Tendência

Ricardo Cavallini e Luiz Gustavo Pacete levam a discussão sobre Inteligência Artificial ao palco do MMA Impact 2023

Por Redação

18/04/2023 17h45

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Ministrada por Ricardo Cavallini, professor da Singularity Brasil, e com mediação de Luiz Gustavo Pacete, Head De Conteúdo Latam, a palestra abordou a Inteligência Artificial e as suas novidades, além de falar sobre os pontos de atenção em relação ao presente e futuro da tecnologia.

 

A ocasião ocorre em meio a um momento interessante no que diz respeito à IA, já que muitos estudos vêm sendo feitos sobre um assunto. Principalmente sobre a participação do Brasil.

 

Segundo dados levantados no relatório AI Readiness Index 2019, feito pela Oxford Insights, o Brasil está em 40º lugar entre 192 países no que diz respeito a soluções de Inteligência Artificial. A previsão é de que a implementação da tecnologia movimentará US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.

 

O Brasil, portanto, vem crescendo quando o assunto é Inteligência Artificial. De acordo com informações da Accenture, apontadas pelo relatório da Oxford Insights, até 2035 o uso de IA promete levar a um aumento de um ponto percentual no PIB brasileiro. A tecnologia vai impulsionar também a economia de outros países latino-americanos, especialmente Chile, Colômbia e Argentina.

 

Um dos focos da conversa foi o avanço dessa nova tecnologia e sobre como ela se tornará mais forte no futuro, trazendo novas oportunidades de desenvolvimento para a sociedade implementando outros meios de produção com base na IA.

 

Muito se foi falado sobre o ChatGPT e suas implicações no cotidiano. A invenção é uma ferramenta de inteligência artificial utilizada para gerar diálogos virtuais.

 

Para isso, ela utiliza algoritmos que realizam o processamento de linguagem que possibilita a interação humana com o computador.

 

Vale dizer que o realismo dos diálogos criados no Chat GPT se deve ao uso da tecnologia Machine Learning, o que significa que o algoritmo utilizado faz com que o sistema aprenda com as interações e torne o diálogo cada vez mais refinado.

 

Na prática, um bate-papo com o Chat GPT tende a se tornar cada vez mais realista, já que a cada conversa a máquina aprende novas palavras e expressões.

 

Ao falar sobre IA, Ricardo Cavallini comparou seu impacto com a criação do iPhone pela empresa norte-americana Apple.

 

“Quando foi criada uma nova interface com o iPhone, isso mudou tudo como a gente imagina, se a gente pensar nas maiores empresas do mundo, muitas delas são baseadas no que é o iPhone, sem ele não existiria o Instagram, Uber, não existiriam muitas dessas empresas. Quando falamos de ChatGPT, estamos falando de uma interface nova que tem a capacidade de ser o novo iPhone, no sentido de ele ser a plataforma onde podemos criar muitas coisas em cima dele,” comenta Cavallini.

 

O iPhone de primeira geração foi descrito como uma revolução para a indústria de telefonia móvel e seus modelos posteriores também receberam elogios. A linha de celulares foi responsável pela popularização dos smartphones e do desenvolvimento e comercialização de aplicativos móveis.

 

Ao longo da conversa também foram debatidos os riscos da utilização da IA, Recentemente, pessoas especializadas no assunto se mostram preocupadas com a utilização dessa tecnologia. Nos últimos dias, cientistas assinaram uma carta em que pedem uma pausa de seis meses no desenvolvimento da inteligência artificial. 

 

A carta diz que estamos em um ponto que pode significar uma mudança profunda na história do planeta. Defende que a inteligência artificial está sendo desenvolvida dentro de empresas, em caixas pretas, numa corrida tecnológica que nem seus próprios criadores são mais capazes de controlar.

 

Sobre isso, Cavallini comenta sobre as novas gerações não estarem preparadas para lidar com as novas tecnologias, mesmo já estando familiarizadas com o contexto digital.

 

“Ser nativo digital não é mais suficiente para preparar a nova geração para o futuro dessa nova tecnologia que a gente não sabe o que é, esse é um desafio muito grande,” finaliza Ricardo.

 

MMA Impact Brasil 2023

Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.