Após um processo de substituição das embalagens iniciado há 2 anos, 360 mil garrafas já circulam no Nordeste, mensalmente, com as novas características
Compromissada com as políticas de segurança e qualidade, além da sustentabilidade, a indústria cearense São Geraldo, conhecida nacionalmente pelo seu refrigerante de caju, adotou de forma definitiva, no seu processo de envase da bebida, o uso da garrafa de vidro verde nos produtos de 600ml, colocando em desuso a garrafa marrom.
O processo iniciou há dois anos e em março último foi consolidado na indústria. Todas as antigas garrafas de cor âmbar foram trocadas gradualmente pelas garrafas próprias da São Geraldo, de cor verde. Mensalmente, são 360 mil garrafas verdes de vidro em circulação em todo o Nordeste movimentando as vendas no varejo e atacado.
A substituição no processo de envase do refrigerante de caju garante a conservação do sabor, o aumento da qualidade para o cliente, além da preservação do meio ambiente, conforme explica a Gerente de Controle de Qualidade, Katiana Feitosa.
“A garrafa verde é a de melhor qualidade. Nela, temos ainda mais segurança alimentar por envasar somente nosso produto. Por ser uma garrafa que detém uma identidade própria, mantemos as mesmas características sensoriais, como sabor em referência à antiga garrafa, de cor âmbar”, detalha.
Em relação à questão ambiental, segundo a responsável pela qualidade da empresa, a nova embalagem não utiliza rótulo de papel, pois este é impresso no material da própria garrafa através do processo de litografia. Além disso, os clientes poderão adquirir o vasilhame, na primeira compra, e nas seguintes, pagar apenas pelo líquido, sendo retornável. A indústria também comercializa o refrigerante de caju na versão retornável de 200ml, para consumo individual, nas mesmas características ambientais e de qualidade da garrafa maior, de 600ml.
“Da indústria às prateleiras, a mudança já foi aprovada pelos nossos clientes que acompanharam toda essa transição desde o início. Concluímos essa fase com muito sucesso. Estamos crescendo, mantendo a nossa tradição com o sabor único e inconfundível, mas com o olhar sempre no futuro. Queremos incentivar o reuso das embalagens para reduzir o impacto ambiental e trazer benefícios diversos à sociedade e ao mercado de uma forma geral”, explica o coordenador de marketing, Tiago Caldas.
Cajuína São Geraldo
Com uma história de mais de 45 anos no mercado, a Cajuína São Geraldo é uma marca caririense que oferece refrigerantes com alto padrão de qualidade. Atuando em todos os estados do Nordeste, a Cajuína tornou-se referência cultural da região do Cariri, Sul do Ceará, sendo um local turístico que recebe visitantes e romeiros de todo o país.
A empresa, que leva o nome de um santo italiano, teve origem na década de 50, a partir de uma pequena fábrica de bebidas no centro de Juazeiro do Norte, e hoje, se consolidou em um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega cerca de 400 pessoas direta e indiretamente.
Confira também:
Cajuína São Geraldo mostra o porquê da marca criar laços afetivos com o consumidor em nova campanha