unir de forma única, elementos culturais de todos os estados do Nordeste com uma estratégia de marketing criativa e emocional. Foi uma ação que transcendeu a publicidade tradicional ao resgatar a essência de uma das maiores celebrações populares do Brasil, conectando a marca com o público de maneira única, além de homenagear essas regiões tão ricas do nosso nordeste.”, explica Verônica Melo _ CEO da Metta Comunicação Corporativa.
Tatics
João Victor-Atendimento de Contas da Tatics. A campanha que mais lhe inspirou em 2024, foi a da Tim para o Rock in Rio 2024, criada pela BETC HAVAS, Com o slogan “Com o 5G da TIM, o palco da internet tá na sua mão”, a campanha destacou o poder da conectividade ao contar a emocionante trajetória da cantora Iza, que saiu da plateia em 2011 para se tornar uma estrela nos palcos do festival.
“Essa narrativa é um exemplo poderoso de transformação e inspiração, mostrando como a comunicação pode conectar pessoas, sonhos e histórias de maneira profunda.”, explica o profissional.
Temprano Delantero
Para Pádua Sampaio-Diretor da Agência Temprano/Delantero, a campanha que mais marcou seu ano de 2024 foi a ação promovida pela própria agência para o Ceará Sporting Club no mês de outubro, onde a criança que acompanha o jogador do time na entrada do time em campo, entra com um celular, conscientizando a população sobre o uso excessivo de telas na infância.
“Acredito que essa ação levanta uma questão super pertinente porque a gente está vivendo hoje, sobretudo com respeito às crianças. O uso excessivo de telas. Acho que essa campanha, ela incomoda, ela faz a gente pensar numa perspectiva da criança, e como cada vez mais a gente está deixando no segundo plano as relações pessoais, físicas, e está colocando tudo isso por meio das telas. Então, essa campanha, para mim, mexeu muito comigo, até porque tenho um filho pequeno e a gente sabe da batalha que é. Para manter essas crianças aí longe desse universo”, comenta.
Mulato
Para Camila Nascimento-Head de Marketing da Mulato Comunicação, foi difícil selecionar apenas uma campanha que lhe inspirou no ano de 2024, mas a profissional selecionou a campanha viral que foi a campanha de naming righs que transformou o clássico Morumbi em MorumBis.
“Para mim é impossível não mencionar o viral que foi a campanha de naming righs que transformou o clássico Morumbi em MorumBis. Uma campanha que foi além do humor e elevou o nível do marketing de oportunidade e da geração de mídia espontânea.” comenta.
Ágil Comunicação
Para o profissional Eduardo Câmara-Diretor Executivo na agência Ágil Comunicação, a campanha que lhe inspirou no ano de 2024, foi a campanha “All the Ads”, da DoorDash, segundo o profissional a campanha foi uma das maiores de 2024, ao usar o Super Bowl, o maior palco da publicidade, genialmente. Em vez de só exibir um comercial, a marca transformou os anúncios de outras empresas em parte do jogo.
Na ação, os espectadores podiam concorrer a todos os produtos mostrados nos intervalos, de todas as marcas que anunciaram neste SuperBowl (de veículos de luxo a pacotes de Doritos) após conseguir anotar um código desafiador publicado no comercial da DoorDash durante o jogo.
“O impacto foi enorme, com milhões de pessoas interagindo em tempo real, unindo digital e mídia de massa. A ideia foi tão inovadora que ganhou o prêmio mais importante no Cannes Lions 2024. Além disso, foi uma jogada de marketing perfeita para reforçar a marca e aumentar seu alcance. Resumindo: criatividade, engajamento e impacto num só pacote!”, explica o profissional.
Acesso Estrategia Criativa
Para Rodne Torres-Sócio Diretor de Criação da Acesso Estrategia Criativa, a campanha que mais lhe inspirou no ano de 2024 foi a campanha ‘Every Coca-Cola is Welcome’.
Assinada pela VML Global, onde a Coca-Cola reconhece a autenticidade das interpretações não oficiais do seu logo feitas por lojistas e comerciantes ao redor do mundo, que, com suas limitações técnicas e de conhecimento, tentam promover a marca para benefício próprio.
“Em vez de repreender essas manifestações, a marca teve a coragem de enxergar uma oportunidade. De forma genuína, transformando o que poderia ser um ‘erro’ em uma celebração institucional, construindo uma narrativa emocional poderosa que conecta a Coca-Cola aos seus revendedores e ao público final de maneira autêntica e culturalmente relevante. Inclusive incluindo a criação nas paredes da Distribuidora Deivin, que fica em Caucaia, no Ceará.”, explica.
Bolero
O redator Emmanuel Brandão-Agência Bolero, fugiu um pouco da pergunta e citou uma intervenção criada pela AlmapBBDO, onde pela primeira vez na história, transformou a abertura do remake da novela Renascer em uma propaganda do O Boticário.
Na intervenção as lindas cenas de natureza foram substituídas pela triste realidade que o planeta enfrenta. A ação inédita chamou a atenção de todos aqueles que assistiram à novela, e também daqueles que não assistiram.
“Eu fui impactado por essa intervenção surreal da AlmapBBDO pelo O Boticário, a ideia deles ganhou diversos prêmios, além ter conseguido reverberar uma das principais causas de marca: o cuidado com o meio ambiente.”, justifica.