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Samsung Ads revela o novo DNA do consumo de conteúdo e plataformas nas Smart TVs da marca no Brasil e México

Por Redação

20/05/2025 14h58

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Análise da Samsung Ads mostra como milhões de brasileiros e mexicanos estão moldando o futuro do consumo de conteúdo na TV conectada

Que os latinos são apaixonados por televisão não é novidade, mas essa relação ganhou força e novos contornos com a popularização das Smart TVs, que não apenas se tornaram o principal ponto de acesso a vídeos como também reinventaram a maneira de consumir entretenimento, notícias, esportes e publicidade. É o que aponta a mais recente análise de consumo de conteúdo da Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics – sobre os hábitos em frente à tela de milhões de usuários de CTVs da marca no Brasil e no México.

Com mais de 125 milhões de potenciais consumidores no Brasil e no México, os dados apontam para um público altamente conectado e multitela, que zapeia entre plataformas, experimenta diferentes gêneros e está cada vez mais aberto à publicidade – desde que ela surja no momento e no formato certo e agregue valor à experiência de consumir seus conteúdos favoritos ao dar continuidade e não apenas uma pausa deles.

Juntos, os dois países assistem a mais de 2,5 bilhões de horas de conteúdo por mês nas Smart TVs Samsung – entre as plataformas de tv tradicional linear (aberta ou paga), apps de streaming e serviço, bem como jogos. O streaming, no entanto, tem forte predominância e prova que conquistou um lugar privilegiado no coração e na rotina dos lares latinos, superando o conteúdo linear tradicional, embora ele ainda tenha um papel relevante em gêneros como novela, futebol e notícias ao vivo.

Multiplataformas é o novo normal para os brasileiros

No Brasil, o consumo de conteúdo por streaming representa 77% do total de 89,6 milhões potenciais consumidores nas mais de 22,4 milhões de Smart TVs Samsung, com destaque para os chamados heavy streamers, que passam mais de 6 horas por dia conectados à TV — incluindo o Samsung TV Plus.

O comportamento do brasileiro é marcado por sua versatilidade, já que, em média, ele interage com 11 canais lineares, cinco gêneros de conteúdo e cinco aplicativos diferentes por mês, além de consumir jogos, mostrando um comportamento multiplataforma, típico de quem navega entre diversos mundos hoje em dia fora das Smart TVs.

Futebol, novela e publicidade: presença garantida

No campo ou no controle remoto, o futebol continua sendo paixão nacional e regional, influenciando o consumo em aplicativos de streaming, canais FAST – serviço de streaming gratuito suportado por publicidade o qual o Samsung TV Plus, o streaming da marca, faz parte – e até em videogames, em que lidera como o gênero esportivo mais jogado. No Brasil, a novela ainda tem seu reinado, mas divide espaço com plataformas sob demanda e canais gratuitos com anúncios.

Outra presença constante na jornada do consumidor é a publicidade, sendo que 58% dos brasileiros e 61% dos mexicanos se lembram de anúncios exibidos antes dos programas. Além disso, 1 em cada 3 consumidores afirma já ter descoberto uma nova marca por meio da TV conectada.

Streaming: o rei das telas mexicanas

Os mexicanos estão ainda mais imersos no universo sob demanda. Além dos 85% de tempo dedicado ao streaming, o México também apresenta um dos públicos mais engajados em canais FAST suportados por publicidade, nos quais 30% dos consumidores preferem assistir a conteúdos gratuitos com anúncios a terem de pagar por assinaturas. Para as marcas, esse comportamento abre uma janela poderosa pois a CTV é hoje uma plataforma em que atenção, dados e criatividade se encontram em perfeita maestria.

Com consumidores que aceitam bem a publicidade e valorizam o acesso gratuito a conteúdo de qualidade, a CTV se mostra uma das plataformas mais promissoras para marcas que buscam engajamento de alto impacto. Do Norte ao Sul do Brasil e do México, a jornada de consumo revela nuances regionais valiosas para campanhas hipersegmentadas.

“O público latino não apenas assiste à TV, ele vive a TV. Ele zapeia, descobre, interage, comenta, joga, aprende e compra. As marcas que entenderem esse comportamento e aproveitarem os formatos certos de que uma Smart TV oferece estarão um passo à frente na construção de relevância e conexão”, diz Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas da Samsung Ads para o Brasil.