Nos três dias de evento, organizadores esperam receber um público de 80 mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará
Começou, nesta sexta-feira (24), a primeira parte da edição comemorativa de 25 anos do Sana, o maior evento de cultura geek do Norte e Nordeste. Ao longo de três dias, os organizadores esperam receber um público de 80 mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará, com atrações nacionais e internacionais, como as famílias de dubladores Baroli e Quinto, o vocalista de Heavy Metal Fábio Lione e o ator britânico Jason Isaacs, conhecido pelos seus papéis nas franquias Harry Potter e Star Trek.
O evento também conta com a Vila dos Artistas, espaço destinado para artistas locais divulgarem seus trabalhos e conhecer fãs. Entre os participantes, está o quadrinista paraibano Paulo Moreira, famoso pelas suas tirinhas de humor no Instagram.
“É muito massa estar aqui no Sana, porque ele é bem diferente de outros eventos que a gente tem lá em João Pessoa, por exemplo. Aqui, é muito grande e tem muita gente. E é muito massa encontrar e trocar ideia essa gente que tem interesse nos meus quadrinhos, nos meus posters e na minha arte como um todo”, pontua Paulo.
Acesso à cultura geek para jovens de todo o Ceará
Além das atrações e da Vila dos Artistas, o Sana ampliou suas iniciativas sociais por meio do projeto GeekAção, que tem o objetivo de levar a cultura geek para jovens de baixa renda, promovendo a inclusão social e garantindo que todos possam vivenciar o evento. Para isso, a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB) abriu um edital de distribuição de ingressos para o Sana 2025 – Parte 1, oferecendo oportunidades para que municípios do Ceará, tanto da região metropolitana quanto do interior, possam levar jovens ao evento de forma gratuita.
“A nossa responsabilidade social é democratizar a cultura geek. Quanto mais ampliarmos esse projeto, mais estaremos próximos do nosso objetivo”, afirma o diretor do SANA, Daniel Braga.
Por meio deste edital, os municípios cearenses solicitaram ingressos para os jovens de suas cidades, com a possibilidade de obter entre 50 e 500 ingressos, dependendo do número de jovens que cada município deseja beneficiar. Após a seleção dos jovens, os ingressos são entregues diretamente aos representantes das prefeituras ou das ONGs parceiras. Estes responsáveis terão a missão de organizar a logística de transporte e garantir que todos os jovens possam participar do evento. A expectativa é que 30 mil jovens se beneficiem com o projeto.
Marcas Patrocinadoras do Sana 2025
Neste ano, o Sana conta com o patrocínio e apoio de quase 20 marcas, alocadas em diferentes categorias, que determinam a quantidade de metros quadrados para as ativações, como também os naming rights de atrações fixas do evento, como a Arena Gamer. Na categoria ouro, estão Coca-Cola, Fanta, Monster, Fecomércio, Banco do Nordeste do Brasil e Corpvs. Na categoria bronze, estão WAP, WAAW by Alok, Spoten, RioMar Fortaleza e VSN Eventos.
Entre os apoiadores, estão Mentos, Loucos por Games, DBS Advocacia e a Federação Cearense de Esportes Eletrônicos (FCDEL). O Sana também conta com apoio cultural da Claro e da Enel e apoio institucional do Edital Mecenas do Ceará, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil.
Ativações das Marcas presentes no Sana 2025
Neste ano, a Arena Gamer leva o nome da Claro. O local possui um espaço instagramável para os visitantes poderem registrar seus momentos e uma cabine de vento, onde os participantes poderão brincar e ganhar brindes. Já para quem gosta de dançar, haverá um espaço dedicado ao Just Dance, um dos jogos de dança mais populares do mundo.
“A Claro busca conectar as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva e, por isso, estamos juntos dos nossos clientes e do público do Sana para proporcionar uma experiência ainda mais conectada e inovadora”, comenta André Peixoto, Diretor Regional da Claro para a Regional Nordeste.
A Coca-Cola promove o espaço de jogos, onde os participantes podem ganhar brindes exclusivos, caso vençam o desafios da memória ou o quiz temático sobre a história da marca. A Fanta promove um Trampolim Jump, onde os visitantes podem se divertir, realizando saltos radicais, e provar da Fanta Cajú, disponível em garrafinhas de 250 ml. O energético Monster promove uma arena de Laser Tag, onde os visitantes se dividem em times. Os vencedores da partida ganham de presente uma lata do energético. Já para quem gosta de boliche, o stand da Mentos é o ambiente ideal para se divertir e também competir a brindes exclusivos oferecidos pela marca.

Além de nomear um dos palcos, a Fecomércio, que também inclui o Sesc e o Senac, possui seu próprio stand, com espaço para desenhos, ala de maquiagem artística e uma mostra do trabalho desenvolvido pela turma do curso técnico de desenvolvimento de jogos do Sesc.
“Tem sido uma grande satisfação pra gente estarmos aqui neste evento, por ele ser muito grande, muito vasto, e também ser um local de várias oportunidades. É legal, porque o nosso curso se conecta bastante com esse universo de cultural geek”, pontua o aluno Alysson Lima.
Para quem gosta de esportes radicais, o Governo do Estado do Ceará oferece uma tirolesa de 50 metros de extensão e 9 metros de altura, com um paredão de escalada incluso. E para quem quiser dar uma recarregada na bateria do celular, o Banco do Nordeste do Brasil oferece stands com tomadas e extensões, onde os visitantes também podem descansar em assentos acolchoados.