Com foco nas artes visuais, o espaço dispõe de livros, múltiplos de artistas, camisetas e outros objetos de arte. Além de se dedicar a realização de atividades de formação artística.
Nascida de uma iniciativa de cunho independente, a Revista Reticências vem há 16 anos, vem se dedicando a tornar-se um lugar de reflexão e debate crítico sobre a arte contemporânea no Estado do Ceará com circulação nacional.
Idealizada pelo artista visual, Júnior Pimenta, e a jornalista, Ana Cecília Soares, a revista surgiu de um desejo coletivo em preencher uma lacuna local por um espaço que unisse pesquisa, fomento, memória e crítica de arte. Desde então, além da revista, com cinco edições publicadas, a Reticências tem realizado diferentes ações: oficinas, conversas, laboratórios formativos, entre outros.
No ano de 2019, tornou-se editora, lançando o selo editorial Arte Ceará por meio do qual já foram publicados os livros “O Silêncio das Coisas: Herbert Rolim”, e “Somos os que foram: Coletivo Aparecidos Políticos/ 10 anos”.
Com o intuito de ampliar sua frente de atuação, a Reticências vai inaugurar no dia 04 de maio, às 19h, sua loja física no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O lugar será dedicado exclusivamente às artes visuais a partir da venda de livros, tanto de editoras nacionais quanto independentes, múltiplos de artistas e outros objetos de arte.
Dentre os artigos disponíveis, um dos destaques da loja é a coleção de “camisetas-obras”, produzidas em parceria com cinco artistas cearenses e uma pernambucana, são eles: o Coletivo Terrorista del Amor; Lucas Dilacerda; Samuel Tomé; Júnior Pimenta; Maria Macêdo e Catarina Dee Jah. A coleção atual se debruçou sobre frases dos trabalhos destes artistas, mas a ideia é que cada ciclo de “camisetas-obras” traga um recorte poético diferenciado.
Além disso, o espaço também buscará desenvolver atividades educativas, como palestras, conversas com artistas, oficinas e lançamentos de livros. Dedicando-se à produção de artistas do Norte e do Nordeste.
Ver essa foto no Instagram
O evento de inauguração ocorrerá das 19h às 21h, com a discotecagem da DJ Socorrinha e coquetel de abertura para o público. A Loja Reticências fica localizada entre o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, e funcionará de terça a domingo, das 14h às 20h.
Confira também:
Dia do profissional de eventos: setor vive retomada gradual e movimenta mais de 50 atividades
Cobasi e Hard Rock Cafe Fortaleza investem em tendência de eventos pet friendly