Mercado

Santander lança podcast ‘Donas da Conta’ para incentivar que mulheres conversem sobre dinheiro

Por Redação

25/09/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Como tratar questões financeiras e outros temas, vencer a timidez e o receio de abordá-los com a naturalidade que deve nortear uma conversa entre mulheres? E deixar fluir o bate-papo com perguntas do tipo ‘Como você lida com o seu dinheiro?’, ‘Quanto devo cobrar’, ‘Como você investe sua grana?’, ‘Quais seus planos e sonhos e quanta grana você pretende gastar?’. É com esse olhar descomplicado, sem rodeios ou fórmulas e que relembra que, há apenas algumas décadas, a mulher não podia abrir sua própria conta no banco, que o podcast ‘Donas da Conta’, do Santander, entrou no ar dia 17 de setembro. A CAPS, agência que integra o ecossistema Haus, do Grupo Stefanini, desenvolveu a concepção e estratégia do projeto para o banco se comunicar com o público feminino.

Para abordar de forma direta e sincera temas que são essenciais no dia a dia financeiro de qualquer pessoa, a creator Carla Lemos foi a escolhida para pilotar as entrevistas, cada dia com um assunto e uma influencer convidada diferentes. A ideia é que as ouvintes possam se inspirar para ter conversas parecidas com amigas, familiares e colegas. Carla é responsável pelo desenvolvimento criativo e produção, dando vida a cada episódio e propondo assuntos, convidadas e criando os roteiros. Colunista do UOL Universa, influenciadora, feminista, Carla também é a creator do blog Modices, que assina a produção do programa.

O podcast ‘Donas da Conta’ será veiculado quinzenalmente no Spotify e Youtube, terá 8 episódios para debater o uso do dinheiro em suas mais variadas frentes e trará convidadas de diferentes setores de atuação. No primeiro, ‘Precisamos falar de dinheiro’, Carla bate um papo com Marina Santa Helena, apresentadora de TV, formada em arquitetura e que atualmente está fazendo mestrado com foco em consumo consciente e estilo pessoal. O projeto conta com parceria da Brunch, agência especializada em influência e criadores de conteúdo.

Carla vai trazer para o debate uma curiosidade ao usar uma espécie de cartas de baralho para promover maior interação com suas convidadas, abordando questões bem corriqueiras do nosso dia a dia. As cartas do ‘Donas da Conta’ trarão questionamentos de temas como saúde financeira, tipos de investimentos, custos e benefícios das viagens, gastos com cartões de crédito, entre tantos outros. A ideia central do baralho usado no programa contou com a colaboração e insights da 65/10, consultoria criativa especializada em mulheres, conduzida por Thais Fabris e Maria Magalhães.

Diagrama  Descrição gerada automaticamente“Acreditamos que é importante ampliar e dar voz ao universo feminino. Tivemos muitas conquistas até aqui, assumindo posições de protagonismo no mercado de trabalho, no mundo acadêmico e chefiando famílias. Mas as mulheres ainda são pouco incentivadas a conversar sobre temas financeiros, daí a ideia de criar um podcast que contribua para que esse diálogo aconteça”, destaca Luciane Effting, Superintendente executiva de investimentos do Santander Brasil.

O podcast ‘Donas da Conta’ teve inspiração há quase um ano, após rodadas de conversas com mulheres de diferentes setores do Santander, e contou com a presença de participantes do programa Santander ELA, que oferece crédito especial e exclusivo para negócios abertos por mulheres e é dedicado a pequenas empreendedoras, bem como a empresas com participação majoritariamente feminina.

“Estamos colocando no ar um projeto de conteúdo que é a nossa cara e a cara do Santander, baseado em conversas reais desde o início da concepção e com o poder de incentivar novas conversas. Cada episódio entrega utilidade, dividindo um conhecimento prático, e também encantamento, na forma de um papo descontraído e sincerão. A ouvinte vai se sentir como mais uma amiga na mesa e se inspirar para abrir essas conversas difíceis também com a sua rede de contatos”, revela Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da CAPS.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Donas da Conta
Criação: Larissa Magrisso, Beatriz Pascon, Carol Teixeira, Rafaela Breviglieri, Carolina Cunha e Felipe Lobo
Planejamento: Fernanda Kraemer, Bernardo Guimarães e a Gabriela Luz
Atendimento: Débora Barbezani, Bruna Pavanni Machado, Rafaela Braga, Gabriela Thomas e Stephanie Farias
Mídia: Roberta Barreto, Bruna Wertonge, Giovani Varella, Vanderlei Vecchia, Izabelle Fernandes
Produção: Lucas Costa
Aprovação (Santander): Karen Bezerra e Bruna Calandro

Produtora: Modices
Redação Final e apresentação: Carla Lemos
Produção: Victor Fernandes
Assistente: Elisa Santiago
Roteiro: Dayeny Bernardino
Edição: Claudio Costa
Gravado no Estúdio da Lua/RJ

Sobre a CAPS

A CAPS é a agência do ecossistema Haus de atuação in house nos clientes com desenvolvimento de conteúdo para todas as mídias sociais. Suas parceiras de ecossistema são: HUIA (digital commerce); Brooke (produtora de conteúdo digital); W3haus (agência de propaganda) as startups Hopo (consultoria) eNOW3 (cursos) incubadas dentro da W3haus, além da Gauge (produtos/canais digitais e performance) e Inspiring (fidelização e engajamento). Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.