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Rock in Rio: marketing de experiência é aposta das marcas nos 7 dias de festival

Por Redação

05/09/2022 15h44

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O Rock in Rio, que começou nesta sexta-feira após ser adiado em um ano por causa da pandemia, estima que 700 mil pessoas devem passar pela Cidade do Rock nos sete dias de festival. 

 

O que pode ser apenas mais uma diversão para o público, é uma excelente oportunidade para marcas e anunciantes que decidem apostar no Marketing de Experiência. Uma categoria que tem crescido e se mostrado bastante efetiva nos últimos anos.

 

A retomada dos festivais após dois anos de pandemia foi apontada como um dos fatores responsáveis pelo aumento de investimentos no Rock in Rio. O valor bruto cresceu 20% em relação à última edição, em 2019.

 

A Negresco® estreia no Rock in Rio Brasil com um espaço exclusivo que proporcionará uma ativação especial para o público durante todos os dias do festival por meio de uma experiência musical. 

 

“Negresco® é uma das nossas marcas mais importantes de Biscoitos Nestlé e decidimos estar presentes em um dos maiores momentos de entretenimento do mundo com uma atividade alinhada ao nosso público”, Luigi Segatto, Gerente de Marketing de Biscoitos Nestlé. 

 

 A LATAM Brasil, companhia aérea oficial do Rock in Rio Brasil 2022, levará uma ativação exclusiva em seu estande na Cidade do Rock. A experiência permitirá ao público ficar pendurado por cabos e ter a experiência sensorial de sobrevoar alguns dos destinos de viagem mais emblemáticos da companhia, como Paris, Salvador, Rio de Janeiro e Nova York. 

 

Criada pela BFerraz, agência da B&Partners.co, a ativação será acessível para todos, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes físicos também possam ter acesso ao espaço e desfrutem da experiência de “voar”.

 

Amira Ayoub, head de Marketing da LATAM Brasil, ressalta que a LATAM é uma companhia que quer efetivamente levar os sonhos aos seus destinos e, por isso, é ainda mais estratégico para a empresa poder fazer isso ao lado do Rock in Rio. 

 

“O território da música é um dos quais temos colocado esforços, principalmente no que diz respeito à brasilidade e cultura. O conceito ‘A música te faz viajar sem fronteiras’ foi pensado justamente para aproximar pessoas em uma conexão emocional com a nossa marca e fortalecer o nosso compromisso: LATAM, sem fronteiras”.

 

A TIM desembarca na Cidade do Rock para promover o primeiro Rock in Rio após o lançamento do 5G. A operadora vai unir dois importantes ativos da sua marca – a inovação e a relação de longa data com a música – em um estande com ativações imersivas, que levarão ao público experiências inéditas envolvendo realidade virtual e outras soluções possibilitadas pela qualidade da maior rede móvel do Brasil.

 

A empresa estará presente também na GamePlay Arena, com ativações da sua ultrafibra, além de contar com um brinquedo e uma loja conceito. 

 

“O Rock in Rio é um festival histórico, mas a edição de 2022 traz ainda mais significados. Ela acontece depois do período mais complicado da pandemia, renovando as esperanças de um mundo melhor, e ainda marca a chegada do 5G, uma tecnologia disruptiva, que vai impactar diversos setores da economia e transformar a sociedade. E a TIM, reconhecida pela sua forte conexão com a música e com a inovação, faz parte desse momento: o Rock in Rio do reencontro, da retomada dos grandes eventos e de uma nova era digital. Estamos entusiasmados!”, resume o CEO da TIM, Alberto Griselli.

 

A Natura vem com o propósito de mobilizar mais pessoas em torno de temas essenciais para um futuro mais sustentável. 

 

“Em todas as experiências da marca ligadas ao festival, o público será convidado a se encantar com o vasto universo multicultural da Amazônia. É um convite para a transformação individual e coletiva que queremos ver no mundo. E, a partir dessa vivência, queremos mobilizar o público a agir pela floresta em pé, fazendo escolhas que impactam positivamente no futuro do planeta”, afirma Maria Paula Fonseca, iretora global da marca Natura. 

 

Sob a liderança do Coletivo Criativo NAVE, mais de 50 artistas e ativistas levam a Amazônia ao Rock in Rio Brasil. Eles fazem parte da Nave, instalação audiovisual de 360 graus que convida a uma imersão no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. 

 

O Portal Natura foi concebido pelo arquiteto Marko Brajovic,e promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões. A partir de projeções com três metros de altura, o espaço oferece uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e de consciência. 

 

A marca 3 Corações, líder do segmento de cafés no Brasil, leva todo comportamento em torno do café para o Rock in Rio 2022. 

 

“O Rock in Rio tradicionalmente traz o melhor do mundo para o Brasil e leva o melhor do Brasil para o mundo. Em momentos como este, a 3 Corações entende a importância de valorizar o que temos de melhor em nossa cultura e como protagonista do café no país, não poderia deixar de somar a este projeto experiências que enriquecem a expressão da nossa identidade. Seja onde for, We Are Café! ”, comenta Roberta Prado, head de marketing do Grupo 3corações. 

 

Durante os sete dias de festival, a marca estará presente e proporcionará diversas experiências com a bebida, em três espaços dentro da Cidade do Rock. O primeiro espaço, localizado na Rock District, trará de volta a xícara gigante que contará com uma estrutura para oferecer café de alta qualidade em formato “refil” e assim garantir a energia de quem é movido a café durante todo festival. 

 

No segundo espaço, localizado na Rota 85, o público contará com palestras de especialistas de cafés, que irão trazer mais conhecimento sobre o universo da bebida mais amada do Brasil e proporcionar degustações de cafés especiais, harmonizações e diversas experiências. 

 

Na Área VIP, a 3 Corações oferecerá aos convidados café gelado, além da degustação de cafés espressos e cappuccinos.

 

O Itaú e o TikTok fecharam uma parceria inédita para dar visibilidade a artistas emergentes que se destacam na plataforma e na cena musical brasileira de modo geral. Assim nasce a Arena Itaú. 

 

Os nomes confirmados até o momento no espaço são: João Gomes, Baco Exu do Blues, Pedro Sampaio, Fresno, Lagum, Ananda, Mc Dricka, Karen Jonz e Terno Rei. O banco ainda levará o estúdio do Podpah à area Vip do Rock In Rio. No local, Igor Cavalari e Thiago Marques, entrevistarão os artistas da Arena Itaú e celebridades que estarão no festival.

 

A Heineken implementará uma microfloresta urbana de cerca de 900 metros quadrados formada por espécies nativas da Mata Atlântica dentro do Parque Olímpico. 

 

A iniciativa faz parte da meta da empresa de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber a área verde. Durante os sete dias de evento, o público terá a oportunidade de compor músicas a partir da interação com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica dentro de um domo localizado ao lado do Espaço Favela.

 

A Coca-Cola montará o Coke Studio tanto no mundo virtual — no metaverso do evento, criado em parceria com a marca no Fortnite — tanto no físico, em um espaço que irá promover o encontro inédito de artistas e DJ’s de diferentes estilos e gêneros musicais. 

 

Na Cidade do Rock, a estrutura terá 400 metros quadrados e mais de três quilômetros de tubos de LED. Os artistas confirmados no espaço são: Johnny Hooker, Gabilly, Vitão, Grag Queen, Davi Kneip, Ruby, WD, FBC, Batekoo, Rapha Lima, Hitmakers e Felipe Mar. Eles apresentarão seus pocket shows e também formarão duplas, criando uma colisão musical inédita, produzida especialmente para o Coke Studio.

 

A Doritos retorna ao Rock in Rio pelo terceiro ano consecutivo. A marca estará presente no Mega Drop, Área VIP, Centro de Serviços de Acessibilidade e no estande localizado próximo ao Palco Mundo, com distribuição de brindes e experiência imersiva com foco em lançamento de produtos, com o novo sabor: pizza.

 

No estande da marca haverá shows de holografia com artistas que reforçam a importância da cena musical nacional. Os shows serão realizados durante os intervalos do Palco Mundo. Ainda no estande, o público poderá participar de um game interativo no primeiro andar. Há também outros dois andares para recepcionar convidados.

 

A Ipiranga irá apresentar sua montanha-russa especial que, nesta edição, conta com dois brinquedos, permitindo que mais pessoas participem ao mesmo tempo. Os brinquedos são assinados pelos pilotos da equipe Ipiranga Racing, César Ramos e Thiago Camilo, por meio de um cross com o patrocínio na Stock Car.

 

 

A lojas Americanas terá seis espaços interativos na Cidade do Rock. Entre eles estão: um estande próximo ao palco Mundo, com experiências para o público compartilhar; uma fachada retrô na Rota 85, que terá ativação com Escape 60; uma loja com diversos produtos disponíveis para compra; um espaço para relaxar na Rock District; e um brinquedo radical e inédito no festival, o Discovery.

 

 

 

A KikKat, em parceria exclusiva com o cantor Jão, terá cinco espaços na Cidade do Rock, uma promoção inédita, embalagem comemorativa e dois novos sabores inspirados no palco Sunset. O rooftop exclusivo da marca contará com uma programação para convidados composta de DJs e cantoras. Além disso, o público poderá recarregar os celulares em dois quiosques de Kitkat, instalados próximos ao Espaço Favela e Rota 85 e comprar os mais variados sabores da marca. 

 

 

A C&A apresentará ao público lojas com itens selecionados, linha de roupas sustentável e collab exclusiva com a cantora Duda Beat, que se apresenta no dia 08 de setembro, no palco Sunset, co-patrocinado pela C&A. A marca levará ao público seu portfólio mais recente de vestuário, como itens licenciados da etiqueta Rock in Rio Brasil, collab de moda inédita e as linhas Mindse7 e Ciclos, parte do Movimento ReCiclo da C&A, que incentiva o descarte consciente de roupas usadas.

 

 

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